Garanta seu software logístico com
30% de descontona implantação.

Esta promoção acaba em
00

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

Quero aproveitar

Controle logístico: entenda o que é, como funciona e as vantagens

Controle logístico: entenda o que é, como funciona e as vantagens

Para inúmeras organizações, o controle logístico é o alicerce de uma operação de transportes de sucesso. Afinal, no contexto globalizado atual, é comum que fornecedores e clientes se localizem em regiões, cidades, países e até continentes distintos. 

Assim, uma cadeia de suprimentos bem estruturada desempenha um papel indispensável no sistema de abastecimento e distribuição. Desse modo, as transportadoras assumem um compromisso pela qualidade dos serviços prestados.

Para manter o fluxo das mercadorias, é indispensável ter o controle das atividades com bastante planejamento e melhorias contínuas. Confira mais a seguir detalhes sobre o assunto!

Controle logístico: o que é e como funciona?

O controle logístico se refere ao acompanhamento das etapas de trabalho da equipe envolvida nos abastecimentos das organizações e na distribuição de produtos. Em relação a empresas de logísticas, esse processo envolve:

  • monitoramento das entregas;
  • rastreamento da frota;
  • acompanhamento do fluxo de mercadorias;
  • agendamento das entregas;
  • gestão das mercadorias armazenadas.

Com uma visibilidade maior no andamento das entregas, a empresa se torna capaz de satisfazer seus clientes com mais rapidez e eficiência para resolver problemas.

Essa rotina é alcançada por meio da análise dos resultados de indicadores de desempenho. Com esse recurso, os gestores conseguem colher dados para tomar decisões estratégicas para o negócio. 

Confira as melhores soluções em tracking de monitoramento de carga!

Quais são as vantagens do controle logístico?

Todas as decisões tomadas pelos líderes do negócio são capazes de gerar grandes mudanças no dia a dia da empresa. Assim, é fundamental conhecer as vantagens desse controle para seu empreendimento. Acompanhe!

Promove a redução de custos

Despesas com operações logísticas são as maiores do mercado: manutenção de frota, abastecimento dos veículos, contratação de motoristas e outros. Esses fatores consomem grande parte dos rendimentos. Então, é natural que haja um foco na redução de custos.

Entretanto, é necessário fazer uma distinção essencial. Controlar os gastos não é um objetivo a ser alcançado por meio da redução da qualidade. Isso acontece por meio de uma economia concreta, resultado do aprimoramento das operações. 

Reduz a incidência de erros

Outra vantagem do controle logístico é a diminuição na incidência de erros. Decisões tomadas sem o devido cuidado podem gerar prejuízos para a empresa. Isso normalmente acontece quando o gestor se baseia em experiências pessoais para tocar o negócio.

Hoje, as organizações estão se desenvolvendo a partir da gestão de dados, baseados no comportamento do mercado. Assim, é possível identificar tendências e antecipar demandas. 

Aumenta a competitividade

O setor logístico é um segmento altamente competitivo. Nesse contexto, é natural que as transportadoras busquem meios de se destacar perante a concorrência para atrair novos consumidores e construir uma reputação confiável. 

Um dos pontos que mais influencia na experiência de compra dos clientes é o prazo de entrega. Assim, é importante diversificar esse serviço com outras opções de envio, como a entrega expressa.

Torna o setor mais produtivo

Realizar mais com menos recursos é uma meta de muitas empresas, o que pode ser alcançado com a otimização de processos por meio de soluções tecnológicas.

Softwares de roteirização, por exemplo, oferecem possibilidades de criar rotas mais ágeis. Consequentemente, pode-se fazer mais entregas no mesmo período e atender mais consumidores. 

Como colocar o controle logístico em prática?

Confira algumas dicas para implementar o controle logístico em sua empresa com eficiência a seguir. 

Qualifique a equipe

Trata-se do aprimoramento da companhia como um todo, desde a capacitação dos gestores até o treinamento da equipe operacional. 

Assim, cria-se um senso de pertencimento e valorização de pessoal que ajuda a melhorar a qualidade nos processos. 

Os treinamentos de segurança do trabalho, por exemplo, aumentam a segurança nas operações e previne avarias nos produtos. 

Monitore a frota

A organização assume a responsabilidade sobre seu patrimônio, assim evita-se danos e extravios. Para isso, é importante utilizar sistema de rastreamento em tempo real.

Trata-se de um recurso que aproxima a relação dos clientes, pois permite o compartilhamento de informações sobre as entregas para os consumidores. Assim, o serviço se torna mais confiável e transparente. 

Cuide das condições da frota

Em uma empresa de logística, a frota é o maior bem da organização, usados na prestação de serviços. Assim, o indicado é planejar rotinas para a gestão dos veículos. 

Um dos fatores mais importantes para cuidar da frota é a manutenção preventiva, a fim de prolongar a vida útil dos veículos, aumentando sua produtividade. Assim, consegue-se a redução de custos.

Otimize a gestão de documentos

Cada registro das transações empresariais precisam ser arquivadas para consultas posteriores, como orçamentos e comprovantes de entrega. Para facilitar esse processo, use programas de automação, como aqueles de emissão de notas fiscais.

Além disso, tais recursos garantem a proteção de dados a todos os envolvidos. Desde a aprovação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), todas as organizações devem adequar seus procedimentos para proteger informações pessoais. 

Use tecnologia de ponta

O papel da tecnologia no aprimoramento da relação entre empresa e cliente é fundamental. Tais ferramentas também aperfeiçoam os serviços prestados e permitem a diferenciação no mercado. 

Qual o principal objetivo do processo logístico?

O processo logístico funciona essencialmente para facilitar a relação entre a produção e o fluxo do produto. Os processos logísticos devem levar em consideração os mais diversos aspectos da produção, com foco nos pilares de tempo, custo e qualidade.

As empresas que conseguirem coordenar adequadamente seus processos logísticos poderão monitorar, controlar e melhorar todas as suas etapas de produção, incluindo produção, consumo, armazenamento e vendas. 

No entanto, os gestores não devem ignorar o fato de que o processo logístico também está relacionado a diversas variáveis ​​externas, especialmente afetadas pela especificidade da localização.

Ela determina o custo e a conveniência do transporte, tempo de armazenamento, proximidade com outros locais da cadeia de suprimentos, abastecimento, proximidade com o mercado consumidor, e outros.

Saiba mais sobre o monitoramento de carga da Fretefy!

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu sobre a importância do controle logístico para sua empresa, a fim de aprimorar os processos e elevar a qualidade nos serviços prestados. 

Para implementá-lo, siga as recomendações que separamos por aqui e obtenha sucesso nos resultados. 

Última atualização:

21

de

February

de

2024

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post