Gestão Logística

Logística: o seu diferencial no setor do agronegócio


A logística no agronegócio é, atualmente, um grande diferencial competitivo para o setor. A sua gestão de forma estratégica tem ajudado gestores e empresários a liderar a melhoria contínua da cadeia produtiva para que as empresas ocupem um lugar de destaque à frente da concorrência. 

As empresas precisaram desenvolver uma visão global dos processos logísticos, com o objetivo de aumentar a produtividade, integrar ações e reduzir custos.

 

A logística no agronegócio

A logística no agronegócio conta com diversas etapas, que vão desde o planejamento, armazenamento, gestão de armazenamento, gestão de transporte de carga e muito mais!

Cada uma delas atua como um elo indispensável em uma cadeia estruturada para dar o suporte necessário em toda a cadeia produtiva, permitindo que produtos e serviços sejam levados das gôndolas para as mãos dos consumidores.

Além da conexão, os processos logísticos são integrados a todas as áreas de negócios, ajudando a otimizar os resultados, independentemente do porte da organização ou do segmento de negócios. 

Até mesmo no transporte de cargas, existem vários tipos de especificidades para cada carga, cujas características essenciais determinam o modo como devem ser produzidas, armazenadas ou transportadas.

A logística no agronegócio, no entanto, só se tornou um diferencial competitivo para as empresas quando passou a enxergar de forma estratégica e integrada todas essas áreas e seus fatores.

 

A estratégia logística no agronegócio 

É preciso estar atento às necessidades das empresas, bem como aos desafios e oportunidades do setor agrícola. Apenas dessa forma, você poderá se destacar com a sua logística no agronegócio. Vamos começar analisando cada um dos tópicos.

A logística é a responsável por garantir que vegetais, frutas, carnes e muitos outros produtos importantes cheguem à mesa das pessoas de forma ágil e preservando todas as suas propriedades. 

As rotinas logísticas precisam estar alinhadas para que as empresas possam alcançar os melhores resultados possíveis com maior economia de recursos, tangíveis ou intangíveis. 

Portanto, para implementar a logística agrícola em uma perspectiva estratégica, é essencial integrar três processos fundamentais: apoio à produção e distribuição agrícola, além da logística da cadeia de suprimentos.

 

Quando esses processos estão coordenados, é possível otimizar a gestão logística no agronegócio. Assim, a cadeia produtiva pode alcançar altos níveis de qualidade em todos os produtos, garantindo melhores resultados para a empresa no curto, médio e longo prazo. 

Para entender melhor como coordenar esses processos, discutiremos sobre cada um deles  com mais detalhes. Continue lendo para saber como eles podem melhorar seu negócio.

Logística no agronegócio da cadeia de suprimentos

Um dos maiores desafios do agronegócio é fazer a gestão adequada da produção para melhorar a eficiência e economizar recursos.

Portanto, o principal objetivo da logística da cadeia de suprimentos é reduzir os custos de produção e de mercado, considerando os prazos desde a mercadoria a ser transportada até a manutenção da alta produtividade da empresa agrícola.

Esse processo está totalmente embasado no PDCA: planejamento, execução, controle de armazenamento e movimentação de insumos dos fornecedores aos clientes, sempre buscando as condições ideais para que a empresa atenda às necessidades do mercado, em um ciclo contínuo.

Logística de apoio à produção

Levando em consideração as necessidades do mercado atual, o controle de estoque e a rotação de produtos são processos essenciais que permitem às empresas aproveitar todas as oportunidades de negócios sem sofrer perdas por itens excessivos ou insuficientes.

Portanto, a logística no agronegócio é voltada tem como objetivo alinhar as operações de armazenamento para garantir a disponibilidade ideal do produto em qualquer época do ano.

Para atingir esse objetivo, é fundamental que as empresas que desejam os melhores resultados invistam em softwares de gestão e outras ferramentas técnicas desenvolvidas especificamente para o setor de logística no agronegócio.

LEIA MAIS: Como a gestão logística no setor agrícola pode trazer mais lucro para sua empresa rural

Logística de distribuição

O processo de transporte de cargas e entrega dos produtos no setor agrícola é suscetível a vários fatores característicos do segmento, como fragilidade, época de colheita,  perecibilidade e muitos outros requisitos especiais que podem alterar completamente a dinâmica da logística de transporte de cargas.

Portanto, a logística de distribuição deve ser capaz de proporcionar condições ideais de armazenamento, levando em consideração fatores como umidade, temperatura ambiente, e tipos de embalagens utilizadas no processamento.

Portanto, ter transportadores qualificados e aderentes para fazer a coleta, distribuição e entrega de produtos agrícolas pode fazer toda a diferença na qualidade do produto entregue, quanto na pontualidade.

Portanto, percebemos a importância da integração e atualização contínua de todos os processos de abastecimento, suporte e logística de distribuição. Isso pode ser facilmente conquistado com as principais tendências em logística no agronegócio, como o uso de sistemas de gestão que automatizam todo o processo.

 

 

Sistema Online Fretefy: gestão no transporte de cargas da logística no agronegócio

É mais fácil padronizar as práticas de negócios e criar rotinas com a tecnologia, não é mesmo? É uma forma ágil para solução de problemas logísticos.

Ao compreender a importância da logística no agronegócio como um diferencial competitivo, fica claro o porquê tantas empresas buscam soluções para entregar melhor e com mais agilidade.

Um sistema pode automatizar boa parte do trabalho operacional, garantindo maior inteligência e precisão à sua operação. O aumento da eficiência logística será certo, já que os gargalos na sua operação vão ficar evidentes e fáceis de resolver. Enquanto isso, seu custo pode ser reduzido drasticamente com a otimização de tempo e ganho de produtividade. A competitividade do seu negócio, certamente, estará em destaque no mercado.

 

Inovação para a logística no agronegócio

Após a leitura desse artigo, vimos que apostar em tecnologia, otimização de processos e gestão automática e inteligente são os pontos chave para impulsionar a logística no agronegócio. 

Modernizar o processo logístico não contribui apenas para sua empresa, mas também incentiva o mercado e a agricultura brasileira.

Vamos juntos revolucionar a sua logística e a agricultura com Fretefy!


ESCRITO POR

Mariana Mitsui

Analista de comunicação voltada para redação e revisão, coordenação de assessoria de imprensa e formação de parcerias.