2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

A importância do Monitoramento de Frota no Milkrun

Blog

/
A importância do Monitoramento de Frota no Milkrun
A importância do Monitoramento de Frota no Milkrun

O Milkrun

A técnica do Milkrun criada na Toyota que tem como objetivo conectar os fornecedores e sincronizar a entrega de materiais de forma a manter a menor quantidade de estoques na empresa fabricante. Este conceito foi inspirado nas retiradas de leite das fazendas por um caminhão para levar o leite até a fábrica, evitando assim que cada fazendeiro tivesse que levar seu leite até a mesma.

Na indústria automotiva o conceito de milkrun é muito utilizado, normalmente o fabricante de automóvel cria uma sistemática de buscar os materiais através de rotas de retirada que vai a uma certa quantidade de fornecedores e retira o volume necessário para um dia, e até algumas horas, no caso da Toyota do Brasil o estoque que se consegue com isso é de apenas 4 horas, o que é um número impressionante, uma vez que algumas indústrias trabalham com semanas ou até meses.

Para obter sucesso na implementação do Milkrun

Para ter sucesso na implementação deste tipo de processo, é fundamental ter janelas de retiradas planejadas e respeitadas pelos fornecedores, e cada caminhão tem que cumprir os tempos de carregamento e viagem. Por isso o monitoramento de frota é fundamental para garantir a entrega no tempo certo, sem atrasos ainda garantir um excelente nível de serviço.  

Um software logístico também pode lhe auxiliar com toda essa demanda de monitoramento de frota e torná-la mais otimizada e assertiva, proporcionando uma rápida tomada de decisões. Outro fator é a frequência de retirada, quanto mais frequente a retirada menor o estoque necessário no fabricante de veículo. Esta sistemática pode ser implementada em outras indústrias também, não é uma prática exclusiva do setor automotivo.

Última atualização:

19

de

May

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo