2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

Como reduzir custos logísticos com a ajuda da tecnologia?

Blog

/
Como reduzir custos logísticos com a ajuda da tecnologia?
Como reduzir custos logísticos com a ajuda da tecnologia?

Um dos maiores desafios do profissional da área é a redução de custos logísticos, acreditem se quiser, mas não é apenas o valor do diesel que impacta a sua conta frete e demais gastos da sua operação, existem diversos fatores chocantes que talvez você não esteja vendo, ou neste momento você ainda não identificou como uma prioridade.  
Mas posso dizer com autoridade que cada movimento dentro do setor pode trazer uma economia ou uma despesa à mais, por isso, preparamos 5 tópicos que podem te ajudar a enxergar onde e como você pode ter sucesso neste desafio com a ajuda da tecnologia.

1. Sistemas específicos e integrados com a logística

Se olharmos como um todo, grande parte das empresas ainda não estão inseridas na logística 4.0, este nicho segue utilizando planilhas para gerar relatórios e acompanhar o seu setor, mas será que essa é a melhor opção?  

Posso dizer que não, existem diversos TMS, ERP e WMS que vem justamente com o intuito de transformar o seu trabalho mais assertivo, ou seja, as informações estão consolidadas dentro do sistema, os relatórios e dashboard estão prontos, os cálculos no papel de pão ficaram no passado, e se a sua empresa não a atualizar também ficará junto com eles, essas soluções facilitam a sua tomada de decisão.

2. Redução de horas extras

Já parou para calcular a quantidade de horas que o seu funcionário faz durante o mês e o quanto este valor poderia se reverter em outros investimentos internos, como infraestrutura ou até mesmo qualificação dos seus colaboradores?

Quando temos softwares integrados a otimização das informações operacionais aumentam e como consequência o esforço da sua equipe diminuem, é matemática básica, quanto % custo horas você poderia reduzir se conter a base em um único sistema, sem precisar parar os seus funcionários para fazer e refazer cálculos, ou ficar até mais tarde para finalizar aquele relatório que ainda não foi concluído.

3. Aumento da demanda ou clientela

Quantas vezes ao dia o seu cliente ou comercial te ligam para saber onde está a mercadoria? O quanto isso vem atrasando os seus planos diários, estamos falando de um total de horas significativas para o seu time. E o seu cliente, você já perdeu algum?  

O consumidor 4.0 quer ter o controle da sua compra, ele quer saber em primeira mão a previsão da entrega, se você não consegue passar essas notificações para ele sem parar o seu assistente ou analista você está perdendo a oportunidade de aumentar a carteira de pedidos. Por natureza nos seres humanos gostamos de nos surpreender positivamente, e informatizar aquele que gera receita para a sua empresa é a melhor forma de fidelizar e aumentar o seu número de vendas.  

4. Custos com reentregas

São poucas as operações que possuem um controle das cobranças por reentregas, grande parte paga mais de 10% da sua conta frete total em reentregas indevidas, apenas por não acompanhar o que está acontecendo com o processo de entrega, por não ter um tracking eficiente e analisar mais afundo o motivo de cada emissão de CTE.

Ter um painel de acompanhamento para essa movimentação é primordial, quantas reentregas você paga por mês indevidamente, abrindo solicitações que demoram de 10 a 15 dias a serem reembolsadas, nosso dever como profissional da área é ir a fundo a cada detalhe, então nada mais veloz que um sistema automatizado para te ajudar com este desafio.  

5. Turnover

A maioria dos logísticos não permanecem por muito tempo nas empresas, sabemos que essa área é muita agitada, mas existem formas de engajar a sua equipe e diminuir seu custo com rescisões e erros causados por novatos.  

As empresas que possuem ferramentas adaptadas para a sua atividade tornam a vida dos seus colaboradores mais fáceis, ou seja, o stress é menor, é mais fácil criar uma harmonia na sua equipe, porque você não precisa sobrecarregá-lo com tarefas extras, despertando interesse e vontade de crescer junto com o seu negócio.  

Tracking Fretefy

Muitas das situações citadas acima podem ser solucionadas apenas com um módulo da Fretefy, sim com o Tracking você consegue ter um melhor acompanhamento da sua operação logística, sua principal função é trazer visibilidade para o setor, dando a autonomia para tomar a melhor decisão durante as atividades diárias.  

Trazer um gerenciamento é o foco desta solução, com o painel de cargas você consegue monitorar todos os status da sua carga e tratar as ocorrências, essencialmente as de reentregas onde temos uma % significativa dos custos logísticos.  

Nosso objetivo é otimizar o tempo da sua equipe trazendo qualidade de vida aos profissionais da área, pensando em seus resultados e na redução de até 30% dos custos da operação logística, o Tracking contempla a visão de relatórios e dashboards. Saiba mais acessando o nosso site www.fretefy.com.br

Última atualização:

28

de

April

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo