2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

Como funciona um software de roteirização?

Blog

/
Como funciona um software de roteirização?
Como funciona um software de roteirização?

O software de roteirização é considerado uma ferramenta de suma importância para um sistema de gestão de frotas assertivo e eficiente, o software de roteirização é uma tecnologia que possibilita o desenvolvimento de rotas cada vez mais categóricas para as empresas.

A logística, isto é, o conjunto de planejamentos organizados e estratégicos de diversos processos de uma empresa, desde assuntos correlacionados ao transporte, até aos processos destinados a armazenagem das mercadorias, tem como objetivo maior realizar o movimento de mercadorias entre os produtores e os clientes no prazo mais curto possível, bem como, com o menor custo.

Não é uma atividade relativamente simples de ser executada. Por esse motivo, surgiram no mercado, diversos recursos tecnológicos para auxiliar nesse processo logístico.

Uma dessas ferramentas inovadoras e tecnológicas é o sistema de roteirização, cuja finalidade é determinar o melhor percurso possível para realizar as coletas e as entregas das mercadorias com agilidade e segurança.

O próprio software de roteirização é responsável por fazer o agendamento, por gerir a expedição, por realizar o roteamento e por customizar mapas. O sistema consegue, inclusive, rastrear e exibir a localização do motorista, veículo e da carga em tempo real.

Devido aos diversos benefícios adquiridos, que englobam tanto o controle dos gastos da frota, a jornada de trabalho dos motoristas e até mesmo o planejamento da operação como um todo de forma eficiente e confiável, o sistema de roteirização encontrou ampla adesão no segmento dos transportes rodoviários.

Vantagens de utilizar softwares de roteirização

No mercado logístico, os softwares de roteirização estão em alta. Com essa ferramenta é possível definir o melhor caminho para ser percorrido entre um ponto a outro, fazendo o desvio de estradas de difícil tráfego, fugindo se múltiplas paradas e, consequentemente, otimizando o tempo das viagens.

Dentre os benefícios mais populares descritos por aqueles que fazem uso de um sistema de roteirização estão:

Redução de custos nos processos gerenciais e operacionais

Quando existe a definição inteligente por meio de um software sobre qual a melhor rota a ser seguida, os custos envolvidos na operação tendem a cair.

Isso acontece porque, quando se reduz o tempo da viagem, percorrendo vias mais uniformes, por exemplo, gastos desnecessários com combustíveis, pedágios, manutenção da frota, alinhamento e balanceamento do veículo, diárias, pneus, pastilhas de freio, seguros contra roubos, risco de acidentes, avarias nas mercadorias, e horas extras tendem a diminuir ou mesmo a desaparecer

Em outras palavras, um trajeto bem planejado por softwares de roteirização é muito mais econômico, aproveita melhor os recursos da frota e faz com que os colaboradores desempenhem com mais precisão suas funções.

Com a redução dos custos operacionais, o gestor consegue reduzir também o custo das entregas. Com o preço mais competitivo, com um serviço ágil e confiável, a empresa se destaca das demais.

Maior segurança nos trajetos e rotas percorridos

Ao realizar o planejamento das rotas, isto é, por onde e quando os veículos irão trafegar, a segurança no transporte de cargas se torna muito mais assertiva, pois, o sistema de roteirização leva em consideração a segurança da mercadoria, do veículo e do motorista.

O software de roteirização analisa desde as condições geográficas das vias a serem percorridas, até o número de incidência de roubos naquela região.

Mais agilidade e qualidade na entrega das mercadorias

Quando as entregas são realizadas com agilidade e qualidade, existem grandes possibilidades de novas demandas surgirem.

Ainda que não sejam exatamente sinônimos, a agilidade e a qualidade andam lado a lado no sistema de roteirização.

Quando a empresa permite que o software realiza a otimização dos roteiros que precisam ser percorridas, ela ganha, automaticamente agilidade nas entregas.

Em outras palavras, ao fazer uso dos softwares de roteirização é possível realizar um maior número de entregas em um período mais curto de tempo.

E, como consequência, os clientes ficam mais satisfeitos com os serviços prestados pela empresa e se fidelizam.

Quando existe o cumprimento dos prazos preestabelecidos, fazendo com que o cliente receba seus pedidos em boas condições, além de evitar transtornos desnecessários, ele passa a confiar na seriedade da organização e, isso é um grande diferencial.

Benefícios como, melhor aproveitamento da frota de veículos, aumento da rentabilidade da operação, maior agilidade e melhoria na comunicação entre cliente e empresa, e a maior rentabilidade da operação como um todo, também são citados.

Aperfeiçoamento dos processos gerenciais e operacionais

Considerando que os seres humanos são passíveis de erros e que muitas vezes, eles deixam de identificar certas falhas, um sistema de roteirização logístico surge para apontar os defeitos que passaram despercebidos para que sejam corrigidos.

A partir do momento em que o software gera um relatório onde fica claro informações como o melhor o tempo de viagem, todos os custos envolvidos no processo, e até mesmo com as necessidades de descanso do motorista a fim de prevenir acidentes, ele proporciona aos funcionários a oportunidade de aperfeiçoar os processos, trazendo, portanto, retornos mais positivos para a empresa.

O barato que sai caro se não investir em um sistema de roteirização inteligente

Devidos aos avanços tecnológicos cada vez mais presente no mundo corporativo, existem algumas consequências significativas para aqueles que optam por não investir em um software de roteirização.

Dentre os riscos que o gestor corre ao não investir em um sistema de roteirização estão os erros e as falhas frequentes, muitas vezes causados pelas mesmas razões, que passam despercebidas.

A insistência em utilizar métodos ultrapassados e totalmente manuais faz com que a empresa perca seu espaço no mercado e fique cada vez menos competitiva, pois os consumidores estão à procura de estruturas modernas, promissoras, ágeis e assertivas.

Somente com um software de roteirização é possível ter processos automáticos. Com esse sistema também, é possível diminuir os prazos para a entrega das mercadorias aos clientes e melhorar a experiencia deles com a compra.

Além de conseguir um melhor aproveitamento dos veículos e dos funcionários e reduzir de uma forma significativa os custos envolvidos quando existem falhas na entrega.

Em suma, as empresas que almejam fugir do comodismo, expandir suas vertentes, alavancar os resultados, proporcionar melhores condições de trabalho para os funcionários, dentre diversas outras vantagens, precisam estar atentas as evoluções do mercado e da tecnologia.

Como funciona os softwares de roteirização?

Como todos os softwares, os de roteirização também possuem um suporte lógico que auxiliam na rotina fornecendo instruções que devem ser seguidas e executadas.

Nesse sentido, o software de roteirização funciona fornecendo informações sobre as rotas que devem ser percorridas.

Com essa ferramenta é possível saber tudo aquilo o que está envolvido no processo de carga e descarga de mercadorias. Desde o consumo de combustível, o tempo gasto para realizar os atendimentos, as despesas que ocorreram no trajeto e até as paradas dos motoristas.

Tendo em mãos todas essas informações, de forma precisa, o gestor da empresa consegue otimizar o tempo das entregas, a mão de obra, e a frota. Dessa forma é possível reduzir os custos da melhor maneira possível.

Em outras palavras, os softwares de roteirização buscam definir os melhores trajetos disponíveis, no o menor tempo possível e com os mais baixos custos logísticos, para que eles funcionem é preciso realizar o treinamento de todos os envolvidos na operação.

Antes mesmo de fazer a aquisição de um software de roteirização, é crucial que as políticas de transportes sejam definidas, de modo a entender qual a situação atual do negócio.

É interessante ter em mente os horários em que os trabalhos serão realizados e a frequência que ocorrerá. Com este mapeamento é possível perceber as necessidades da empresa, conhecer melhor o mercado no qual ela está inserida, e finalmente considerar todas as funcionalidades do software.

Somente dessa forma, o gestor será capaz de optar pela ferramenta que melhor atenda aos requisitos propostos.

Lembre-se que o sistema de roteirização precisa ser personalizado e escalável. Somente com essas características o gestor irá conseguir fazer a inserção dos dados e das informações mais relevantes da empresa, para que os resultados apresentados pela ferramenta sejam corretos e realmente eficazes.

Os motoristas na implantação de um sistema de roteirização

Ainda que, em um primeiro momento, alguns dos motoristas de uma frota de transporte, possam ficar resistentes a adoção desse novo método de trabalho, o sistema de roteirização é a melhor opção para a empresa e para ele próprio.

É importante que a empresa explique para os motoristas todos os benefícios que esse software logístico pode trazer.

Por oferecer, com certo rigor, as rotas que devem ser percorridas entre um ponto ao outro do trajeto, os motoristas mais experientes e proativos perdem a liberdade que tinham para traçar caminhos já conhecidos, assim como, a de fazer paradas desnecessárias e ou não programadas.

O gestor precisa explicar, da maneira mais clara possível, que o sistema de roteirização traz mais segurança para a carga, para o veículo e para o próprio motorista.

Muitas vezes, por ser um sistema inovador, é recomendado que os gestores proporcionem bonificações para que os funcionários fiquem menos resistentes, até conhecer o sistema e entender que o software de roteirização, realmente, só pretende propor benefícios para queles que fazem o uso correto da ferramenta.

Última atualização:

3

de

February

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo