2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

O que é frete spot? Quando contratá-lo?

Blog

/
O que é frete spot? Quando contratá-lo?
O que é frete spot? Quando contratá-lo?

A contratação de fretes é normalmente realizada através de contratos anuais entre empresas e transportadoras. Mas o que fazer quando acontece uma eventualidade? Nesses casos, a empresa pode contratar um frete SPOT.

Imprevistos vão acontecer, essa é uma regra que todos os gestores de empresas de logística precisam ter em mente. Sendo assim, por mais que existam os contratos a longo prazo que protegem a lucratividade da operação, é importante ter planos para a resolução de entregas urgentes.

Ficou curioso para saber como o frete spot resolve essa situação e como implementá-la em sua empresa?

Neste artigo, você encontra tudo o que precisa saber sobre esse tema. Continue lendo e fique pronto para qualquer eventualidade.

O que significa Frete SPOT?

O frete SPOT é uma contratação de entrega esporádica e acontece fora dos modelos pactuados em contrato.

Normalmente, esse tipo de contratação é realizado quando há algum tipo de entrega urgente, ou seja, que precisa ser realizada do menor tempo possível. Esses contratos normalmente fogem ao acordo prévio, por isso, obedecem a tarifas diferenciadas.

É interessante que esse tipo de imprevisto seja exceção em uma operação, pois costumam ser bem superiores e contam com formas de pagamento diferentes.

Resumidamente, o frete SPOT é contratado em momentos de emergência, quando uma determinada carga precisa chegar até o destinatário o mais rápido possível.

Aqui, prazo é a coisa mais importante!

Entenda agora como funciona o frete SPOT e se prepare para quando precisar contratá-lo.

Quais são as características do Frete SPOT?

Independente do negócio, imprevistos irão acontecer, assim, estar pronto para lidar com eles é mais eficiente do que tentar evitá-los a todo custo.

Sendo assim, é importante compreender quais são as características de um frete SPOT. Confira abaixo!

Pagamento à vista

Normalmente o pagamento pelos fretes SPOT são realizados à vista, isso acontece por ser fora do contrato de prestação de serviço normal e também por ser um pedido de urgência.

Ao se colocar no local da transportadora, isso faz completo sentido, uma vez que envolve mobilização de recursos não previstos.  

Sendo assim, requisitar esse tipo de serviço requer planejamento financeiro. Diferente dos pedidos de frete feitos do contrato que possuem um “período de corte” que somam todos os fretes para serem pagos posteriormente em um único boleto.

Entrega imediata

O contrato de um frete SPOT normalmente requer urgência, sendo assim, é comum que o saia para entrega de forma imediata.

Muitas empresas utilizam esse tipo de entrega como um diferencial para os seus serviços, atendendo imprevistos de qualquer tipo, focando na satisfação dos seus clientes.

Não é raro, este frete é classificado como um verdadeiro “quebra-galho” e pode ser utilizado em casos de exigência do cliente, substituição de produtos defeituosos etc.

Ideal para cargas diferentes

Quando uma empresa tem uma grande variedade de SKUs em seu portfólio e trata com clientes físicos e pessoas jurídicas, não é raro precisarem contratar serviços de entrega avulsos.

Custo elevado

Já mencionamos, mas vale a pena enfatizar. Contratar qualquer serviço sob o manto de urgência na entrega resulta em valores muito mais altos do que aqueles derivados da contração a longo prazo.

Sendo assim, esse é um cenário que deve ser evitado a fim de diminuir os custos da operação.

A diferença entre frete SPOT, frete CIF e frete FOB

Agora que você já conhece bem o frete SPOT, quais são os outros tipos de fretes que podem ser contratados?

Para que você não fique com essa dúvida, também vamos diferenciá-los. Além do frete tema deste texto, você também pode contratar outros dois, chamados CIF e FOB.

O frete CIF significa “custo, seguro e frete” e implica que é pago na origem e o vendedor é responsável por todos os riscos e custos até a chegada da mercadoria. Isso implica um frete mais caro, contudo, é cômodo para relações B2C, onde são normalmente poucos itens.

Já o FOB significa “livre a bordo” e é mais utilizado em relações B2B. Aqui, a responsabilidade e os custos ficam a cargo do cliente. Normalmente, é utilizado por indústrias que têm muitos fornecedores, dessa forma, é mais vantajoso para ela realizar um contrato com a transportadora para fazer a coleta de todas as matérias primas.

Como pode ver, cada tipo de frete tem um cenário ideal, suas vantagens e desvantagens. Seguindo este ensejo, você sabe por que utilizar o frete SPOT? Descubra a seguir.  

Os benefícios do frete SPOT

Os benefícios de contar com o frete SPOT são inúmeros e estão normalmente associados a manter aqueles prazos apertados. Veja a seguir as principais vantagens de contar com esse serviço.

Prazos curtos

Seja para corrigir um erro da empresa ou atender necessidades urgentes dos clientes, o frete SPOT age como um verdadeiro “quebra-galho”.

Isso acontece, porque não há consolidação de cargas fracionadas, ou seja, não há diversas paradas durante o caminho. A entrega vai direto para o destinatário!

Garantia da qualidade do serviço

Um dos pontos mais importantes na contratação desse tipo de serviço: garantir a satisfação dos clientes.

Um cliente sorrindo, especialmente aqueles que costumam pedir com alguma frequência, são muito importantes para a manutenção da saúde da empresa a longo prazo.

Sendo assim, é interessante oferecer mais de uma opção de frete, alguns dos seus clientes estarão mais que felizes em pagar um pouco mais para receber os produtos mais rápido.

Um outro cenário que pode acontecer são problemas internos que podem comprometer o prazo de entrega. Imagine que houve um problema na etapa de picking e o pedido acabou atrasando dois dias.

Certamente, o cliente ficará bastante decepcionado com esse atraso. Isso pode ser compensado na entrega, evitando situações comprometedoras.

Contratação rápida

Diferente de contratos de longo prazo, existe pouca margem para negociação de um frete SPOT, sendo assim, é um serviço de contratação rápida.

Uma característica bastante conveniente, uma vez que normalmente ele é procurado em situações de urgências.

Normalmente acontece o seguinte: a empresa contrata a transportadora com a qual ela tem um contrato, contudo, descobre que ela não pode atender aos prazos solicitados.  

Isso faz com que a mesma precise correr para garantir a entrega e, consequentemente, a satisfação do cliente.

Existe desvantagem na contratação do frete SPOT?

Sim! Naturalmente o frete SPOT também apresenta um outro lado. Este deve ser bastante conhecido aos gestores a fim de ajudar na tomada de decisão.

O principal ponto negativo é o alto custo desse tipo de frete. Apesar de ser rápido e prático, o uso contínuo do serviço pode comprometer a lucratividade da operação se não for tratada como exceção, mas sim como regra.

A falta de um contrato descrevendo exatamente as condições de entrega podem dificultar a cobrança por SLAs de qualidade. Isso porque, as condições para a contratação do frete SPOT podem variar sem aviso prévio.

Um caso que pode acontecer é a falta de disponibilidade da transportadora para realizar o frete proposto. O que fazer nessas situações?

Isso nos leva a outro cenário que pode comprometer as expectativas: a contratação de parceiros despreparados para realizar uma entrega rápida, deixando o seu cliente na mão e afetar negativamente seu nível de satisfação e compras futuras.

Evite que o frete SPOT seja a regra

A contratação recorrente do frete SPOT pode ser um sintoma de um mal que se instaurou em sua empresa.

Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é se perguntar “por que tenho contratado tantos fretes avulsos em determinado período?”.

Se for uma questão operacional, é hora de reavaliar os processos, identificar as suas falhas e realizar os levantamentos necessários para corrigi-los.

Outro ponto é prever emergências. Elas sempre estarão presentes e, depois de algum tempo, é possível até mesmo estar pronto para utilizar isso em seu favor.

Por exemplo, você sabe que existem muitos pedidos para um determinado cliente que sempre são urgentes. Uma possibilidade é utilizar-se de caminhões que retornam vazios para conseguir descontos no frete, mesmo em caráter de urgência.

Outro ponto é estar atento ao perfil dos seus clientes. Você precisa apagar incêndios sempre? Ter consciência disso pode te ajudar a se preparar ou mesmo estabelecer contratos mais específicos sobre as condições de entrega.

Dessa forma, eles ficam devidamente avisados a respeito das possibilidades e evita gerar sentimentos ruins durante o processo de resolução de uma emergência.

Por último, é importante observar o contrato com a sua transportadora. É comum solicitar um frete e não ser possível, te restando a contratação de um frete SPOT através de outra empresa de logística?

Nesse caso, é importante levar essa queixa até ela e até mesmo rever o contrato de longo prazo a fim de melhor acomodar as suas necessidades.

Não pare sua leitura por aqui. Aprenda a fazer o controle de entregas sem atraso e evite a contratação de frete SPOT em excesso.

Última atualização:

3

de

February

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo