+1600 profissionais da logística usam o Fretefy.

Entenda aqui.
Gestão Logística

Fique atento aos Processos Logísticos

Tempo de leitura: 9 minutos

Quando se fala em gerenciar processos logísticos muitas pessoas se sentem até apreensivas, isso mesmo, processos logísticos causam grandes impactos em muitas empresas e principalmente nas pessoas que precisam gerenciar esses processos.  

É comum associar uma alta ou baixa produtividade aos processos logísticos e todos os fatores que podem influenciar as etapas desses processos, gargalos logísticos também são uma consequência além de outros. Mas afinal, como os processos logísticos podem influenciar tanto na gestão nas empresas? A seguir você poderá observar o quanto eles precisam ser alinhados e assertivos para determinar o caminho de uma excelente operação logística.

Entenda o que são os processos logísticos

O mapeamento e análise do fluxo de operações logísticas que ocorrem dentro de uma empresa, desde o planejamento até a entrega final para o cliente é o que chamamos de processos logísticos. Todas as ações realizadas em conjunto que refletem no planejamento de transporte de determinado produto também são consideradas como processos logísticos, pois têm como objetivo garantir que o produto chegue em perfeito estado ou seja sem danos.

Os processos logísticos são extremamente importantes, mas algo essencial para o bom andamento dos processos logísticos é o tempo, realizar todos os processos no tempo ideal é o que todas as empresas buscam para obter o melhor nível de serviço possível. Os principais pilares que envolvem esses processos são: produtividade, tempo, custo e qualidade no serviço.  

As principais vantagens dos processos logísticos

Entre as inúmeras vantagens que os processos logísticos podem trazer, algumas são muito importantes para fazer um mapeamento e análise detalhada dos fluxos logísticos, vejamos alguns:

  • Maior controle do fluxo logístico
  • Ações rápidas
  • Organização dos processos
  • Identificação de gargalos  
  • Rápida resolução de problemas
  • Visão das oportunidades de crescimento
  • Visão das oportunidades de melhorias e aprimoramentos
  • Aumento da produtividade
  • Comunicação entre as partes do processo
  • Redução de custos logísticos e desperdícios

Cada uma dessas vantagens impulsiona sua gestão e atinge um nível de satisfação bem elevado, o que é um diferencial competitivo bem atraente. É importante também entender cada etapa do processo e definir prioridades para serem alcançadas, falaremos mais sobre isso a seguir.

1.6 mil profissionais de logística substituíram suas planilhas manuais pela automatização do Fretefy

SAIBA COMO AQUI

Planeje seus processos logísticos

O planejamento é a chave de qualquer processo inclusive dos processos logísticos, o planejamento de cada etapa é um exercício muito valioso e deve ser levado em consideração na hora de organizar o fluxo logístico independentemente do tamanho da empresa, é claro que vale lembrar que existem exceções, porém não é difícil adaptar seu planejamento de acordo com a sua demanda.

As metas são outro ponto que devemos lembrar, é aquela velha história “para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”. Defina suas metas para saber exatamente onde quer chegar, assim você pode planejar os objetivos dos seus processos logísticos baseado nas suas metas pré-estabelecidas.  

Como saber se seus processos logísticos estão funcionando corretamente?

Como citado anteriormente o mapeamento e análise de todos os processos é fundamental, porém o mais importante é entender como todo o seu processo logístico funciona ou como você gostaria que ele funcionasse. Se existe algum ponto com falhas, gastos desnecessários ou até mesmo perda de tempo, esses são os pontos que necessitam de melhorias.  

Então primeiramente identifique todos os pontos que precisam ser melhorados ou que não estão de acordo com o que você gostaria e planeje como alterar o processo logístico a fim de solucionar esses pontos fracos e não esqueça é necessário ter uma visão geral da complexidade do problema para verificar se o mesmo não irá afetar todo o processo logístico.  

Também é importante verificar as outras etapas do processo que estão funcionando corretamente para identificar possíveis melhorias e aprimoramentos.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia existe para trazer mais agilidade ao nosso dia a dia e com os processos logísticos não é diferente, para você que precisa aprimorar sua gestão logística com automatização, indicadores de desempenho em tempo real, painéis Kanban personalizados e muito mais conheça o software Fretefy que proporciona uma gestão mais eficiente para sua logística, otimizando o seu tempo e de toda a sua equipe.

Visite nosso site e conheça todos os benefícios do nosso software logístico:

www.fretefy.com.br

Leia também: Os principais indicadores de desempenho logístico

Gostou do artigo? Me ajude a compartilhar:
ESCRITO POR

Autora: Jessica Ribas

Analista de Comunicação Digital focada em criação de conteúdo.

Junte-se a 11 mil inscritos para receber conteúdos sobre logística

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Não enviaremos SPAM. Somente dicas de gestão, notícias e aprendizados