Logística de entrega: tecnologias deixam cliente mais satisfeito

Logística de entrega: tecnologias deixam cliente mais satisfeito

Você sabe porque a logística de entrega vem ganhando cada vez mais importância? A logística de entrega, ou de transporte, é uma área na logística com o objetivo de realizar entregas com o menor custo, de maneira ágil e com segurança.  

Com a logística de entrega é possível reduzir diversos tipos de problemas na separação e transporte de mercadorias, minimizando os gastos e aumentando a satisfação do cliente. Suas etapas incluem desde a identificação da forma de transporte adequada até a confirmação de entrega pelos clientes. Ao otimizar essas atividades, a empresa consegue entregar a quantidade de produtos exata, na data combinada e sem avarias para seus clientes.

A cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain Management (SCM), é o conjunto de atividades que envolvem a produção, armazenamento e transporte de produtos.  

Depósito de mercadorias

Nessa cadeia, o setor de transporte é o que está tendo maior destaque, pelo fato de estar acontecendo mudanças estruturais nos hábitos dos consumidores, especialmente após a pandemia do Covid-19.

Agora, o consumidor exige maior rapidez na entrega, sendo esse um grande diferencial competitivo. Pressionado, o varejo cobra da indústria e dos atacadistas uma agilidade ainda maior. No exterior, já é comum o same day delivery, ou seja, a entrega das mercadorias para o varejista no mesmo dia do pedido. Aqui no Brasil isso acontece nas grandes cidades, mas essa prática tende a se espalhar.

Como funciona a logística de entrega

Entregador com as mercadorias

Para ganhar em agilidade, eficiência, segurança e reduzir custos, a indústria, atacado (centros de distribuição) e transportadoras devem estar preparadas para adotarem boas práticas na gestão de entregas, que engloba os procedimentos certos no transporte e movimentação de produtos e mercadorias.  

Quando feita de maneira correta, a logística de entregas permite que seja enviada a quantidade exata de produtos aos lugares certos e na hora exata. Para isso funcionar, será necessário adotar alguns procedimentos como o controle do estoque, verificação da qualidade dos produtos, planejamento de rotas, criação de mapas de rotas, treinamento da equipe e outros.  

 Além disso, a adoção da logística de entrega também significa melhorar os procedimentos de gestão como o transporte de entrada e de saída; gestão de frota; armazenagem; manuseio de materiais; separação de pedidos; gestão de inventário; planejamento de demanda, etc.

Impacto positivo na logística de entrega

A adoção de uma logística de entrega eficiente sem dúvida irá consolidar o relacionamento com o cliente. Isso porque essa metodologia de gestão produz benefícios comprovados: facilidade na troca de informações entre motoristas e o SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente; previsão do dia e horário da entrega e diminuição dos erros.

Além disso, há benefícios adicionais, tais como o cumprimento de janelas de entregas; logística reversa mais eficiente; menos reclamações e aumento da credibilidade. 

É importante estar atento ao fato de que uma boa gestão de entregas tem como resultado a satisfação e fidelização do cliente. Daí a sua importância em toda a operação de armazenamento e transporte. Para que a operação de entrega ganhe em agilidade, toda a cadeia de recebimento e movimentação de produtos deve estar otimizada. Por exemplo: a separação de cargas no armazém precisa ser rápida e precisa, já que todo o processo ocorre em cadeia.  

Roubos, atrasos e avarias nos produtos afetam negativamente a experiência do consumidor durante o processo de entrega. Daí a importância da adoção de práticas como a otimização de rotas com o uso de tecnologias de roteirização; otimização do processo de separação de mercadorias no armazém, pois quanto mais organizada, mais rápida será a liberação dos pedidos e escolha da embalagem correta. 

Pátio com caminhões

Novas tecnologias como aliadas na logística

O uso das novas tecnologias está fazendo com que a logística de entrega se torne cada vez mais eficiente, ganhando em precisão e agilidade. O resultado é a diminuição de custos e maior satisfação do cliente. Com o avanço do mundo digital, a adoção de novos conceitos de gestão se torna imprescindível.

A logística 4.0 utiliza soluções digitais e automatizadas, a exemplo da Inteligência Artificial e IoT (Internet das Coisas) e o seu uso tenderá a intensificar com a implantação da nova tecnologia 5G no Brasil. A nova realidade digital utiliza drones para entrega, métodos de carregamento antecipado, sistemas de picking (separação) automatizados e até mesmo empilhadeiras sem operadores. 

 Na prática, a adoção das novas tecnologias resulta na otimização dos processos operacionais, a exemplo da gestão de entregas, que tem como principal função o monitoramento do transporte da carga em tempo real. A tecnologia também oferece outras vantagens, tais como planejar rotas de entregas mais eficientes; monitorar a operação de entrega em tempo real; melhorar a comunicação com o cliente e diminuir o número de reentregas. 

Software de gestão para otimizar a logística de entrega

E quando se fala em novas tecnologias, o uso de softwares de gestão é fundamental para ganho de produtividade em toda a cadeia de suprimentos. O Fretefy é um software de gestão logística para gerenciar cargas e fretes desde a ordem do pedido até a entrega do produto ao cliente.

O software da Fretefy consegue gerenciar a logística das empresas tanto que possuem frota própria, terceirizada ou que trabalham com transportadoras homologadas (fornecedor). O sistema fornece todas as ferramentas para acompanhar o trajeto do pedido desde a coleta até a entrega. Além disso, faz auditoria de frete e personalização de automações, dando alerta quando um pedido está atrasado e notificando quando o motorista sai da rota de entrega. 

Fretefy é um sistema 100% online de logística que possibilita a gestão de cargas de ponta a ponta. O software possui funcionalidades que ajudam a empresa na gestão de entregas, gestão de frotas, gestão de documento e automatizar trabalhos repetitivos e manuais.  

O sistema Fretefy disponibiliza um software de gestão que soluciona diversos problemas graças ao tracking ponta a ponta, automação nas negociações de frete, gestão de documentos de entregas, contato fácil com caminhoneiros autônomos e parcerias com transportadoras.

Conclusão

Devido à importância que a logística de entrega vem ganhando, é necessário que o transporte de mercadorias seja feito de maneira ágil e correta. Atrasos e erros não são mais admitidos pelos clientes. Daí a importância de se usar novas tecnologias como o software da Fretefy, que irá garantir a gestão de cargas de ponta a ponta na cadeia de suprimentos de maneira mais eficiente. O resultado será um cliente satisfeito e fidelizado, além de pontos a mais sobre a concorrência.

Última atualização:

3

de

April

de

2023

Você também vai gostar de ler

Gestão de Pátio: Otimizando a Eficiência Operacional

Gestão de Pátio: Otimizando a Eficiência Operacional

Descubra como fazer uma gestão de pátio eficiente e reduzir custos na logística com as melhores práticas e tecnologias do mercado. Leia o artigo completo.
Ler Post
Logística de Varejo: Guia Completo para o Melhor Desempenho

Logística de Varejo: Guia Completo para o Melhor Desempenho

Aprenda o que é logística de varejo, como opera, quais os desafios e as soluções para otimizar o seu negócio e se preparar para o mercado. Confira!
Ler Post
Comprovante de entrega: confira tudo o que você precisa saber!

Comprovante de entrega: confira tudo o que você precisa saber!

O comprovante de entrega é indispensável para o bom funcionamento de qualquer empresa com operações logísticas. Veja mais sobre o assunto neste artigo!
Ler Post