O que é roteirizador de entregas? Os principais benefícios?

O que é roteirizador de entregas? Os principais benefícios?

Ao roteirizar a frota, as empresas de transporte de cargas conseguem obter vantagens como redução de custos logísticos, maior segurança no trajeto e otimização de processos. Para que a sua transportadora aproveite estes benefícios, listamos algumas dicas de como o roteirizador de frota pode contribuir com sua empresa.

O que é um roteirizador de entregas?

Rodovia

O roteirizador de frota é uma ferramenta tecnológica que serve para ajudar as transportadoras a planejar trajetos e na distribuição de mercadorias. Entre as principais funções deste sistema, destacam-se:

  • Cálculo de quilometragem para entender os custos envolvidos no frete;
  • Definição de rotas inteligentes e econômicas;
  • Programação do caminhão de acordo com a mercadoria que deve ser transportada e o destino final.

Benefícios do roteirizador de entregas

A roteirização dos trajetos oferece inúmeros benefícios a embarcadores e transportadoras. Veja porque você deve implantá-la em sua empresa o quanto antes:

1. Aumento da produtividade

Com o planejamento de rotas, o gestor de frota tem toda a sequência de bairros, cidades e estados que os caminhões devem percorrer. Toda essa roteirização permite otimizar o processo de entrega das mercadorias, aumentando a produtividade do caminhoneiro e principalmente impactando positivamente na confiança dos clientes.

2. Maior segurança no trajeto

O Brasil sofre com dois grandes problemas nas estradas: má qualidade das vias e roubo de carga. Para ficar longe de riscos, a roteirização é uma boa solução. Ao planejar quais rotas seguir, o gestor consegue definir as estradas que sejam mais seguras.

3. Redução nos custos

A roteirização de frota faz com que as frotas de caminhões circulem em vias mais seguras e rápidas para as entregas. Isso permite uma economia com manutenção, combustíveis e pedágios. Quando o caminhão percorre uma distância menor e anda em uma estrada de qualidade, os gastos com combustível, pneu, óleo, água, freios e outras peças são automaticamente menores, fazendo com que haja uma economia na manutenção. O planejamento prévio das rotas torna toda a operação mais segura, econômica e rentável.

4. Melhora na entrega

Com a otimização das entregas, a rota se torna mais estratégica e dinâmica, diminuindo os riscos de acidentes, erros e atrasos, o que garante uma melhora na entrega. E em um ambiente tão competitivo quanto o do transporte de entregas, este é um grande diferencial. Além disso, a melhora na entrega também estabiliza a relação com clientes, que conquistam uma experiência positiva. O roteirizador de frota é uma ferramenta essencial para transportadoras que atuam tanto com frota própria quanto com caminhoneiros autônomos. E para ter este recurso, as empresas podem contar com um sistema de gestão inteligente de cargas e frotas, como o Fretefy. O Fretefy é uma plataforma 100% online que proporciona agilidade nas operações, oferta de cargas e acompanhamento da rota percorrida, desde o carregamento, o trajeto e a entrega ao destino final. Para saber como o sistema pode contribuir com o sucesso da sua transportadora, clique aqui, faça o cadastro e solicite uma demonstração.

Dificuldades e Soluções

Roteirização em planejamento

Muitas empresas têm dificuldades em monitorar suas cargas com motoristas frotistas ou terceiros devido à grande quantidade de rastreadores disponíveis no mercado onde os usuários acabam acessando mais de 02 ferramentas ao mesmo tempo para saber qual posição atualizada de um veículo, mas esses sistemas não entregam a informação necessária, porque apenas saber onde o veículo está não resolve, acontecem eventos que o motorista precisa usar canais paralelos (Whatsapp ou Telefone) para informar essas ocorrências.  

Principais dores/dificuldades:

  1. Quantidade de rastreadores utilizadas na frota/agregados;
  1. Acesso simultâneo a vários sistemas de rastreamento (rastreador e GR)
  1. Comunicação com motorista (WhatsApp ou telefone)
  1. Preenchimento de planilhas para atualização status de entrega
  1. Cliente final não tem acesso as informações da entrega
  1. Ocorrências de entrega são gerenciadas manualmente
  1. Comprovante de entrega é enviado por correios ou por WhatsApp

Principal solução proposta:

  1. Aplicativo centraliza todos os motoristas/veículos em único painel
  1. Status e ocorrências de entrega são gerenciados através de um painel Kanban e personalizável pelo cliente
  1. Comprovante de entrega e assinatura digital no app
  1. Portal exclusivo para o cliente acompanhar os status das entregas.

Conheça mais sobre a Fretefy!

A Fretefy organiza tudo isso em uma única ferramenta e com um aplicativo no celular do motorista é possível saber a posição atualizada, acompanhar as entregas e gerenciar todos esses eventos em um único painel de controle.  

Conheça melhor as soluções proporcionadas pelas software fretefy!

Última atualização:

21

de

February

de

2024

Você também vai gostar de ler

Gestão de Pátio: Otimizando a Eficiência Operacional

Gestão de Pátio: Otimizando a Eficiência Operacional

Descubra como fazer uma gestão de pátio eficiente e reduzir custos na logística com as melhores práticas e tecnologias do mercado. Leia o artigo completo.
Ler Post
Logística de Varejo: Guia Completo para o Melhor Desempenho

Logística de Varejo: Guia Completo para o Melhor Desempenho

Aprenda o que é logística de varejo, como opera, quais os desafios e as soluções para otimizar o seu negócio e se preparar para o mercado. Confira!
Ler Post
Comprovante de entrega: confira tudo o que você precisa saber!

Comprovante de entrega: confira tudo o que você precisa saber!

O comprovante de entrega é indispensável para o bom funcionamento de qualquer empresa com operações logísticas. Veja mais sobre o assunto neste artigo!
Ler Post