2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

Gestão de entregas: entenda o que é e quais as suas vantagens

Blog

/
Gestão de entregas: entenda o que é e quais as suas vantagens
Gestão de entregas: entenda o que é e quais as suas vantagens

Uma boa gestão de entregas é o alicerce de qualquer empresa bem sucedida. Esse sistema logístico visa garantir que as mercadorias passem por todos os estágios da entrega corretamente. 

Desde grandes centros de distribuição a pequenas empresas de entregas, o envio de produtos deve ser bem estruturado, para que os processos aconteçam com máxima eficiência e ótimo custo benefício. 

Quer entender mais sobre essa gestão? Continue acompanhando o artigo a seguir!

O que é uma gestão de entregas?

Em suma, a gestão de entregas serve para acompanhar a carga em tempo real, desde a saída do caminhão do centro de distribuição até a chegada do produto na casa do cliente. 

Toda a operação engloba inúmeros processos, como distribuir a carga de modo otimizado, traçar rotas eficientes, notificar o cliente sobre seu pedido e outros. Isso tem o intuito de cortar gastos desnecessários e elevar a produtividade. 

Além dessas etapas, é preciso fazer a correta triagem e transferência, definir a roteirização, acompanhar a evolução das entregas e se preparar para enfrentar imprevistos

Nesse aspecto, a gestão de entregas se mostra uma solução inovadora, que auxilia no cumprimento do serviço.

Confira as melhores soluções em tracking de monitoramento de carga!

Por que é importante ter uma gestão de entregas?

Como um empreendedor do setor logístico, você deve saber como funciona o controle de entregas — acompanhamento do produto pelo roteiro estabelecido. Porém, a gestão de entregas envolve outros processos além desse. 

Primeiramente, a entrega dos produtos ao cliente é uma etapa obrigatória de qualquer negócio. Portanto, a principal diferença é fazer uma gestão eficiente, que possibilita analisar os seguintes aspectos:

  • quantidade de entregas agendadas e concluídas;
  • número de pedidos devolvidos;
  • cumprimento do prazo das entregas;
  • monitoramento do motorista;
  • média do descarregamento por cada carga;
  • gasto com abastecimento e manutenção da frota;
  • índice de satisfação dos clientes;
  • acompanhamento em tempo real.

Com essas informações em mãos, fica mais simples gerir o processo logístico, permitindo a detecção de eventuais gargalos para a otimização dos resultados. 

A partir disso, a empresa atinge uma credibilidade maior, não só pela estruturação dos processos, mas pelo aumento da satisfação dos consumidores.

Quais são as principais vantagens de realizar uma gestão de entregas?

Aumentar a eficiência da gestão de entregas do seu negócio é essencial para aumentar o nível de qualidade dos serviços oferecidos. Com isso, a organização ganha mais competitividade no mercado. 

Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma ótima aliada nesse processo, ajudando a automatizar inúmeras atividades. Entre seus benefícios, podemos destacar:

  • Maior visibilidade sobre o processo de entrega
  • Processo de roteirização de cargas eficiente
  • Otimização do deslocamento da frota
  • Redução do tempo de entrega
  • Aumento da produtividade
  • Maior eficiência e controle sobre os serviços de entregas
  • Redução dos custos de transporte
  • Maior satisfação por parte dos consumidores
  • Maiores chances de fidelização de clientes

A importância do controle das KPIs na logística

Há uma frase bastante comum no mundo corporativo, que diz: “o que não se mede, não gerencia”. Isso porque, acompanhar os dados das operações oferece insights valiosos para a tomada de decisões do empreendimento.

Portanto, as KPIs (Key Performance Indicators) são ótimas ferramentas de gestão. Em tradução livre, a sigla significa Indicadores-chave de Desempenho.

Esses dados representam valores mensuráveis de uma empresa, mostrando se ela está mais perto ou mais longe de seus objetivos.

Todas as empresas bem posicionadas no mercado usam KPIs logísticos para analisar em diferentes níveis, o cumprimento das metas do empreendimento. 

Ao utilizar um sistema de gestão de entregas, esse acompanhamento é simplificado e os dados são mais confiáveis. Isso porque, a margem de erro diminui, já que os cálculos não são feitos manualmente. Algumas vantagens de usar KPIs são:

  • controlar o desempenho e produtividade os colaboradores;
  • mensurar o nível de eficiência de um departamento;
  • medir o índice de satisfação aos consumidores;
  • controlar os custos de forma efetiva;
  • analisar taxas de sucesso ou falhas nos envios;
  • quantificar as entregas e coletas realizadas.

Vantagens do software para a Gestão de Entregas

Uma forma de garantir a otimização da gestão de entregas é utilizando um software de gestão, como indicado mais acima. 

A tecnologia contribui para elevar a produtividade, diminuir custos e administrar devoluções, por exemplo, caso aconteçam. Veja os benefícios para cada parte envolvida no processo logístico.

Para o motorista

Torna a rotina mais otimizada, especialmente pela comunicação facilitada com a central de monitoramento. 

Já que os softwares funcionam em tablets, notebooks e smartphones, basta que o motorista esteja com o aparelho conectado para enviar à central sobre paradas não planejadas, desvio de rotas, ocorrências e outros imprevistos.

Para a central de monitoramento

Oferece o acompanhamento em tempo real durante todo o trajeto. Então, caso aconteça algum imprevisto, é possível agir com mais rapidez para contornar o ocorrido, renegociando prazos e avisar às unidades sobre qualquer atraso ou adiantamento.

Para a empresa

Você deve saber que a logística de transportes é um departamento cheio de complexidades, pois está diretamente relacionado com a satisfação dos clientes. 

Dessa forma, um software auxilia no controle das operações e no cumprimento dos prazos e horários. Um monitoramento em tempo real otimiza e integra os processos e contribui para a gestão unificada do negócio. As vantagens de monitorar em tempo real são:

  • identificar imprevistos na viagem e no percurso;
  • elevar a segurança de operação de entregas;
  • aumentar a confiança dos clientes;
  • diminuição nas devoluções;
  • economia dos recursos.

Saiba mais sobre o monitoramento de carga da Fretefy!

Conclusão

Neste artigo, você entendeu que adotar uma gestão de entregas eficiente requer estudar uma grande quantidade de dados e analisar procedimentos com detalhes. Além disso, é preciso organizar as informações para ter uma visão ampla do status de distribuição.

Atualmente, existem softwares altamente tecnológicos, como as soluções de carga da Fretefy, programados para desenvolver essa função. O programa conta com plataforma integrada que desliza no monitoramento e roteirização das entregas

Assim, sua empresa ganha destaque pelos resultados positivos e obtém um sistema de entregas devidamente organizado.

Última atualização:

25

de

July

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo