+1600 profissionais da logística usam o Fretefy.

Entenda aqui.
Gestão Logística

3 Estratégias para sua Gestão de Fretes

A gestão de frete é uma etapa essencial do seu processo logístico e abrange muitos processos no decorrer de sua estrutura, faz parte de um planejamento logístico que a empresa precisa ter para que a carga chegue até o cliente com eficiência, dentro de um ciclo logístico funcional para benefício de ambas as partes.

Fazer uma boa gestão de frete é fundamental e a seguir iremos abordar como você pode aplicar suas estratégias para que sejam focadas nos seus objetivos e relevantes nos seus resultados.

Gestão de Fretes: por que é importante?

Primeiramente é importante entender que uma boa gestão de frete é a reunião de estratégias e processos eficazes alinhados ao controle das operações e redução de custos logísticos sendo um conjunto de ações eficientes que realizadas em conjunto tem como objetivo o sucesso do embarque até o cliente final.  

No cenário atual principalmente do Brasil, todo esse processo de gestão de frete é fundamental para a organização e para o crescimento de qualquer empresa, controlar os gastos com frete é uma das prioridades principalmente nesse momento, que nunca se precisou tanto do setor logístico como agora em meio a uma pandemia.

Organizando por todas as etapas e seguindo estratégias fica fácil desempenhar a gestão de frete, pois cada detalhe é importante e vai ajudar na qualidade do serviço.

Como aplicar a gestão de fretes?

A gestão de fretes exige estratégias bem pensadas para controlar todas as ações envolvidas, uma boa gestão de frete por algumas vezes pode ser considerada uma tarefa difícil, porém é necessário apenas usar os recursos adequados e organizar operações. Vamos ver a seguir algumas ações que podem lhe ajudar neste processo:

  • Definir seu budget
  • Planejar de custos
  • Estruturar ações essenciais  
  • Organizar a quantidade de mercadorias, considerando o roteiro até os clientes
  • Verificar custo de cada caminhão
  • Esteja preparado para possíveis contratempos como multas, acidentes e etc.
  • Organizar as datas de entregas
  • Manutenções
  • Siga a programação/planejamento para evitar falhas

Seguindo um plano de ação fica mais fácil administrar sua gestão de fretes, essas são apenas algumas ações que podem ser tomadas previamente para uma melhor organização da gestão de fretes, mas cada empresa define quais ações são mais aderentes ao seu processo de gestão.

1.6 mil profissionais de logística substituíram suas planilhas manuais pela automatização do Fretefy

SAIBA COMO AQUI

Gestão de fretes: 3 estratégias para seguir

As estratégias irão ajudar você a se organizar melhor na sua gestão de fretes e desenvolver um potencial competitivo de mercado;

1- Planeje a estrutura dos seus processos

O planejamento é indispensável em qualquer etapa da sua gestão de fretes e fazer isso com antecedência levando em contas todos os fatores que você precisa priorizar é algo extremamente estratégico, por isso não pense que planejar é perca de tempo porque muitos dizem “nunca sai como o planejado”, pelo contrário, planejar é se antecipar a possíveis falhas ou problemas que podem ser resolvidos com muito mais rapidez quando existe planejamento.

Pensar na estrutura de processos em cada etapa desde de questões burocráticas e documentais até as etapas finais onde já envolve os roteiros e entrega para o cliente é fundamental. Cada etapa é importante para a gestão de fretes e deve ser pensada considerando a etapa anterior e posterior para não haja percalços ou atrasos.  

A redução de gastos é um benefício do planejamento adequado da gestão de fretes e o que mais fará diferença no final das contas, afinal que empresa não quer reduzir custos?!

2 – Monitore seus processos em tempo real

Para manter uma gestão de fretes atualizada e em constante modernização é essencial monitorar todos os processos em tempo real, sabe por que?

Obter as informações mais importantes em tempo real otimiza muito todas as suas operações e lhe da agilidade na tomada de decisões, além de segurança e dinamismo na sua gestão de fretes. Parece clichê, mas modernizar suas operações faz toda a diferença e traz diversos benefícios, aposte em um software que pode proporcionar rapidez na sua gestão de frete e máxima seus resultados.

A Fretefy é um software especializado em gestão de fretes e cargas e pode ajudar você a automatizar todos os seus processos e melhor ainda pode ser integrado à maioria dos sistemas logísticos sendo super adaptável. Para conhecer todos os detalhes desse software acesse o site www.fretefy.com.br

3 – Busque a excelência

Toda empresa tem o dever de entregar o melhor a seus clientes e com a logística não é diferente, busque entregar a excelência em tudo que é oferecido pela empresa considere cada etapa como um desafio para melhorar bancando sempre alcançar a excelência.

Uma empresa consolidada sabe que se manter competitiva no mercado é algo difícil, mas não impossível e buscar a excelência em seus processos é algo que além de desenvolver uma cultura organizacional, proporciona a seus clientes confiança e credibilidade.

A gestão de fretes é algo que envolve uma série de ações do dia a dia que com o passar do tempo podem ser aprimoradas de várias maneiras até que atinjam os melhores resultados.

Afinal, a gestão de fretes

É algo que todas as empresas precisam adotar como prioridade na sua administração, para que sua gestão de fretes seja realmente assertiva é preciso estar alinhada com os objetivos, metas e principalmente orçamento da empresa para não criar gargalos financeiros.

Nossa principal missão neste texto é deixar claro o quanto a gestão de fretes é extremamente importante e nele citamos de que maneira aplicar uma gestão de frete coerente e identificamos 3 estratégias super importantes que podem ajudar você no seu caminho para gestão de fretes.

A gestão de fretes é um desafio possível de alcançar e você pode perfeitamente aplicar na sua área logística e evitar custos logísticos desnecessários.

Gostou deste texto? Aproveita para assinar nossa Newsletter e ficar por dentro de muitas novidades sobre logística

Gostou do artigo? Me ajude a compartilhar:
ESCRITO POR

Autora: Jessica Ribas

Analista de Comunicação Digital focada em criação de conteúdo.

Junte-se a 11 mil inscritos para receber conteúdos sobre logística

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Não enviaremos SPAM. Somente dicas de gestão, notícias e aprendizados