+1600 profissionais da logística usam o Fretefy.

Entenda aqui.
Gestão Logística

Preciso reduzir meu CUSTO LOGÍSTICO, o que eu faço?

Para alcançar a desejada redução do custo logístico existem muitas estratégias que precisam ser levadas em consideração, e principalmente colocadas em prática, as dúvidas e angústias da maioria das empresas são parecidas em relação a esse assunto, como interpretar o custo, avaliar o custo, reduzir o custo e quais são as possibilidades de otimizar o budget da melhor forma.  

A seguir iremos abordar em um contexto claro e objetivo as melhores práticas para a redução do custo logístico, auxiliando as empresas a obterem os melhores resultados impactados por ações bem planejadas e que podem fazer a diferença na sua receita final e consequentemente reduzir seu custo logístico.

O que são custos logísticos?

Podemos descrever os custos logísticos como todas as despesas e gastos associados ao transporte de algum material, seja ele uma matéria-prima ou produto final, tudo que envolve armazenagem, etapas intermediárias, entrega final, documentação e taxas para a movimentação do mesmo também são considerados custos logísticos e têm um grande peso nas despesas.

Esses custos interferem diretamente na receita das empresas, podendo gerar enormes prejuízos se não forem avaliados com antecedência, pois existem vários fatores que devem ser analisados. Cada etapa da movimentação de cargas e materiais é muito importante e precisa ser acompanhada criteriosamente, muitas vezes o que acarreta um prejuízo muito grande é algo que deixou de ser observado ou analisado nas primeiras etapas do processo, ou seja, faltou o planejamento necessário.

Segundo o IBGE, 21 % das empresas no Brasil fecham após o primeiro ano ou 60% delas interrompem suas atividades antes mesmo dos 5 primeiros anos, um dos motivos que contribuem nesses índices é a instável administração dos custos logísticos, onde as empresas perdem muito tempo e dinheiro e muitas vezes não tem o retorno esperando para cobrir esses custos.

Os principais custos logísticos

Um estudo encomendado pela ABOL à Fundação Dom Cabral (FDC) vem sendo realizado desde 2014 e trazendo detalhamento de várias áreas da logística. Um levantamento dos dados realizados em 2019/2020 apresentou quais os maiores custos logísticos das empresas: “a armazenagem (53%) ficou em primeiro lugar”. A armazenagem está entre as taxas mais altas dos custos logísticos principalmente quando envolvem terceiros para alocar e armazenar materiais, porém não é a única coisa que eleva os custos, veremos a seguir outros custos extremamente relevantes.

Não é de hoje que o valor excessivo cobrado no combustível vem sendo um grande vilão para o setor logístico, esse também é um dos custos mais exorbitantes encontrados na receita das empresas e que influenciam de maneira assustadora nos custos logísticos.  

Outro fator também está relacionado é o preço dos pedágios abusivos cobrados em várias estradas do Brasil que também que precisam ser inseridos na planilha de custos logísticos. Atrelado a isso as péssimas condições de estradas que os veículos precisam trafegar para realizarem as entregas também impactam na manutenção desses veículos que precisam ser realizadas periodicamente e geram um custo alto para as empresas.  

A Segurança das cargas transportadas sempre é uma questão que envolve custo, principalmente com seguros que dependendo do tipo de material transportado pode ser absurdamente caro, mas são necessários pois os índices de assaltados e roubos de cargas são altos, e também eventuais acidentes que podem acontecer no trajeto encarecer o custo logístico.  

Caracterizados como custos indiretos, mas que também são muito relevantes no orçamento logístico a carga tributária, processos extremamente burocráticos e obrigações de âmbito fiscal consomem tempo e dinheiro das empresas. E claro não podemos esquecer de levar também em consideração a necessidade de profissionais capacitados e treinados para transportar cargas específicas e com regulamentações especiais.

1.6 mil profissionais de logística substituíram suas planilhas manuais pela automatização do Fretefy

SAIBA COMO AQUI

Enfim, como posso reduzir os custos logísticos?

Depois de entender onde estão os maiores custos logísticos fica mais fácil fazer um planejamento estratégico para ajustar-se a qualquer adversidade que possa acontecer com o transporte de seu material e pensar em métodos que possam lhe auxiliar neste planejamento da sua logística. No momento atual em que enfrentamos uma grande pandemia, é fundamental pensar em cada etapa do processo para que não existam grandes falhas que possam comprometer a sua receita.

Um desses planejamentos para serem colocados em prática é o Just in Time somente solicitar o material no momento correto evitando desperdícios.  

Realize avaliações periódicas: sempre que os seus processos estiverem em constante avaliação suas as chances de detectar falhas aumentam e com isso também as oportunidades de soluções rápidas que não demandem atitudes mais drásticas posteriormente. Invista em auditorias regulares para acompanhar todos os processos e observar possíveis mudanças que sejam necessárias.

Planeje: não deixe o planejamento para depois faça dele seu aliado o planejamento só tem a ajudar no seu caminho de redução de custos, pois melhora a sua produtividade e sua eficiência no serviço,  ajudando o cumprimento de prazos e evitando possíveis multas.

Otimize suas operações: foque nos pontos de melhoria em todas as suas operações logísticas isso evita custos, avalie todas as possibilidades de mudanças desde armazenagem, utilização de espaços, ocorrências no transporte, tudo para garantir o máximo de aproveitamento dos investimentos realizados.

Use a tecnologia: deixe que ela seja sua aliada para reduzir seus custos logísticos, use a tecnologia a seu favor, utilize um software logístico para ajudar com uma gestão minuciosa e em tempo real, com indicadores que permitem muito mais possibilidades de trabalhar de maneira assertiva reduzindo os custos logísticos  

Conclusão da redução de custos

A redução de custos na maioria das vezes só depende de você, estude a estrutura de custos logísticos que sua empresa vem obtendo, localize onde estão os custos logísticos mais elevados para identificar quais atitudes serão necessárias.

Para ajudar você a acompanhar melhor todos os processos e identificar de onde vem os altos custos, utilize o software logístico mais eficiente para suas operações, o Fretefy pode auxiliar você não só com os custos, mas com inúmeras outras melhorias que podem ser implantadas na sua gestão.

Acesse o site e confira  

www.fretefy.com.br

Gostou do artigo? Me ajude a compartilhar:
ESCRITO POR

Autora: Jessica Ribas

Analista de Comunicação Digital focada em criação de conteúdo.

Junte-se a 11 mil inscritos para receber conteúdos sobre logística

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Não enviaremos SPAM. Somente dicas de gestão, notícias e aprendizados