Garanta seu software logístico com
30% de descontona implantação.

Esta promoção acaba em
00

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

Quero aproveitar

O Leilão de Fretes na Gestão Logística

O Leilão de Fretes na Gestão Logística

Tempo de leitura: 5 minutos

É incrível as possibilidades que encontramos dentro da logística e melhor ainda é ver o quanto essas possibilidades vêm para agregar a gestão logística de forma surpreendente, muitos dos clientes da Fretefy sentiam a necessidade de obter um leilão de frete que agilizasse o dia a dia da equipe logística e atendendo a essas solicitações a Fretefy desenvolveu uma plataforma inteligente que solucionava muitos dos trabalhos que tomavam tempo, clique aqui a Fretefy faz isso.  

Um leilão de fretes pode ser o que você precisa para impulsionar sua gestão de cargas e fretes e reduzir aqueles custos logísticos em excesso que você precisa eliminar do seu orçamento.

Vamos ver como isso é possível? Continue lendo e descubra a importância de um leilão de fretes na sua gestão logística.

Primeiramente, o que é um leilão de fretes?

Logístico utilizando o leilão de fretes da Fretefy

De maneira geral o leilão de fretes é uma forma de abrir concorrência de mercado e se colocar disponível para várias cotações de diferentes empresas, claro desde que você esteja homologado com a mesma, o que dá oportunidade para várias transportadoras manifestarem interesse em participarem do processo de escolha realizado pelos embarcadores.

Essa é uma prática muito interessante para as empresas que visam reduzir custos logísticos e ainda observar como está o mercado com relação as ofertas de preços, é comum que muitas transportadoras participem de leilão de fretes pois todas tem o objetivo de fechar com os embarcadores, porém também o que deixa a concorrência acirrada.  

Minha gestão logística pode ter um leilão de frete?

Sim, sua gestão logística pode ter um leilão de fretes desde de que um leilão de fretes seja viável para sua empresa, para isso é necessária uma visão analítica para seu negócio, ou seja, verificar se o seu negócio ou indústria tem viabilidade de executar leilão de cargas para que seja executado de maneira satisfatória.  

Essa operação de leilão de fretes geralmente é realizada em empresas que possuem muitas cargas fracionadas, permitindo assim uma maior possibilidade de negociação com várias transportadoras para escolher a melhor opção custo/benefício.  

Entretanto o que também não inviabiliza empresas que trabalham com carga lotação a também realizarem o leilão de fretes, porém é um perfil de empresas que trabalham frequentemente com tabelas de fretes pré-estabelecidas, ou seja, talvez não seja tão viável o leilão, por isso é preciso avaliar.

Afinal, qual a importância do leilão de fretes na gestão logística?

A importância de ter um leilão de fretes é a possibilidade de saving que pode ser gerado, chegando em alguns casos a mais de 35% de redução de custos. Muitas empresas acabam utilizando um único perfil de transportadora, inviabilizando a concorrência para uma determinada rota ou cidade de atendimento, o que pode ser facilmente solucionado com o leilão de fretes.

Motorista em frente as mercadorias

Como o frete tem uma representação de 25% a 60% dos custos de uma empresa essa possibilidade de cotar e gerenciar o seu frete com mais de um parceiro possibilita alcançar uma redução significativa na conta frete. Mas, para que essa manobra aconteça se faz necessário uma solução que automatize e facilite essas decisões de escolha, visto que, no dia a dia de uma operação logística é totalmente inviável operacionalizar manualmente, devido ao tempo gasto para realizar esta atividade.

Pensando nisso a seguir vamos verificar como é possível realizar essa automatização.

Como automatizar o leilão de fretes?

A importância de um leilão de fretes está evidente no texto até aqui, mas tão importante quanto ter um leilão de fretes é ter as informações/cotações de maneira rápida e automatizada para agilizar e facilitar suas decisões com relação as ofertas das transportadoras.

Um software logístico pode proporcionar maior eficiência no seu leilão de fretes trazendo praticidade nas suas atividades diárias e na execução de fluxos logísticos importantes, como: cadastro para cada transportadora homologada, envio automático de e-mails com detalhes da carga/fretes para as transportadoras, otimização do envio de cargas e vários outros processos logísticos.

Essa agilidade e rapidez que o software logístico entrega é fundamental na oferta de cargas, eliminando as inúmeras ligações e e-mails trocados no dia a dia que acabam demandando muito tempo. Veja a seguir os principais benefícios;

Confira mais sobre o software logístico Fretefy!

Os benefícios de um software logístico para o leilão de fretes

  • Cotação Online com as transportadoras homologadas
  • Ranking das transportadoras
  • Simulador de frete
  • Relatório de fretes transacionados
  • Comparativo entre cotação e tabela de frete
  • Envio automático de e-mail das cargas ofertadas

Esses benefícios agilizam a operação logística como um todo, de maneira estratégica onde sobra mais tempo para dar vazão ao fluxo logístico.

Conheça a Fretefy

Pensando em todos esses benefícios e praticidades que um software logístico pode proporcionar que tal conhecer melhor a Fretefy, uma Loghtech especialista na gestão de cargas e fretes que vem revolucionando a vida dos operadores logísticos e dando mais tempo para que eles sejam mais estratégicos e menos operacionais.

Saiba ainda mais detalhes sobre software Fretefy acessando nossa página:  

www.fretefy.com.br

Não deixe de nos seguir nas redes sociais.

Última atualização:

27

de

September

de

2023

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post