Fretefy
Soluções
TMS
Sistema de gerenciamento de transporte
YMS
Sistema de gerenciamento de pátio
DMS
Sistema de gerenciamento de entregas
Roteirizador
Planejador de rotas inteligente
Planner de Vendas
Planejamento estratégico de vendas
API de Roteirização
Integração e automação de sistemas
Torre de Controle
Gestão logística em tempo real
WMS
Sistema de gerenciamento de armazém
Marketplace de Fretes
Conexão de embarcadores e transportadoras
Conteúdo
Blog
Notícias e artigos sobre logística
Webinars
Conteúdo ao vivo com parceiros e profissionais da logística
E-books e Planilhas
Conteúdos completos e importantes
Quem somos
Contato
Falar com o suporte
Sou cliente e quero suporte da plataforma
Para receber suporte, mande um e-mail ou entre em contato conosco via telefone/WhatsApp
(41) 3542-1333
atendimento@fretefy.com.br
Acessar minha conta
Sou cliente e quero suporte da plataforma
Para receber suporte, mande um e-mail ou entre em contato conosco via telefone/WhatsApp
(41) 3542-1333
atendimento@fretefy.com.br
Falar com o suporte
Acessar minha conta

Last mile delivery: Saiba qual a importância para sua empresa!

Categoria:
DMS
Tempo de leitura:
8
minutos

O conceito de last mile delivery tem se tornado cada vez mais importante para as empresas. 

Essa etapa da entrega, que pode ser traduzida, como a última milha, é projetada para levar mercadorias de armazéns e lojas diretamente para as portas dos clientes de forma rápida e eficiente. 

Com a entrega na última milha, as empresas podem fornecer aos seus clientes experiências satisfatórias, o que os torna mais abertos a uma futura compra com a empresa. 

Portanto, não apenas é uma conveniência valiosa para os clientes, como também é uma maneira eficiente para as empresas aumentarem as vendas. 

A entrega na última milha – mas não apenas nessa etapa – requer planejamento cuidadoso, rastreamento preciso e prestadores de serviços confiáveis para ser bem sucedida. 

Quando feita corretamente, ela pode causar um impacto inegável nos resultados de uma empresa. Quer ver? Então continue a leitura!

O que é last mile delivery?

A last mile delivery é a etapa da entrega que inicia com a saída da mercadoria do armazém e vai até o momento em que ela chega nas mãos do consumidor.

Ela costuma ser um desafio para empresas que vendem online, pois é influenciada por inúmeros fatores e pode mudar a experiência de compra de um cliente.

Essa fase é tão importante que pode colocar em jogo o sucesso de uma empresa. Uma pesquisa da Capgemini, analisou que a lucratividade de uma empresa pode diminuir cerca de 26% em três anos, se não otimizar seus custos de last mile.

Além disso, uma pesquisa da Global Consumer Insights mostrou que a velocidade é um dos fatores mais importantes para uma experiência de compra positiva, juntamente com a conveniência, o atendimento e o conhecimento.

- Como funciona?

Quando pensamos em um processo logístico, é preciso considerar a cadeia de suprimentos que começa lá na produção da matéria-prima. 

Vamos dar o exemplo de uma mesa de madeira, por exemplo. Primeiramente, a árvore, que é a matéria-prima, deve ser plantada e, posteriormente retirada para o uso da madeira. 

Essa madeira passa por um processamento para virar uma mesa, na indústria, depois para o atacadista, que distribui para as lojas, para só então ser vendida e chegar ao consumidor final.

E é aí que a coisa pode ficar mais complexa, pois além do planejamento que deve haver por parte da empresa – que envolve planejamento de rotas, volume de entregas, custos, etc. – é preciso considerar também fatores como o trânsito, problemas com os veículos da frota, atrasos e outros fatores.

Afinal, qual a importância do last mile delivery?

Este tipo de entrega permite que as mercadorias sejam entregues diretamente na porta do consumidor, levando a prazos mais rápidos e a uma maior satisfação do cliente, com maior chance de fidelização. 

Ao ser capaz de superar as expectativas dos clientes, o e-commerce cria uma vantagem frente à concorrência e melhora a imagem da empresa, que se torna referência quando o assunto é entregas.

Além disso, a entrega eficiente tem o potencial de economizar dinheiro para as empresas em longo prazo, podendo usar essas economias para outras áreas de suas operações.

Last mile delivery x E-commerce: Qual a relação?

Qualquer e-commerce precisa se preocupar com o last mile delivery, afinal, a concorrência é acirrada e a marca precisa garantir a boa experiência do consumidor para conseguir fidelizá-lo. 

Suponha que o seu produto está com o mesmo valor do seu concorrente. Só que a entrega dele é em 3 dias e a sua em 6. Não tenha dúvidas que ele vai escolher a entrega mais rápida.

Por isso, investir em sistemas que ajudam a sua entrega a chegar mais rápido ao consumidor pode ser uma saída interessante para não ficar para trás e, principalmente, para se destacar.

Como o last mile delivery impacta a experiência do consumidor?

Esse é o momento em que o cliente tem o ponto de contato mais próximo com a marca. A experiência que ele tiver é o que vai ficar marcado na mente dele.

Muitas vezes no processo de last mile no Brasil, a empresa pensa em um processo de compra rápido, investe na velocidade do site e em formas de comprar em poucos cliques, mas peca na entrega ao cliente.

Para melhorar a sua last mile delivery, conte com a Fretefy!

Qual é o custo da last mile delivery?

É considerada uma das etapas mais caras e também uma das mais importantes. De acordo com a Mordor Intelligence, ela representa 56% dos custos de transporte.

Isso porque ela envolve uma série de processos pelos quais a entrega precisa passar e não é uma etapa simples. 

É preciso considerar imprevistos, logística, além de uma série de fatores externos que interferem diretamente no período em que a mercadoria chega ao cliente.

Fases da logística: Conheça o first mile, middle mile e last mile

- First mile

A First mile é a primeira etapa do processo de entrega da mercadoria ao cliente. Após a fase de fabricação, o produto passa para os centros de distribuição.

As distâncias costumam ser mais curtas nesse período e a operação, que possui inúmeros processos manuais, deve ser automatizada sempre que possível.

- Middle mile

A Middle mile é o transporte do armazém até o ponto de venda ou ainda para outros armazéns.

Nem sempre é uma fase existente em todas as companhias, mas é comum em grandes marcas, que entregam a longas distâncias.

- Last mile

A last mile é a entrega diretamente ao consumidor, sendo ele B2B ou B2C. É a mais desafiadora para as empresas e possui um peso enorme na opinião experiência do consumidor.

O artigo continua após conhecer nossos 3 produtos

Sistema TMS embarcador FretefySistema YMS para Gestão de Pátio FretefySistema DMS para Gestão de Entregas Fretefy

Nesse momento, é preciso contar com soluções que tornem a logística da sua marca muito mais produtiva e inteligente: um software de gestão logística para gerenciar fretes, frotas e monitorar toda a operação do trabalho. 

A Fretefy é um sistema de monitoramento de entrega inteligente, com tracking da própria frota, das transportadoras e de motoristas agregados e terceirizados. 

Deixe a Fretefy te ajudar a otimizar as suas entregas e a sua frota!

Conclusão

A last mile delivery é a última fase de entrega, que diz respeito ao momento em que o produto está chegando ao consumidor.

Ela é um desafio para as empresas, porque precisa ser rápida e eficiente para agradar ao consumidor, no entanto conta com diversos desafios.

Por isso, planejar todo o processo e contar com boas tecnologia é uma solução que beneficia a empresa, o cliente e todos os envolvidos no processo.

Para saber mais, conte com a Fretefy e confira nossas soluções!

Última atualização:

27

de

August

de

2024

Black-Friday Fretefy 2024
Veja nossa Super Oferta de Black Friday
Desbloquear meu desconto

Webinars relacionados

Experiência logística do consumidor na última milha

Experiência logística do consumidor na última milha

Assistir ao webinar
Como a logística consegue entregar valor agregado ao cliente?

Como a logística consegue entregar valor agregado ao cliente?

Assistir ao webinar
Autor do artigo
ESCRITO POR

Time Fretefy

Somos apaixonados por logística e gestão de fretes e transporte de cargas
Saiba mais sobre o autor

Os mais lidos do blog

Como funciona um roteirizador de carga?

Como funciona um roteirizador de carga?

Transformando a logística através do planejamento de rotas

Transformando a logística através do planejamento de rotas

Monitoramento de Carga influencia no atendimento ao cliente

Monitoramento de Carga influencia no atendimento ao cliente

Baixe este material

Gestão de Pátio: os desafios e as melhores práticas

Gestão de Pátio: os desafios e as melhores práticas

Controle de Entrega de Carga

Controle de Entrega de Carga

Categorias do Blog

  • TMS
  • YMS
  • DMS

Você também vai gostar de ler

Mobiis faz sua estreia na Intermodal

Mobiis faz sua estreia na Intermodal

Mobiis marca presença na Intermodal South America, apresentando soluções inovadoras em logística no maior evento do setor nas Américas.
Ler Post
A Mobiis chegou: fusão de logtechs cria gigante que já movimenta R$ 1,4 bilhão

A Mobiis chegou: fusão de logtechs cria gigante que já movimenta R$ 1,4 bilhão

Fretefy e Pathfind se unem na criação da Mobiis, nova gigante da logística que já movimenta bilhões. Confira os impactos dessa fusão!
Ler Post
Foco na Logística: Os Principais Eventos de Logística em 2025

Foco na Logística: Os Principais Eventos de Logística em 2025

Descubra os principais eventos de logística de 2025 no Brasil e prepare-se para inovações, networking e oportunidades transformadoras no setor!
Ler Post

A União de Forças que vai transformar o mercado de Logística no Brasil

Logo Pathfind by Mobiis
Logo Fretefy

Endereço:
R. Pasteur, nº 463 - salas 503 / 504 - Água Verde, Curitiba - PR, 80250-104

Telefone:
(41) 3542-1333

Soluções
TMS
YMS
DMS
Roteirizador
Conteúdo
Blog
Webinars
e-Books e Planilhas
Outros
Quem somos
Trabalhe conosco
Contato
®2024 Fretefy Tecnologia S.A.
Política de privacidade
Termos de UsoAPIInstagram FretefyLinkedIn FretefyYoutube FretefyFacebook FretefyFacebook Fretefy
Logo Fretefy

Endereço:
R. Pasteur, nº 463 - salas 503 / 504 - Água Verde, Curitiba - PR, 80250-104

Telefone:
(41) 3542-1333

Soluções
TMS
YMS
DMS
Roteirizador
Planner de Vendas
API de Roteirização
Torre de Controle
Marketplace de Fretes
WMS
Conteúdo
Blog
Webinars
e-Books e Planilhas
Outros
Quem somos
Trabalhe conosco
Contato
®2024 Fretefy Tecnologia S.A.
Política de privacidade
Termos de UsoAPIInstagram FretefyLinkedIn FretefyYoutube FretefyFacebook FretefyFacebook Fretefy