Logística de Suprimentos: como ela pode influenciar a organização de processos

Logística de Suprimentos: como ela pode influenciar a organização de processos

A logística de suprimentos é uma área importante da gestão comercial que lida com o planejamento, a implementação e o controle da aquisição, transporte de materiais, produtos finais e informações associadas. 

Com um planejamento bem-sucedido, as empresas podem reduzir custos enquanto melhoram a qualidade dos serviços.

Também é esperado que uma execução bem-sucedida dessa logística, contribua para maximizar a satisfação do cliente devido à melhor organização e à entrega no período combinado com o consumidor.

Para entender exatamente como ela funciona e como executá-la da melhor maneira, confira mais a seguir!

O que é logística de suprimentos? (SNIPPET)

A logística de suprimentos é responsável por gerenciar os processos de operações nas empresas, para que os materiais necessários sejam obtidos, armazenados, distribuídos e entregues ao lugar certo (e na hora certa). Ela tem como objetivo eliminar desperdícios, e tornar o processo mais eficiente, para que a produção não tenha que parar. 

Se aplica a diversas etapas da aquisição da cadeia logística e tem a ver direta ou indiretamente com o produto.

É responsabilidade da logística de suprimentos, por exemplo, a escolha de fornecedores, os prazos de compra dos insumos e até mesmo a entrega final ao consumidor.

Logística de suprimentos: Como ela funciona?

Operadora fechando a caixa

O objetivo dela é garantir que os recursos mais essenciais sejam enviados a tempo e com segurança. 

Trata-se basicamente da gestão do fluxo de materiais, serviços e informações dos suprimentos necessários.

O processo implica na aquisição de matérias-primas, transporte, estocagem, fabricação e entrega dos suprimentos necessários, para implementar um projeto da melhor forma. 

Além disso, permite assegurar preços mais baixos e economizar tempo significativamente. Assim, é possível manter toda a operação funcionando com fluidez e sem grandes perdas financeiras.

Muitas vezes, esses sistemas são integrados à tecnologia e ferramentas modernas para oferecer uma experiência única e garantir os resultados ideais em cada etapa do processo produtivo.

Quais são as 3 etapas da logística de suprimentos?

  • Etapa de entrada - É a etapa na qual o suprimento é recebido em formato de matéria-prima, isto é, o produto ainda não foi processado e sofrerá modificações.
  • Etapa de processo de produção - essa é a etapa na qual a matéria-prima vai ser transformada em um novo produto. Uma indústria de chocolate, por exemplo, vai receber o cacau como matéria-prima e ele deve passar por uma série de processos até que vire o chocolate e esteja embalado e pronto para venda. 
  • Etapa de saída - essa é a fase em que os produtos já prontos saem para serem entregues ao consumidor ou para os pontos de venda. O chocolate, por exemplo, geralmente vai para mercados e lojas e passa por um planejamento do processo logístico para que chegue no período combinado.

Quais os benefícios da logística de suprimentos?

Ter uma logística de suprimentos bem organizada na sua empresa tem uma série de vantagens.

Confira quais são as principais: 

  • auxilia na organização e estruturação de processos;
  • melhora a agilidade e a produtividade de cada setor e do processo como um todo;
  • otimiza recursos, pois com mais organização é possível reduzir perdas e prejuízos;
  • facilita o trabalho dos colaboradores e reduz o risco de acidentes de trabalho devido ao manuseio inadequado de produtos;
  • torna o armazenamento de matéria-prima e outros insumos mais adequado;
  • facilita a padronização e estruturação de processos. 

Qual a diferença entre logística e cadeia de suprimento?

Enquanto a logística diz respeito a uma parte mais específica do processo, isto é, o transporte de produtos, a cadeia de suprimentos tem um significado mais abrangente e engloba todo o fornecimento de bens.

Portanto, pode-se dizer que a logística está contida dentro da cadeia de suprimentos e envolve de forma específica o armazenamento e o transporte de produtos prontos que vão sair para entrega.

A cadeia de suprimentos, por outro lado, começa lá com a escolha de fornecedores de matéria-prima, passa pelo setor de compras, depósitos, movimentação de insumos dentro da empresa, armazenagem, dentre vários outros fatores.

Como otimizar a sua logística de suprimentos?

Tecnologia dentro da logística

Otimizá-la envolve dois fatores principais: planejamento e tecnologia, sendo que ambos estão intimamente relacionados.

Planejar bem é a chave para o sucesso da gestão desse tipo logístico, por meio do controle dos níveis de estoque, da boa relação com os fornecedores, da redução de perdas, da velocidade com a qual entram e saem produtos e assim por diante.

Mas com processos cada vez mais complexos dentro das empresas, na mesma medida são necessários sistemas de informação que gerenciem e integrem tudo isso.

Quanto mais tecnológico esse processo, mais simplificada e organizada ficará a gestão. 

E para te ajudar com isso, conte com a Fretefy!

Conte com a Fretefy!

A Fretefy é um software de logística 4.0 que facilita o monitoramento e os prazos de entrega da logística da sua empresa.

Com ele, é possível automatizar processos e monitorar o seu tracking ser dor de cabeça.

Com maior acesso a dados, é possível obter mais segurança para a tomada de decisões, mais economia e mais eficiência em todo o processo.

Quer obter o melhor sistema de tracking para a sua empresa e garantir uma logística mais organizada?

Conte com a Fretefy e confira agora mesmo como funciona o nosso sistema de monitoramento inteligente!

Assista a Fretefy no maior reality show do agro;

Conclusão

Vimos que a logística de suprimentos tem uma atuação mais geral em uma empresa e garante o bom andamento de todos os processos relacionados ao produto.

Esse processo implica também a inclusão da logística, no entanto, ela é apenas uma parte específica da cadeia de suprimentos.

Além disso, todas as etapas operacionais que envolvem a aquisição, transporte e planejamento de produtos fazem parte da cadeia de suprimentos.

E aí, como está o cuidado com esse departamento da sua empresa?

Última atualização:

4

de

September

de

2023

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post