Kanban: o método de gestão de cargas do Fretefy

Kanban: o método de gestão de cargas do Fretefy

O Kanban é uma ferramenta visual, colaborativa, ágil. Ela melhora seu fluxo de trabalho e aumenta sua capacidade de atendimento, como já falamos neste artigo abaixo para potencializar suas vendas.

O Kanban é um dos melhores métodos para fazer a gestão de operações que têm muitos processos e etapas. Isso porque a ferramenta é muito útil para centralizar e criar uma cadência entre pessoas, ações e informações.

O Kanban do Fretefy

Essa é uma metodologia bastante simples e que traz grandes resultados, otimizando tempo, custos e retrabalho.

Assim, a única coisa importante é conhecer como este sistema funciona para poder aproveitar ao máximo o seu potencial.

Cargas representadas por cartões

As cargas são a parte mais importante do nosso Kanban, representadas por cartões. Assim, cada carga é um cartãozinho dentro do nosso sistema. É neste elemento que você tem todas as informações de que precisa: nome da carga, peso, origem, destino, pontos de coleta e entrega, valor do frete, todo o histórico de conversas com transportadores, registro de ocorrências se houve, fotos dos canhotos de coleta e entrega e muito mais. 

Etapa ou status das suas cargas em colunas

As colunas organizam os cartões de forma vertical, indicando em qual etapa a carga se encontra. Assim, cada coluna é um status: em negociação, em carregamento, em trânsito, entregue etc.

Nossas colunas são totalmente personalizáveis, assim, é possível acrescentar e retirar etapas quando e quantas vezes quiser. Se a sua operação passa por muitos estágios até o  carregamento, você pode criar uma coluna para cada um desses estágios. Assim, toda a sua equipe fica interada e atualizada em tempo real.

A personalização é uma grande vantagem, pois o sistema se adequa à sua realidade e não o contrário.

Além disso, a mudança de etapas é automática. Quando uma carga tem um transportador e o já houve negociação do frete, ela muda de coluna, indo para a próxima etapa. Tudo o que a equipe de logística de transporte precisa fazer é checar as etapas e controlar as mudanças.

Sua operação é representada pelo quadro

Todas os cartões-cargas e colunas-etapas juntas, formam um quadro, que é a sua operação representada de forma visual, dinâmica e simples.

Assim, dá pra ver de maneira ampla tudo que está acontecendo, quantas cargas estão esperando transportadores, quantas já foram entregues, quais estão com ocorrências e atuar nos gargalos.

Essa forma de organização traz segurança nas informações, visibilidade e clareza, principalmente na hora de comunicar seus clientes sobre o status da carga.

LEIA MAIS: Entenda tudo sobre o Kanban logística

Mais funcionalidades do Kanban Logístico do Fretefy

O Kanban do Fretefy dá essa visão geral da sua operação, ajudando a controlar cada etapa. Mas não é só isso, ele vai muito além.

Conseguimos sistematizar a programação de cargas, fazemos o tracking de cada carga, temos uma agenda de carregamento para organizar a sua fila e otimizar a performance da sua frota, fazemos formação de cargas de origens ou de destinos diferentes e ainda apresentamos todos os números e indicadores da sua operação, para você monitorar o seu desempenho.


Sobre a Fretefy

A Fretefy é a única plataforma online do mercado a atender de forma eficiente a gestão completa de cargas para as indústrias, distribuidoras e transportadoras. Desde a programação e distribuição para transportadores homologadas, localização em tempo real – mesmo de motoristas autônomos que não possuam rastreadores – até o comprovante de entrega digital para o cliente final e muito mais. 

Última atualização:

25

de

October

de

2022

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post