+1600 profissionais da logística usam o Fretefy.

Entenda aqui.
Notícias sobre logística

As Fronteiras da Logística Desapareceram

Na atualidade a logística ganhou uma dimensão nunca vista

Os negócios mudam e crescem rapidamente tornando a cadeia cada vez mais complexa. Influenciada pelo crescimento do comércio eletrônico explodindo, canais de distribuição se multiplicando, novos comportamentos de consumo assumindo facetas inesperadas, novos modelos de negócios visando agilidade, avanços tecnológicos a logística passa a ter um papel diferenciado. Armazenar e transportar são funções que se expandiram exponencialmente. As fronteiras da logística desapareceram. Não tem mais como discutir processos logísticos sem falar de negócios. E já está mais do que na hora de parar de culpar “os outros” na organização. Vendas culpa logística que culpa planejamento que culpa manufatura que culpa compras. Ufa!!! Já está na hora de integrar tudo isso.

Faz tempo que não tem mais como separar as coisas, mas agora, acredite, não tem mais jeito mesmo. Parece obvio, mas a figura daquele superespecialista, que conhece todos os tipos de caminhão que existem, que conhece todas as rotas de cabeça ou calcula estoques ideais com base em fórmulas estatísticas sofisticadas ou no Excel que apenas uma pessoa pilota não é mais suficiente. Tem ferramentas mais adequadas, mais rápidas e com custos menores, o que é o caso dos softwares logísticos que utilizam a mais alta tecnologia a seu favor, proporcionando redução de custos logísticos. Por isso logísticos, cuidado. É primordial introduzir uma revolução na forma como a logísticas opera.

1.6 mil profissionais de logística substituíram suas planilhas manuais pela automatização do Fretefy

SAIBA COMO AQUI

Existe mais do que nunca a necessidade de se destacar quando o cliente exige, os canais se multiplicam e os requerimentos de entrega ameaçam a sobrevivência das empresas. Estamos na era da informação. O cliente possui a capacidade de se antecipar. Fatores de sucesso implicam em possuir uma visão holística. Enxergar o todo e não apenas partes. Pouquíssimas organizações possuem a habilidade de “enxergar” este todo: desde a compra do material, passando pela fabricação de um produto e permeando a cadeia até chegar ao ponto de vendas e de consumo. Não dá para desvincular funções na organização. Elas precisam de alguma forma buscar a integração. Criar meios para isso é fundamental. Só assim, a capacidade de resposta aumenta. Embora a última milha esteja no varejo ela influencia toda a cadeia de abastecimento, incluindo o conceito de colaboração entre as partes.

Coleta de dados e geração de informações em tempo real, permitem a visibilidade na cadeia de valor, monitoramento de cargas, é essencial para administrar toda a extensão da cadeia. Os logísticos precisam desenvolver outras competências, buscar novos conhecimentos, novas habilidades. Estamos vivendo uma verdadeira transformação na logística precisamos elevar o nível de serviço logístico. E não queremos ficar fora desta realidade. Educação e atualização é preciso. E para refletir comigo sobre este assunto tenho o privilégio de “prosear” com o amigo RODRIGO ACRAS.

Acompanhe o vídeo completo sobre esse tema tão interessante na logística, com PAULO ROBERTO BERTAGLIA e RODRIGO ACRAS.

Gostou do artigo? Me ajude a compartilhar:
ESCRITO POR

Autor: Paulo Roberto Bertaglia

Professor, palestrante, escritor e fundador e diretor executivo da BERTHAS

Junte-se a 11 mil inscritos para receber conteúdos sobre logística

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Não enviaremos SPAM. Somente dicas de gestão, notícias e aprendizados