Para inúmeras organizações, o controle logístico é o alicerce de uma operação de transportes de sucesso. Afinal, no contexto globalizado atual, é comum que fornecedores e clientes se localizem em regiões, cidades, países e até continentes distintos.
Assim, uma cadeia de suprimentos bem estruturada desempenha um papel indispensável no sistema de abastecimento e distribuição. Desse modo, as transportadoras assumem um compromisso pela qualidade dos serviços prestados.
Para manter o fluxo das mercadorias, é indispensável ter o controle das atividades com bastante planejamento e melhorias contínuas. Confira mais a seguir detalhes sobre o assunto!
Controle logístico: o que é e como funciona?
O controle logístico se refere ao acompanhamento das etapas de trabalho da equipe envolvida nos abastecimentos das organizações e na distribuição de produtos. Em relação a empresas de logísticas, esse processo envolve:
- monitoramento das entregas;
- rastreamento da frota;
- acompanhamento do fluxo de mercadorias;
- agendamento das entregas;
- gestão das mercadorias armazenadas.
Com uma visibilidade maior no andamento das entregas, a empresa se torna capaz de satisfazer seus clientes com mais rapidez e eficiência para resolver problemas.
Essa rotina é alcançada por meio da análise dos resultados de indicadores de desempenho. Com esse recurso, os gestores conseguem colher dados para tomar decisões estratégicas para o negócio.
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Quais são as vantagens do controle logístico?
Todas as decisões tomadas pelos líderes do negócio são capazes de gerar grandes mudanças no dia a dia da empresa. Assim, é fundamental conhecer as vantagens desse controle para seu empreendimento. Acompanhe!
Promove a redução de custos
Despesas com operações logísticas são as maiores do mercado: manutenção de frota, abastecimento dos veículos, contratação de motoristas e outros. Esses fatores consomem grande parte dos rendimentos. Então, é natural que haja um foco na redução de custos.
Entretanto, é necessário fazer uma distinção essencial. Controlar os gastos não é um objetivo a ser alcançado por meio da redução da qualidade. Isso acontece por meio de uma economia concreta, resultado do aprimoramento das operações.
Reduz a incidência de erros
Outra vantagem do controle logístico é a diminuição na incidência de erros. Decisões tomadas sem o devido cuidado podem gerar prejuízos para a empresa. Isso normalmente acontece quando o gestor se baseia em experiências pessoais para tocar o negócio.
Hoje, as organizações estão se desenvolvendo a partir da gestão de dados, baseados no comportamento do mercado. Assim, é possível identificar tendências e antecipar demandas.
Aumenta a competitividade
O setor logístico é um segmento altamente competitivo. Nesse contexto, é natural que as transportadoras busquem meios de se destacar perante a concorrência para atrair novos consumidores e construir uma reputação confiável.
Um dos pontos que mais influencia na experiência de compra dos clientes é o prazo de entrega. Assim, é importante diversificar esse serviço com outras opções de envio, como a entrega expressa.
Torna o setor mais produtivo
Realizar mais com menos recursos é uma meta de muitas empresas, o que pode ser alcançado com a otimização de processos por meio de soluções tecnológicas.
Softwares de roteirização, por exemplo, oferecem possibilidades de criar rotas mais ágeis. Consequentemente, pode-se fazer mais entregas no mesmo período e atender mais consumidores.
Como colocar o controle logístico em prática?
Confira algumas dicas para implementar o controle logístico em sua empresa com eficiência a seguir.
Qualifique a equipe
Trata-se do aprimoramento da companhia como um todo, desde a capacitação dos gestores até o treinamento da equipe operacional.
Assim, cria-se um senso de pertencimento e valorização de pessoal que ajuda a melhorar a qualidade nos processos.
Os treinamentos de segurança do trabalho, por exemplo, aumentam a segurança nas operações e previne avarias nos produtos.
Monitore a frota
A organização assume a responsabilidade sobre seu patrimônio, assim evita-se danos e extravios. Para isso, é importante utilizar sistema de rastreamento em tempo real.
Trata-se de um recurso que aproxima a relação dos clientes, pois permite o compartilhamento de informações sobre as entregas para os consumidores. Assim, o serviço se torna mais confiável e transparente.
Cuide das condições da frota
Em uma empresa de logística, a frota é o maior bem da organização, usados na prestação de serviços. Assim, o indicado é planejar rotinas para a gestão dos veículos.
Um dos fatores mais importantes para cuidar da frota é a manutenção preventiva, a fim de prolongar a vida útil dos veículos, aumentando sua produtividade. Assim, consegue-se a redução de custos.
Otimize a gestão de documentos
Cada registro das transações empresariais precisam ser arquivadas para consultas posteriores, como orçamentos e comprovantes de entrega. Para facilitar esse processo, use programas de automação, como aqueles de emissão de notas fiscais.
Além disso, tais recursos garantem a proteção de dados a todos os envolvidos. Desde a aprovação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), todas as organizações devem adequar seus procedimentos para proteger informações pessoais.
Use tecnologia de ponta
O papel da tecnologia no aprimoramento da relação entre empresa e cliente é fundamental. Tais ferramentas também aperfeiçoam os serviços prestados e permitem a diferenciação no mercado.
Qual o principal objetivo do processo logístico?
O processo logístico funciona essencialmente para facilitar a relação entre a produção e o fluxo do produto. Os processos logísticos devem levar em consideração os mais diversos aspectos da produção, com foco nos pilares de tempo, custo e qualidade.
As empresas que conseguirem coordenar adequadamente seus processos logísticos poderão monitorar, controlar e melhorar todas as suas etapas de produção, incluindo produção, consumo, armazenamento e vendas.
No entanto, os gestores não devem ignorar o fato de que o processo logístico também está relacionado a diversas variáveis externas, especialmente afetadas pela especificidade da localização.
Ela determina o custo e a conveniência do transporte, tempo de armazenamento, proximidade com outros locais da cadeia de suprimentos, abastecimento, proximidade com o mercado consumidor, e outros.
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Conclusão
Neste artigo, você aprendeu sobre a importância do controle logístico para sua empresa, a fim de aprimorar os processos e elevar a qualidade nos serviços prestados.
Para implementá-lo, siga as recomendações que separamos por aqui e obtenha sucesso nos resultados.
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February
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2024