2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

O que é remessa consolidada em transportadora? Saiba mais sobre o tema!

Blog

/
O que é remessa consolidada em transportadora? Saiba mais sobre o tema!
O que é remessa consolidada em transportadora? Saiba mais sobre o tema!

Quando o assunto é entrega de produtos e mercadorias, o processo de logística e agrupamento desses itens é muito importante. E para quem trabalha nesse setor, é mais ainda.

Ter estratégia de cargas que aumentem a produtividade e a eficiência das entregas, por exemplo, é fundamental. E é aí que entra o processo de consolidação. 

Mas o que é remessa consolidada? E mais do que isso, você sabe quais são as vantagens de optar por esse formato?

Se você atua nesse campo logística, é mais do que fundamental entender mais sobre o que é remessa consolidada, além de outros conceitos como consolidação de movimentação, carga fracionada e frete fracionado. 

Para saber mais sobre, continue acompanhando nosso conteúdo!

O que é uma remessa consolidada?

Afinal, o que significa remessa consolidada? A remessa consolidada nada mais é do que um grupo de mercadorias que são reunidas para serem entregues em um mesmo local.

É como se eles funcionassem como um mesmo objeto, de forma agrupada. A partir desse conjunto, a documentação da carga é apenas uma, porém, ela será responsável por especificar todos os itens presentes nela.

Uma forma de comparar esse processo com um exemplo prático é quando fazemos uma mudança. Por exemplo, a remessa seria como se todas as pessoas que vão se mudar para um mesmo bairro se reunissem.

Como vão para o mesmo local, precisam dividir o caminhão de mudança. Cada pessoa, então, vai levar seus móveis. No fim, todos eles vão dividir o preço do frete.

Saiba mais sobre os softwares de logística da Fretefy!

O que significa consolidado na transportadora?

E o que que quer dizer pedido consolidado na transportadora? A remessa consolidada nada mais é do que o pedido que faz parte desse conjunto de produtos que vão ser enviados de forma conjunta.

Dessa forma, o serviço de envio consolidado é uma forma de consolidar o frete fornecido pelo principal agente de carga. Essa remessa também pode levar o nome de less than truck (LTL).

Tudo o que é consolidado pode ser entendido como algo que foi unido formando algo novo e mais completo.

Para isso, grandes quantidades de mercadorias vão ser transferidas em volumes menores e, depois disso, transportadas após a montagem. 

Para que a consolidação seja feita, é preciso analisar informações como trajeto, capacidade, transporte, condições, prazos, custos e ainda, embalagens.

Quais são os tipos de consolidação?

Além de saber o que é remessa consolida, é importante entender as formas que a consolidação acontece dentro do fluxo logístico. As maiores referências de processos logísticos são as da China.

A consolidação de movimentação de cargas pode ser feita de diferentes formas. Entre elas, podemos citar:

  • Consolidação de transportadoras;
  • Consolidação de ordens;
  • Consolidação de frete aéreo.

O que é transporte de carga fracionada?

Outro conceito importante quando se fala de logística é a carga fracionada.

O transporte de carga fracionada é um modelo de serviço em que o embarcador vai precisar pagar apenas o espaço no meio de transporte que sua remessa faz uso. 

O transporte fracionado junto com outros produtos faz com que ela seja um sistema de envios em pequenas quantidades e permita organizar rotas economicamente.

Além disso, são formadas cargas específicas para determinado tipo de produto e, claro, é possível fazer entregas de várias empresas em um mesmo transporte.

Esse tipo de formato de transporte é ideal para empresas que enviam produtos para várias regiões do Brasil.

Como trabalhar com remessa consolidada?

A melhor forma de ter um bom aproveitamento com a remessa consolidada é garantir pequenas quantidades. Afinal, quanto maior o volume de produtos, menor o valor do frete.

Para isso, você pode investir em diferentes formatos de consolidação;

  • Consolidação de inventário: para isso, será preciso transportar grandes quantidades de mercadorias ou a carga de  todo o veículo e convertê-las em estoque;
  • Consolidação do veículo: nesse caso, será preciso organizar um veículo para carga e descarga em vários locais, planejando a rota para atingir essa forma de economias de escala;
  • Consolidação de armazém: nesse formato, o indicado são remessas embarques consolidados de baixo volumes, através de armazéns em diferentes locais; 
  • Consolidação do tempo: ideal para quando a empresa acumula pedidos dentro de um determinado período de tempo até poder acumular grandes quantidades de mercadorias de uma só vez.

Quais são as vantagens da carga consolidada?

Agora que você já sabe o que é remessa consolidada e como ela funciona, é importante também falar sobre quais as vantagens dos embarques consolidados. Veja a seguir!

Manuseio mais fácil

Em primeiro lugar, uma remessa consolidada permite um melhor manuseio dos itens. Isso acontece pois uma carga transformada em uma unidade é transportada de forma única, o que, por sua vez, torna a movimentação mais fácil.

Menos pessoas envolvidas

A carga consolidada também reduz a necessidade de pessoas envolvidas. Quanto mais fracionada for a carga, mais pessoas precisam participar do processo. 

Quando é apenas uma carga, embora seja preciso o uso de máquinas, como é apenas uma vez, isso acaba exigindo menos pessoas e em menos tempo.

Economia de espaço

Outra vantagem da remessa consolidada diz respeito à economia de espaço. O formato de consolidação demanda, naturalmente, um estudo sobre o espaço. 

Por isso, quando se faz uma remessa consolidada, é possível organizar o processo para fazer com que mais mercadorias fiquem em um mesmo modal.

Menos maquinário

A remessa consolidada também demanda uma menor necessidade de maquinário. Como as cargas consolidadas seguem um tamanho e peso padrão, são preciso menos máquinas pois não há grande variedade de produtos.

Maior controle do processo

Por fim, consolidar remessas também garante um maior controle do processo, afinal, não há uma infinidade de mercadorias espalhadas. Dessa forma, optar pela carga consolidada facilita a organização do processo logístico.

Quando optar pela carga consolidada?

Embora a carga consolidada apresenta diversas vantagens, como você viu, ela pode não ser a opção mais adequada. Para garantir que ela é a melhor alternativa, você deve verificar alguns critérios:

  • observar natureza da carga, pois a depender do produto a carga consolidada pode danificá-lo;
  • analisar a  relação do espaço físico dentro do modal e as vantagens;
  • verificar se é melhor escolher a cobrança por peso ou por unidade da carga;
  • por fim, comparar se realmente será há ganhos financeiros nesse formato.

Confira as melhores soluções em gestão logística!

Conclusão

Depois de ler esse texto você não só entender o que é remessa consolidada mas como ela pode facilitar os processos logísticos da sua empresa.

Apostar em cargas consolidadas vai permitir que você agrupe pequenas remessas para criar grandes carregamentos, reduzindo custos e aumentando a eficiência do seu negócio!

Última atualização:

17

de

May

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo