Como fazer tracking de pedidos com as transportadoras?

Como fazer tracking de pedidos com as transportadoras?

Muito se fala em logística digital ou logística 4.0, mas podemos considerar que essa tendência de processos logísticos, digitalização, automações ou inovações dentro do segmento se deu através do tracking que teve grande participação para que esse conceito tomasse tamanha relevância, concorda?

Mas antes de discutirmos a sua enorme importância para a logística atual, precisamos contextualizar;

Caminhão na estrada

Os principais desafios do monitoramento de cargas com várias transportadoras?

Muito comum dentro da indústria, o principal prestador de serviços de transporte são: transportadores, o que não descarta o uso de equipamentos próprios (veículos frota) ou motoristas autônomos. Porém, quando se trata do transportador o desafio é muito maior, visto que a dependência da indústria para a busca desta informação ainda é manual.  

Me conte uma coisa...

Você já ligou na transportadora após ser cobrado pelo seu cliente sobre status do pedido?

Ou, já aconteceu de você ligar e não conseguir essa informação?

Poderíamos citar diversas outras situações, agora, como fica seu cliente que precisa desta informação?

Será que ele está satisfeito com seu nível de serviço logístico? Com a gestão de entregas que você fornece?

Eu posso te garantir que ele desliga o telefone e reclama para seu colega ao lado do porquê sua empresa não tem essa informação em tempo real.

Empresas como Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre, Amazon, entre outros cultivam uma briga pelo título de delivery mais rápido, não é por acaso, visto que eles usam em várias operações transportadores para realizar as suas entregas, porém o grande diferencial é que essas empresas usam a tecnologia como aliada nos seus processos logísticos.

Conseguiu perceber como o tracking é importantíssimo?

Como já dissemos, aliado às outras estratégias de marketing digital, ele garante à sua marca a humanização, por meio do relacionamento mais direto com o cliente, o que auxilia diretamente na confiança e credibilidade do consumidor, melhorando a experiência de compra.

O principal desafio de monitoramento de carga

Monitoramento de cargas

Podemos evidenciar que o principal desafio está em integrar essas informações em único local, no caso, um software de logística.

Os transportadores fornecem esses status através de uma API especifica (Application Programming Interface) que significa Interface de Programação de Aplicativos ou pelo arquivo OCOREN é uma sigla que significa Ocorrência de Entregas e o arquivo OCOREN consiste em um arquivo eletrônico, em formato TXT, que, como seu nome sugere, traz o registro de quaisquer ocorrências (eventos) durante o processo de coleta, movimentação, estocagem e entrega.

O mais importante é que a informação existe e possui viabilidade tecnológica de ser consumida ou integrada, basta definir o melhor processo, pessoas e claro um software de logística que entregue uma visão clara para sua torre de controle logística e principalmente seu cliente.

Como avaliar o nível de desempenho dessas transportadoras?

O time de logística sempre está em guerra interna com o comercial principalmente quando o assunto é prazo de entrega, concorda?

Mas, não é comum em algumas empresas questionar o SLA (Service Level Agreement, ou seja, Acordo de Nível de Serviço) ou este mesmo prazo de entrega com a transportadora, como você sabe ou avalia se ela realmente está entregando o produto no cliente final dentro do prazo?  

Normalmente a famosa planilha em formato Excel alimentada por diversas pessoas tem essa informação ou relatórios desatualizados que estão no ERP (“Enterprise Resource Planning”, ou sistema de gestão integrado) que contextualiza a logística 3.0, onde o profissional de logística é considerado um “bombeiro”, trabalhando de maneira passiva e sempre apagando incêndios.

Você já se sentiu desta forma?

Existe solução! Conforme falamos anteriormente sobre integrar os dados dos status de entrega com as transportadoras.

Imagine se você puder ter neste software a gestão dos fretes também, podendo analisar a performance de entregas e custos logísticos ao mesmo tempo, não seria incrível?

Por este motivo, novamente a tecnologia é a principal aposta para um nível de serviço logístico 4.0 baseado em dados seguros.

Como a tecnologia pode ajudar no tracking?

Logístico rastreando a mercadoria

Citamos tecnologia em diversas parte deste artigo, porque a logística 4.0 tem como conceito não apenas o uso de computadores, mas de softwares, ferramentas e aplicações em nuvem para proporcionar um melhor controle dos procedimentos.

A operação logística está ligada à simplicidade de comunicação com o avanço dos meios tecnológicos. Portando sem tecnologia os processos não se tornam rápidos, integrados e modernos e sem possibilidade de otimizações no compartilhamento de itens, recursos e informações que são indispensáveis para que uma cadeia de suprimentos opere eficientemente.  

Você já ouviu falar em cliente/consumidor 4.0?

As transformações digitais combinadas ao maior acesso às informações fizeram surgir o que chamamos de consumidor 4.0.

Nessa versão mais atualizada, o consumidor tem maior autonomia para escolher os produtos e serviços que lhe interessam. Há uma valorização da experiência; o consumidor atual quer se sentir parte do processo e tendem a escolher marcas que realizem esse desejo.

Concluindo, forneça uma experiência incrível para este cliente e faça disso um dos seus principais diferenciais, porque as empresas que citamos acima já estão aplicando a logística 5.0.

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Última atualização:

26

de

January

de

2023

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