Saiba como alcançar o menor custo no transporte de cargas.

Clique Aqui
Gestão Logística

OS PRINCIPAIS INDICADORES DE DESEMPENHO LOGÍSTICO

Você costuma utilizar indicadores de desempenho logístico para monitorar seu sistema de gestão de transporte? Se ainda não utiliza essas ferramentas, agora é a hora certa de começar. Principalmente com o crescimento do comércio online a gestão logística necessita de informações em tempo real, para isso as tecnologias estão avançando rapidamente e sua empresa precisa acompanhar esse avanço.

Neste texto iremos enfatizar como os indicadores de desempenho logístico são tão importantes no cenário atual e como eles podem impactar a gestão logística da sua empresa.

Os famosos KPI’s

Atualmente muito conhecidos no meio logístico, arriscamos dizer que essenciais para uma gestão logística de sucesso e seguem tomando seu espaço, são eles os Indicadores Chave de Performance, são esses indicadores que fazem a vida do operador logístico ser menos exaustiva e desgastante, eles permitem monitorar diversos processos logísticos ao mesmo tempo, tornando a gestão logística mais eficiente e assertiva.

Os indicadores de desempenho logístico tornam-se a resolução de muitos problemas envolvendo processos operacionais logísticos, indicadores de desempenho logístico têm como principal função fornecer dados corretos, em tempo real e de forma rápida.

É claro que cada empresa adequa seus indicadores de desempenho da forma que considera mais interessante para sua operação, o que faz com que fiquem personalizados conforme sua gestão, falaremos mais sobre isso a seguir.

Indicadores de desempenho logístico: Por que são importantes?

Muitas pessoas ainda não tem uma noção exata sobre a importância dos indicadores de desempenho logístico no transporte de cargas, podemos dizer que é como um quebra-cabeça onde cada pecinha depende da outra para completar o desenho, na logística é a mesma coisa.  

Quando você tem informações precisas e em tempo real, suas decisões são automaticamente mais assertivas e inteligentes tornando a tomada de decisões algo mais “fácil” para o gestor, o que reflete diretamente na qualidade do serviço prestado ao cliente, elevando o nível de serviço e consequentemente fidelizando o cliente para futuras oportunidades, tudo isso torna-se um ciclo onde uma coisa leva a outra.

Além de todos os fatores identificados acima, não podemos deixar de citar os excelentes resultados que a empresa pode atingir usando os KPI’s como instrumento de trabalho, maior produtividade, otimização de tempo dos profissionais que podem se dedicar a estratégias de planejamento, e claro a redução dos custos logísticos. É importante saber que os indicadores de desempenho logístico podem ser utilizados em várias empresas independente do segmento em que atuam.

Quais os principais Indicadores de desempenho logístico usados no transporte de cargas?

Conforme citamos anteriormente, cada empresa pode personalizar seus indicadores de desempenho de acordo com o que for mais relevante e também escolher quais irão aparecer em seus painéis.  

A seguir iremos ressaltar alguns dos principais indicadores de desempenho logístico;

Percentual de entregas realizadas no prazo: muito importante para sua gestão logística, este KPI apresentada o percentual das entregas realizadas no prazo, alertando sobre possíveis problemas que podem ser corrigidos rapidamente, o que reflete no nível de satisfação do cliente.

Indicador de incidentes com as cargas: este é um “indicador de alerta” que muito importante na área logística que deve ser monitorado atentamente, pois ele indica se existiu algum tipo de contratempo envolvendo o pedido, ou seja, indica se a operação ocorreu em conformidade.  

Tempo médio de entregas: outro indicador de desempenho logístico relevante que podemos relacioná-lo com os custos logísticos, para verificar se a operação está acontecendo com total eficiência e de maneira otimizada.

Custos logísticos: tudo o que está relacionado ao custo logístico deve ser considerado como importante, certo? Então monitorar de forma precisa o total de despesas envolvidas em todas as operações evita custos desnecessários e garante competividade de mercado.

Esses são alguns dos indicadores de desempenho logístico, porém existem muitos outros que podem auxiliar sua gestão.

Analise seus Indicadores de Desempenho Logístico

De nada adianta uma empresa ter à mão uma excelente ferramenta se não utiliza todos os recursos que ela pode oferecer, é a mesma coisa com os indicadores de desempenho logístico eles foram desenvolvidos para agilizar toda e qualquer operação que possa se beneficiar dos recursos que ele dispõe.  

Os indicadores de desempenho logístico são parceiros na gestão de transporte de cargas, auxiliam o gestor e toda a operação logística com acesso a dados precisos, melhorando a rentabilidade, fluxo de trabalho e agilizando a operação.

Então não deixe de utilizar tudo o que os indicadores de desempenho logístico podem oferecer a favor da gestão e para que os resultados sejam 100% eficientes, é muito importante que os indicadores estejam totalmente alinhados com os objetivos e metas que empresa deseja alcançar para que eles façam sentido no dia a dia da operação.

E-book sobre Livro sobre KPI’s

Para você que se interessou pelo nosso texto e quer se aprofundar ainda mais no assunto, nós desenvolvemos um e-book totalmente gratuito e muito completo sobre indicadores de desempenho logístico e todos os seus benefícios.  

Baixe nosso e-book conheça ainda mais sobre esse tema tão interessante e essencial para a gestão logística.  

ESCRITO POR

Jessica Ribas

Analista de Comunicação Digital focada em criação de conteúdo.