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Gestão de Entrega

A informação como chave de sucesso na logística

Tempo de leitura: 4 minutos

A dinâmica do mercado mudou, tornou processos e empresas cada vez mais acelerados, a velocidade até ontem era o fator decisivo para fechar negócios. Com o mercado B2C em franco crescimento, cada vez mais esse nicho anseia por informação.

Faz-se necessário entender que as informações pertencem ao embarcador e ao consumidor(destino). Quando falamos de experiência do consumidor, precisamos identificar e compreender a jornada que será percorrida e reduzir o “esforço” do consumidor.

Quando falamos em cadeia de entrega (embarcador – transportador – cliente), precisamos ampliar a sinergia das equipes de atendimento (embarcador – transportador), isso faz toda a diferença.

O tempo de resposta é fundamental nesse circuito. Sabemos que há contratempos e para resolvê-los, precisamos de informação, e ir além, sermos criativos para montar o quebra-cabeça de alternativas e soluções, e a velocidade e precisão na informação faz toda a diferença entre ser proativo e reativo.

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Para ter sucesso, um dos aspectos essenciais é entender o perfil de mercado e quem são os consumidores que fazem parte desse circuito, o que eles esperam e como eles esperam ter a jornada de consumo. E tão importante quanto conhecer os aspectos do consumidor, é compreender toda a malha de distribuição e transporte, bem como o perfil da mercadoria/carga, e claro, saber lidar com reclamações. Isso é crucial para quem quer se aventurar no mercado B2C. E as reclamações são importantes para identificação de oportunidades de melhoria e crescimento, além de otimização dos processos.

 

É primordial que o transportador não só entenda o perfil de carga e produto do embarcador, como o nicho de cliente que será atendido, visto que ele (Transportador) será a extensão do embarcador.

Esse trabalho tem um impacto maior quando se fala de last mile. É nesse momento que o jogo é ganho ou perdido. Nessa etapa que o ciclo se fecha e que forma toda a experiência do consumidor. Impactá-lo positivamente é o maior desafio. Não tem como ser extremamente rápido em tudo, mas é preciso ser eficiente e eficaz na informação. Dar visibilidade ao cliente do que está acontecendo dá à ele, sentimento de poder. Se houver a possibilidade de interação entre as etapas da jornada, é o ápice.

 

Não basta apenas cumprir os prazos de entrega, e sim ter o progresso que atenda a necessidade do cliente, isso que chamamos de entrega perfeita, e é considerada a chave de sucesso.

Ter tecnologia para que essa prática traga resultados e permita a monitoria em real time é fundamental e essencial para que consigamos levar informação clara e precisa ao nosso cliente. Aqui podemos identificar dois indicadores fundamentais para atingir essa expectativa: “On Time” (no tempo correto) e “In Full” (na especificação correta). Nesse ponto, podemos fazer analogia com um personagem de desenho do Super Wings, o aviãozinho “JET”, cujo lema é “On time, everytime!”, ou seja, “Na hora certa, sempre!”

As perguntas que ficam são: Qual é hora certa para o seu cliente? Ser rápido é realmente oque seu cliente espera? O perfil do mercado/cliente é conhecido?

Mapeiem todos os cenários, levem informações precisas e claras aos seus clientes. Tratá-los com atenção e provê-los de informações relevantes fará a diferença!

Como posso colocar isso em prática na minha gestão?

A Fretefy pode te ajudar na gestão dessas informações e ainda automatizar processos, agilizando fluxos logísticos e ainda proporcionando mais tempo para sua equipe logística se dedicar a estratégias e planejamento.

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ESCRITO POR

Brian Lipczynski Martins

Coordenador de Logística Integrada B2C na Pormade Portas há 5 anos e 6 meses, um aventureiro no mundo da logística.

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