Garanta seu software logístico com
30% de descontona implantação.

Esta promoção acaba em
00

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

Quero aproveitar

5 Problemas nas operações de carga e descarga

5 Problemas nas operações de carga e descarga

Problemas nas operações de carga e descarga  

Tempo de leitura: 9 minutos

A logística de carga e descarga pode ser a grande vilã na sua gestão, gerando muitos problemas no fluxo logístico, aumentar seus gastos e ainda atrasar sua operação. Em um cenário que a operação logística precisa ser extremamente ágil, problemas que podem comprometer a gestão de carga e descarga não é uma boa opção.

Neste texto iremos identificar cinco problemas mais comuns enfrentados por uma gestão de carga e descarga ineficiente. Se identificou com o assunto? Então continua lendo o texto e confere se esses problemas estão fazendo parte do seu dia a dia.

Gestão de Carga e Descarga

O alto volume de caminhões parados no seu pátio pode ser um dos sinais de que sua logística está precisando de uma gestão de carga e descarga mais precisa onde não seja mais necessário pagamentos de diárias ou horas extras.  

Os gargalos que se formam quando sua logística não está redonda podem fazer com que sua produtividade seja afetada ou até mesmo com que sua operação fracasse, pois eles demandam de muito tempo de sua equipe que muitas vezes está sobrecarregada, quando na verdade a sobrecarga está somente em resolver os problemas causados e não em identificar a fonte de onde eles estão surgindo para corrigi-los.

Você deve estar pesando “é fácil falar, porém como resolver?” É simples primeiro identifique os problemas para depois resolve-los. No decorrer do texto iremos apresentar os 5 problemas mais comuns que toda a gestão de carga e descarga enfrenta quando não existe um software que ajuda nos procedimentos de agendamento de carga e descarga.

Como está o seu agendamento de carga e descarga?

Algumas perguntas são comuns quando o processo de agendamento de carga e descarga não está sendo eficiente. Veja algumas delas;

Quando o caminhão chegará?

Por que o caminhão ainda não chegou?

Por que o pátio está tão lotado?

Quanto tempo o motorista vai esperar até ser atendido?

Em qual doca é para descarregar?

Qual é o material que chega amanhã?

Independente que como está sendo sua operação se essas perguntas são frequentes alguma coisa está errada e pode estar tomando muito seu tempo. Quando as atividades envolvem trabalho manual são mais passíveis de erros e muitas empresas ainda utilizam diversos processos manuais que exigem tempo e atenção de sua equipe, o que também resulta no excesso de carga de trabalho com os enormes gargalos que se formam todos os dias.

Infelizmente é comum os logísticos trabalharem até muito tarde, pois somente o horário de seu expediente normal não é suficiente para dar conta da alta demanda dos processos logísticos. A maioria das informações são trocadas via telefone, mensagens e e-mails o que acaba atrasando ainda mais alguns processos, poucas empresas possuem um software logístico que automatiza as demandas e agiliza os processos.

Abaixo identificados alguns dos problemas que ocorrem na etapa de agendamento de carga e descarga.

5 problemas enfrentados no agendamento de carga e descarga

Pátio com caminhões para carga e descarga

Desinformações e Imprevisibilidade

Desinformação e não ter previsão estão ligados diretamente a demora das informações, o tempo é essencial para a agilidade do fluxo logístico, se existe uma demora na chegada de informações consequentemente também não vai existir previsibilidade que possa antecipar ações que poderiam ajustar as demandas do seu pátio.  

Alto número de veículos parados no pátio

Quando o seu pátio está lotado é evidente que as informações não chegaram antecipadamente até sua equipe, é claro que um pátio lotado pode ser resultado de vários fatores, porém a desorganização é o motivo principal. Com um alto número de veículos esperando para carregarem ou descarregarem significa perda de tempo e dinheiro, pois é necessário uma atenção maior e muito trabalho dedicado para resolver.

Gastos desnecessários com diárias e horas extras

esses gastos são quase que certos quando se trata de um processo de agendamento de carga e descarga sem planejamento prévio. Os custos logísticos podem aumentar consideravelmente principalmente se tratando de diárias e horas extras a serem pagas, esses são custos que poderiam ser evitados se a gestão fosse mais precisa.

Os níveis de capacidade de armazenagem comprometidos

os pontos negativos não ficam apenas no recebimento e expedição de mercadorias, muitas vezes as consequências chegam a ser tão grandes que podem afetar a empresa como um todo, com um risco alto de paralização de linha de produção, pois ela está diretamente ligada a logística no recebimento de matérias primas e para despachar seus produtos. Por outro lado, sem uma visão completa da operação a fábrica pode produzir um pedido que seria despachado somente dias depois e então é necessário que a mercadoria fique parada ocasionando um custo desnecessário de armazenagem.

Atrasos no fluxo logístico

Os atrasas nos processos podem se tornar algo muito frequente no agendamento de carga e descarga sendo um gargalo que está relacionado com o nível de serviço realizado por sua logística. Os atrasos geram despesas, insatisfação dos clientes e desperdício de tempo de sua equipe, ou seja, podem tornar sua gestão logística um caos.

3 principais desafios na gestão de pátios

Além das filas de veículos que formam gargalos para entrar no pátio, há também os desafios dentro do pátio. Gerenciar os caminhões após ter entrado no pátio também é uma tarefa árdua para o time de recebimento, principalmente se eles não tiverem um software de gestão de pátio.

Resolver os desafios da logística interna não é fácil e somente com um bom planejamento, processos alinhados e equipe treinada, não é mais suficiente para se alcançar uma boa performance operacional.

Aqui estão três desafios principais que muitas empresas enfrentam nessa área:

  • Otimização do Espaço: Um dos principais desafios é otimizar o espaço disponível no pátio. Isso inclui a organização eficiente de veículos, contêineres e outras mercadorias para evitar congestionamentos, facilitar o acesso e garantir uma movimentação suave.
  • Rastreamento Preciso de Ativos: Manter o controle preciso de todos os ativos no pátio pode ser desafiador, especialmente em locais grandes. Rastrear a localização, o status e a disponibilidade de veículos e mercadorias é crucial para garantir eficiência nas operações.
  • Gestão de Tempo e Fluxo de Trabalho: Coordenar as atividades no pátio, incluindo carga, descarga, inspeções e manutenção, é um desafio significativo. O tempo é essencial, e a gestão eficaz do fluxo de trabalho é fundamental para evitar atrasos, maximizar a produtividade e garantir uma operação fluida.

Operador aguardando para carregar

Superar esses desafios muitas vezes envolve a implementação de sistemas de gestão de pátios eficientes, o uso de tecnologias para rastreamento preciso e a implementação de práticas operacionais otimizadas para garantir a utilização eficaz do espaço e do tempo.

Por isso, a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo da busca pela melhoria contínua. Vemos empresas investindo em AMRs (Autonomous Mobile Robots), braços robóticos, transelevadores, dentre outros exemplos de tecnologias, além de softwares, como o Dock Sheduling Fretefy para se obter uma melhor performance logística.  

Por que é preciso utilizar um software de gestão de cargas?

Um software de gestão de cargas não é apenas uma comodidade, mas muitas vezes uma necessidade para garantir que uma empresa de logística opere de maneira eficiente e otimizada. Abaixo você encontra algumas das principais razões para se obter um software de gestão de cargas;

  • Eficiência Operacional: Automatizar processos manuais, como rastreamento de carga, agendamento e alocação de recursos, pode melhorar significativamente a eficiência operacional. Menos papelada, menos telefonemas, mais eficiência.
  • Controle de Estoque em Tempo Real: Para empresas que lidam com armazenamento e distribuição, um software de gestão de carga oferece controle em tempo real sobre os níveis de estoque, evitando a falta de produtos ou excesso de estoque.
  • Redução de Erros: A automação reduz a probabilidade de erros humanos. Menos erros significam menos atrasos, menos custos com correções e clientes mais satisfeitos.
  • Melhoria na Tomada de Decisões: Com dados precisos disponíveis em tempo real, os gestores podem tomar decisões mais informadas. Isso é essencial para ajustar operações, lidar com imprevistos e planejar estrategicamente.
  • Conformidade com Regulamentações: Na logística, há muitas regulamentações a serem seguidas. Um software de gestão pode ajudar a garantir que a empresa esteja sempre em conformidade com essas regras.  

Evite o caos, utilize o Fretefy:

Sistema de agendamento de docas Fretefy

Todos esses problemas identificados acima podem ser evitados na sua gestão com um único software logístico, sim estamos falando do novo módulo de agendamento de carga e descarga do Fretefy, conhecido também como Dock sheduling, sua principal função é automatizar e também simplificar o agendamento de carga e descarga proporcionando agilidade.  

Fazer com o fluxo logístico funcione de maneira eficiente é o principal objetivo do Dock scheduling, a plataforma ajuda sua gestão logística na redução de gargalos que impedem que ela aconteça de maneira rápida e organizada. O tempo otimizado será seu maior aliado, com horários sincronizados de entrada e saída de veículos realizado pelo embarcador e confirmado pelo fornecedor, evitando assim aquelas vilas que tomam conta do seu pátio.

Acompanhamento constante de agendamentos e pré-agendamentos pelo fornecedor/cliente, é total eficiência na gestão logística. Sem contar a previsibilidade que será uma realidade na sua operação com total a visibilidade de cargas.

Esses são apenas alguns dos benefícios do Dock Scheduling (agendamento de carga e descarga) Fretefy, saiba mais acessando nosso site e solicitando o contato de um de nossos especialistas.

Última atualização:

11

de

October

de

2023

Você também vai gostar de ler

Rastreamento de transportadoras homologadas: principais benefícios

Rastreamento de transportadoras homologadas: principais benefícios

Rastreamento de transportadoras homologadas: o que é e como ajuda sua empresa. Veja a demanda das indústrias e embarcadores por esse serviço!
Ler Post
Gestão de transporte: Saiba qual a importância e como otimizar!

Gestão de transporte: Saiba qual a importância e como otimizar!

Saiba o que é gerenciamento de transporte, a importância do mesmo e como você pode tornar seu processo mais eficiente. Acompanhe este artigo!
Ler Post
Rastreamento de cargas: tudo o que você precisa saber

Rastreamento de cargas: tudo o que você precisa saber

O sistema rodoviário brasileiro concentra um grande número de veículos corporativos. Nesse sentido, o rastreamento de cargas se faz indispensável. Confira!
Ler Post