Garanta seu software logístico com
15% off na primeira mensalidade

Esta promoção acaba em
00

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

Quero aproveitar

Otimização logística: uma virada de chave na sua gestão

Otimização logística: uma virada de chave na sua gestão

A otimização logística deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade entre operadores da cadeia logística. Essa mudança ficou acentuada após o período inédito de pandemia, que mudou hábitos de consumo e consolidou os canais digitais como uma fonte de receita relevante.

Hoje, as transformações nas tantas etapas logísticas geram economia de custos sem abrir mão da qualidade da entrega. Ou seja, por mais que a empresa diminua os custos do frete e o tempo necessário até a conclusão da viagem, não há gastos extras à despachante.

Isso só é possível por conta das novas tecnologias, mais especificamente a logística 4.0. Em comum, todas as novas soluções surgem através das possibilidades até então inéditas das soluções digitais aplicadas à cadeia logística, como funções automatizadas e sistemas que acompanham a complexidade dos atuais processos.

Para explicar melhor e mostrar como a otimização logística é uma necessidade, nós da Fretefy preparamos este artigo e reunimos as informações mais úteis sobre este tema!

O que é otimização logística?

A otimização logística diz respeito aos métodos que tornam etapas logísticas mais eficientes, gerando economia de recursos ou reduzindo prazos de conclusão de etapas.

Hoje, há diferentes métodos e técnicas que otimizam as etapas até a conclusão do frete. No entanto, essas técnicas servem como diretrizes para a gestão da cadeia logística do seu negócio. Na prática, são formas de gerir as etapas, mas não concretiza processos e nem necessariamente geram ganhos em termos mais amplos.

Neste sentido, a tecnologia surge como uma importante aliada. Além de acompanhar a Revolução Industrial 4.0, onde os processos de diferentes indústrias consideram os últimos avanços digitais, ela otimiza etapas já consolidadas.

Anos antes, otimizar a logística da empresa seria investir no tamanho da frota de caminhões e na área atendida pelo negócio. Entretanto, as empresas que buscam a otimização logística nos dias atuais devem voltar a atenção à automação e aos sistemas de gestão logística mais verticalizados.

Porém, investir em otimização não é tão simples. Isso porque a demanda do mercado, especialmente ao fim da pandemia, tornou-se crescente. Sendo assim, a busca pela maior eficiência aos clientes e empresas não deve representar custos extras aos destinatários.

Isso faz com que as empresas logísticas passem a olhar internamente caso queiram otimizar etapas logísticas. Assim, o planejamento é a palavra chave, assim como a gestão focada na redução de erros.

O impacto da tecnologia na otimização logística

Cloud em cima do teclado

Nos dias atuais, a otimização logística virou uma disputa em diferentes mercados. Tudo isso para alcançar o menor tempo de entrega possível ao destinatário.

Nessa corrida, não há alternativa senão recorrer à tecnologia em todas as etapas. Da separação do pacote ao rastreamento em tempo real, todo tempo é precioso e impacta na agilidade das tantas etapas logísticas.

A coleta não é um alvo frequente das tecnologias. Embora possa ser otimizada, esta primeira etapa parte de soluções relacionadas às estratégias de coleta.

Por outro lado, a etapa de armazenagem e distribuição é alvo das principais tecnologias. Nesses espaços, muitos galpões contam com processos automatizados e etiquetas que monitoram pacotes com precisão.

Na prática, a esteira conta com um sistema de inteligência artificial para separar pacotes por tamanhos e destinos, além de leitor óptico para salvar dados e atualizar status do pacote, enquanto embalagens podem utilizar o rastreamento inteligente para apresentar informações de choque, temperatura e localização.

Por fim, as últimas etapas até a entrega final são alvos de tecnologias relacionadas à gestão da frota. Antes, o acompanhamento se resumia a planilhas e ligações, mas hoje todas as informações ficam centralizadas em um sistema próprio e intuitivo para controlar toda a frota em poucos cliques.

De acordo com um levantamento feito pela Fundação Dom Cabral que ouviu 275 empresas logísticas, mais da metade das empresas acreditam que a tecnologia é a solução para reduzir custos e otimizar a logística.

Ainda segundo o estudo, para alcançar melhores resultados, as saídas estão no rastreamento de cargas, no processamento de pedidos, na automação dos canais de distribuição e na melhora do planejamento da demanda.

Quais são as dificuldades em otimizar a logística brasileira?

A otimização logística avança a passos largos no Brasil, mas há barreiras que dificultam avanços mais expressivos.

Um dos fatores é o papel do digital dentro das empresas que dependem das etapas logísticas. Com o avanço da tecnologia, iniciou-se uma mudança: agora as empresas trabalham com menos estoques visto a redução de custos.

Neste sentido, as empresas que antes despachavam centenas de pacotes, hoje trabalham com entregas mais fluídas graças ao avanço das empresas logísticas.

Esse fenômeno acompanha mercados que buscam economia até mesmo na armazenagem do próprio produto, deixando de estocar para investir em sistemas mais fluídos.

Assim, a relação entre oferta e demanda fica abalada, e há a necessidade de ter respostas mais ágeis por parte das empresas logísticas. Ou seja, as coletas acontecem com mais frequência e acompanham os pedidos que são feitos diariamente.

Porém, para seguir essa atual necessidade do mercado, as operadoras logísticas devem realizar a otimização logística de equipamentos, veículos e, claro, plataformas que tornam a comunicação mais assertiva.

Por fim, vale a pena ressaltar que essa tendência torna o mercado mais competitivo e ao mesmo tempo deixa clientes mais rigorosos, afinal basta uma rápida pesquisa para encontrar empresas logísticas que buscam oferecer entregas nos menores prazos.

Como a otimização logística pode ser a virada de chave que faltava na sua gestão

Operadores logísticos trabalhando

Otimizar as etapas logísticas da sua empresa não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade. Anos antes, a infraestrutura adequada era cara, assim como acesso aos sistemas próprios para a gestão logística. Felizmente, aos poucos estes desafios têm sido superados e hoje as empresas logísticas realizam a otimização logística de modo facilitado.

Essa virada de chave nasce a partir da superação de certos desafios, como a redução do tempo necessário em cada processo, o uso consciente de espaço do veículo, a gestão eficiente da logística, entre outros aspectos ligados à infraestrutura e tomada de decisão.

Entre todas as barreiras, a principal forma de iniciar a mudança do seu negócio do jeito certo é centralizar informações logísticas. Ou seja, manter em um só lugar os dados sobre frota, prazos, clientes, pacotes, condições de tráfego e demais conteúdos que interessam ao gestor.

Com isso, há mais facilidade na hora de traçar mudanças mais expressivas. Seja no desenho da rota mais eficiente e janelas de entrega ou sequenciamento inteligente e prioridade dos clientes, toda mudança é feita com mais assertividade.

Contudo, entre tantas informações, a grande dificuldade para os gestores é compilar essas informações com viabilidade. Felizmente, para isso a tecnologia tem sido uma excelente aliada!

Como a tecnologia ajuda na otimização logística?

A tecnologia otimiza a logística ao oferecer soluções que consideram formas práticas de automação de processos logísticos e de centralizar dados pertinentes aos fretes. Hoje, tanto o machine learning quanto o cloud computing são capazes de aumentar as chances de sucesso ao tomar decisões e, acima de tudo, criar um ambiente logístico otimizado.

Na prática, a plataforma correta é capaz de centralizar todos os indicadores mais importantes ao gestor sem deixar de acompanhar erros e processos que geram impactos na operação.

Quais os benefícios da otimização logística?

Calculadora

A otimização logística pode ser alcançada e gerar melhorias contínuas aos processos que antecedem a conclusão da entrega. Tudo isso graças ao papel da tecnologia, que centraliza e usa os dados armazenados em decisões mais positivas.

Para ser ainda mais específico, vale a pena trazer os principais benefícios de otimizar processos logísticos. Abaixo, nós listamos as vantagens mais úteis aos gestores!

1. Aumenta a satisfação do cliente

As entregas cada vez mais ágeis empoderam os clientes e tornam a busca por melhores níveis de satisfação mais difícil, ao menos entre as empresas que não otimizam processos logísticos.

2. Facilita a análise de indicadores logísticos

Com a plataforma correta, você consegue realizar a análise de todos os indicadores logísticos com poucos cliques. Isso é possível porque a otimização logística baseada na armazenagem de dados torna as informações mais acessíveis.

3. Reduz gastos e prazos

Entre todos os benefícios, a redução de gastos e prazos está entre as principais vantagens da otimização logística. Muitas vezes, os custos de logística em certas indústrias são determinantes na hora de buscar melhores resultados. Sendo assim, há um interesse nos métodos que reduzem custos sem prejudicar os prazos.

Neste sentido, a tecnologia e seu processamento eficaz surgem como a melhor solução. Com algoritmos únicos e ferramentas de gestão completas, a entrega acontece sem erros e otimiza rotas, tempos de processamentos e espaços da frota. Tudo com o propósito de gerar mais resultados.

Veja como Automatizar sua logística

O primeiro passo...

Para dar o primeiro passo em busca da otimização logística, nós da Fretefy podemos ajudar!

Com soluções baseadas na logística 4.0, desenvolvemos uma plataforma completa para diminuir erros e facilitar o acompanhamento dos tantos indicadores da sua cadeia logística.

Caso queira entender e conhecer, clique aqui e descubra o software logístico para transportadoras e embarcadores da Fretefy!

Última atualização:

19

de

August

de

2022

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post