Garanta seu software logístico com
30% de descontona implantação.

Esta promoção acaba em
00

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

Quero aproveitar

Custos logísticos: Quais os principais e como reduzir? Aprenda!

Custos logísticos: Quais os principais e como reduzir? Aprenda!

Para alcançar a desejada redução de custos logísticos, existem muitas estratégias que precisam ser levadas em consideração e, principalmente colocadas em prática.

As dúvidas e angústias da maioria das empresas são parecidas em relação a esse assunto: como interpretar o custo, avaliar o custo, reduzir o custo e quais são as possibilidades de otimizar o budget da melhor forma.  

Confira a seguir as melhores práticas para a redução do custo logístico, que ajudam empresas a obterem os melhores resultados impactados por ações bem planejadas e que podem fazer a diferença na sua receita final. Boa leitura!

O que é custo de logística?

Podemos descrever os custos logísticos como todas as despesas e gastos associados ao transporte de algum material, seja ele uma matéria-prima ou produto final, tudo que envolve armazenagem, etapas intermediárias, entrega final, documentação e taxas para a movimentação do mesmo também são considerados custos logísticos e têm um grande peso nas despesas.

Esses custos interferem diretamente na receita das empresas, podendo gerar enormes prejuízos se não forem avaliados com antecedência, pois existem vários fatores que devem ser analisados. Cada etapa da movimentação de cargas e materiais é muito importante e precisa ser acompanhada criteriosamente, muitas vezes o que acarreta um prejuízo muito grande é algo que deixou de ser observado ou analisado nas primeiras etapas do processo, ou seja, faltou o planejamento necessário.

Segundo o IBGE, 21 % das empresas no Brasil fecham após o primeiro ano ou 60% delas interrompem suas atividades antes mesmo dos 5 primeiros anos, um dos motivos que contribuem nesses índices é a instável administração dos custos logísticos, onde as empresas perdem muito tempo e dinheiro e muitas vezes não tem o retorno esperando para cobrir esses custos.

Qual a importância da gestão de custos logísticos?

qual a importancia dos custos logísticos

Em um setor que enfrenta uma série de mudanças e disrupções, além de ganhar mais competitividade a cada dia, os detalhes fazem toda a diferença.

Então, mesmo que seu produto entregue ao cliente seja bom, uma administração ruim pode gerar o fechamento do negócio.  

Para evitar esse cenário, é fundamental fazer a gestão de custos e se tornar capaz de enfrentar as transformações do mercado. Uma adoção de boas práticas proporciona economia e eficiência, impactando positivamente todo o empreendimento. 

Não é de hoje que os consumidores estão mais exigentes. Por isso, o crescimento das vendas requer processos de logística mais eficientes. Afinal, os custos finais influenciam o cliente a optar por determinada marca. 

Quais os principais custos da logística?

quais os principais custos da logística

Um estudo encomendado pela ABOL à Fundação Dom Cabral (FDC) vem sendo realizado desde 2014 e trazendo detalhamento de várias áreas da logística. Um levantamento dos dados realizados em 2019/2020 apresentou quais os maiores custos logísticos das empresas: “a armazenagem (53%) ficou em primeiro lugar”. A armazenagem está entre as taxas mais altas dos custos logísticos principalmente quando envolvem terceiros para alocar e armazenar materiais, porém não é a única coisa que eleva os custos, veremos a seguir outros custos extremamente relevantes.

Não é de hoje que o valor excessivo cobrado no combustível vem sendo um grande vilão para o setor logístico, esse também é um dos custos mais exorbitantes encontrados na receita das empresas e que influenciam de maneira assustadora nos custos logísticos.  

Outro fator também está relacionado é o preço dos pedágios abusivos cobrados em várias estradas do Brasil que também que precisam ser inseridos na planilha de custos logísticos. Atrelado a isso as péssimas condições de estradas que os veículos precisam trafegar para realizarem as entregas também impactam na manutenção desses veículos que precisam ser realizadas periodicamente e geram um custo alto para as empresas.  

A Segurança das cargas transportadas sempre é uma questão que envolve custo, principalmente com seguros que dependendo do tipo de material transportado pode ser absurdamente caro, mas são necessários pois os índices de assaltados e roubos de cargas são altos, e também eventuais acidentes que podem acontecer no trajeto encarecer o custo logístico.  

Caracterizados como custos indiretos, mas que também são muito relevantes no orçamento logístico a carga tributária, processos extremamente burocráticos e obrigações de âmbito fiscal consomem tempo e dinheiro das empresas. E claro não podemos esquecer de levar também em consideração a necessidade de profissionais capacitados e treinados para transportar cargas específicas e com regulamentações especiais.

Custo de Aquisição

Custos de aquisição consistem na compra de matéria-primas e outros materiais utilizados na fabricação do produto que será enviado ao consumidor final. 

Tais custos precisam entrar na conta da gestão logística. Isso porque, a falta de recursos ou a gestão mal feita dos processo de aquisição impactam toda a cadeia de distribuição. 

Estoque e Armazenagem 

Estoque e armazenagem também fazem parte dos custos logísticos de uma empresa. Essas despesas representam altos gastos, caso não haja uma boa gestão de estoque. 

Portanto, é importante considerar as despesas com o espaço em si — sala, galpão —, o seguro de armazenagem e a manutenção para evitar perdas. 

Embalagem

Embalagens são outros custos que precisam ser considerados. Principalmente quando os produtos são enviados para regiões distantes ou se o item é delicado e exige um cuidado maior para chegar ao destino inteiro. 

Além de zelar pela integridade da mercadoria, existem outros fatores que devem ser analisados, como o excesso de plástico, que podem prejudicar não só o orçamento da empresa, mas como sua imagem perante a audiência. 

Dessa forma, é importante encontrar um equilíbrio entre os custos com embalagens, o valor das vendas para os clientes e os impactos ambientais. 

Custos logísticos de Transporte e Frete

Nos custos de transporte e frete, estão imbuídas as despesas ligadas à distribuição dos produtos. 

Esses gastos incluem combustível, pedágio, contratação de motoristas ou terceirizados, manutenção de veículos, entre outros. 

Vale destacar que os valores mudam conforme a distância, a quantidade e volume da carga, veículo utilizado e rota escolhida. 

Logística tributária

Mais um fator que aumenta o custo logístico é a tributação dos processos logísticos. 

O CSLL (Impostos como a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e o ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal) são gastos significativos. 

Investimento em Tecnologia

Tecnologias implementadas na gestão precisam entrar na conta. Esses investimentos são indispensáveis para melhorar o fluxo operacional. 

Em médio e longo prazo, representam mais economia para a empresa. Isso ajuda a tornar a marca mais reconhecida, inovadora e competitiva. 

Custos de Mão-de-obra

Custos com mão-de-obra também são essenciais para a logística. Inclua os custos com salários, encargos, férias, benefícios e afastamentos. Todos esses valores afetam o preço final do produto entregue ao consumidor. 

Ao somar todos os fatores listados acima, a companhia encontra o custo logístico total. 

Como as empresas podem internamente reduzir os custos de logística?

custos logisticos empresas reduzir

Depois de entender onde estão os maiores custos logísticos, fica mais fácil fazer um planejamento estratégico para ajustar-se a qualquer adversidade que possa acontecer com o transporte de seu material e pensar em métodos que possam lhe auxiliar nesse planejamento da sua logística. 

No momento atual em que enfrentamos uma grande pandemia, é fundamental pensar em cada etapa do processo para que não existam grandes falhas que possam comprometer a sua receita.

Um desses planejamentos para serem colocados em prática é o Just in Time somente solicitar o material no momento correto evitando desperdícios.  

Realize avaliações periódicas sempre que os seus processos estiverem em constante avaliação suas as chances de detectar falhas aumentam e com isso também as oportunidades de soluções rápidas que não demandem atitudes mais drásticas posteriormente. 

Invista em auditorias regulares para acompanhar todos os processos e observar possíveis mudanças que sejam necessárias.

Não deixe o planejamento para depois faça dele seu aliado o planejamento só tem a ajudar no seu caminho de redução de custos, pois melhora a sua produtividade e sua eficiência no serviço,  ajudando o cumprimento de prazos e evitando possíveis multas.

Otimize suas operações e foque nos pontos de melhoria em todas as suas operações logísticas, isso evita custos, avalie todas as possibilidades de mudanças desde armazenagem, utilização de espaços, ocorrências no transporte, tudo para garantir o máximo de aproveitamento dos investimentos realizados.

Use a tecnologia como aliada para reduzir seus custos logísticos, use a tecnologia a seu favor, utilize um software logístico para ajudar com uma gestão minuciosa e em tempo real, com indicadores que permitem muito mais possibilidades de trabalhar de maneira assertiva reduzindo os custos logísticos  

Conheça o sistema de gestão logística 4.0 do Fretefy: excelentes soluções logísticas para a gestão de fretes e cargas!

Conclusão 

A redução de custos na maioria das vezes só depende de você, estude a estrutura de custos logísticos que sua empresa vem obtendo, localize onde estão os custos logísticos mais elevados para identificar quais atitudes serão necessárias.

Para ajudar você a acompanhar melhor todos os processos e identificar de onde vem os altos custos, utilize o software logístico mais eficiente para suas operações, o Fretefy pode auxiliar você não só com os custos, mas com inúmeras outras melhorias que podem ser implantadas na sua gestão.

Última atualização:

7

de

October

de

2022

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post