+1600 profissionais da logística usam o Fretefy.

Entenda aqui.
Gestão Logística

Como avaliar o seu NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO?

Para todas as empresas avaliar corretamente o seu nível de serviço é fundamental, e para a área logística não é diferente, o nível de serviço logístico é medido levando em conta vários fatores e neste texto iremos identificar quais são eles, como medir o nível de forma assertiva e como eles isso pode ajudar sua empresa a se destacar principalmente perante seu cliente.

O nível de serviço logístico é extremamente importante para estreitar a relação empresa/cliente, um serviço de qualidade atrai cada vez mais clientes interessados o que fortalece o negócio.

O que nível de serviço logístico?

A resposta para essa pergunta pode ser extremamente simples apenas a avaliação/análise da eficiência do serviço logístico entregue ao cliente sendo um acordo realizado previamente entre ambas as partes com definições dos serviços oferecidos e mediante a documentações estimuladas, entregues em conformidade e dentro e padrões mensuráveis para que posteriormente isso possa ser analisado de forma criteriosa visando a qualidade do serviço oferecido.

Para a mensuração desse nível de serviço logístico usamos os KPI’s (indicadores chave de performance) eles vão auxiliar na tarefa de analisar se o nível de serviço logístico está chegando ao esperado e onde estão os pontos para serem melhorados.

KPI’s Indicadores chave de desempenho

Os indicadores chave de performance (KPI’s) são números monitorados em tempo real ao mesmo instante em que suas operações são realizadas. Esses indicadores de performance são muito utilizados em qualquer tipo de organização, sendo totalmente possível monitorar inúmeras variáveis dos processos integrados ao sistema.  

Os indicadores chave de desempenho ocupam uma função muito importante na indicação de nível do serviço logístico, eles permitem que você se antecipe nas resoluções de problemas, cumpra suas metas e de atenção a parte mais estratégica da sua empresa, sendo uma ferramenta necessária para o desenvolvimento do seu nível de serviço logístico.

1.6 mil profissionais de logística substituíram suas planilhas manuais pela automatização do Fretefy

SAIBA COMO AQUI

Como medir o nível de serviço logístico?

Para medir o seu nível de serviço logístico são utilizados os KPI’s, esses indicadores de desempenho podem ser variáveis dependendo de empresa para empresa, mas na maioria seguem um parâmetro parecido são essas métricas que irão auxiliar na identificação da eficiência de seus processos.

Segue alguns desses indicadores para calcular o seu nível de serviço logístico:  

  • Mensuração do tempo do início ao fim do processo
  • Porcentagem das entregas realizadas dentro do prazo
  • Porcentagens das entregas dentro dos valores acordados
  • Disponibilidade de estoque
  • Atendimento assertivo da capacidade de carga

Esses são apenas alguns exemplos de indicadores que podem mensurar o nível de serviço logístico, lembrando que eles podem ser variáveis dependendo da empresa e dos critérios de avaliação. Porém uma das coisas mais importantes em relação do nível de serviço de uma empresa seja ela qual for é a necessidade de conhecer muito bem o seu cliente.

Outro desafio que também está diretamente ligado ao seu nível de serviço logístico é a sua gestão de entrega, se todos os processos estão alinhados corretamente a gestão de entrega se torna algo que vai maximizar seu nível de serviço logístico positivamente.

O Fretefy pode auxiliar a mensurar o seu nível de serviço logístico  

O Fretefy é um Software Logístico de alta qualidade e excelente desempenho, ele utiliza em seu sistema inúmeros indicadores para auxiliar a mensurar precisamente o seu nível de serviço logístico com a mais alta tecnologia.

É fundamental que sua empresa esteja integrada a todos os indicadores para oferecer o melhor serviço e consequentemente a melhor experiência para seu cliente.

Ficou interessado em saber mais sobre o software Fretefy?

Entre em contato conosco.

www.fretefy.com.br

Gostou do artigo? Me ajude a compartilhar:
ESCRITO POR

Autora: Jessica Ribas

Analista de Comunicação Digital focada em criação de conteúdo.

Junte-se a 11 mil inscritos para receber conteúdos sobre logística

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Não enviaremos SPAM. Somente dicas de gestão, notícias e aprendizados