Garanta seu software logístico com
30% de descontona implantação.

Esta promoção acaba em
00

Dias

00

Horas

00

Minutos

00

Segundos

Quero aproveitar
Como vender mais com automação logística?

Sua forma de trabalhar determina seu sucesso e já existe um jeito mais rápido de fazer o que você sempre faz para poder vender ainda mais que é a automatizar seus processos logísticos.

Talvez você nunca tenha parado para pensar que os seus processos eram um problema quando se trata de vendas, não é mesmo?

Você aprendeu a fazer as coisas de um jeito e segue fazendo igual há anos. No entanto, o que você faz todos os dias de forma improdutiva pode comprometer seriamente o faturamento e o futuro da empresa. Por isso, sua rotina precisa ser revolucionada. E um dos caminhos é inserir automação logística na sua empresa!

O que é e como funciona a automação logística?

Chamamos de automação logística o processo de adoção de tecnologias, equipamentos, ferramentas, sistemas de gestão, com o intuito de automatizar tarefas, evitando ao máximo a intervenção humana. Assim, há a redução da quantidade de retrabalhos. 

Essa operação funciona de inúmeras formas. Vai desde a simplificação de tarefas — eliminação de dupla conferência — até o uso de um sistema para a integração de informações. 

Apesar dessa operação exigir um certo investimento em novas tecnologias, os ganhos em produtividade e acuracidade são maiores. 

Os softwares que auxiliam nessa atividade são o TMS (Sistema de Gerenciamento de Transportes), WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém) e ERP (Planejamento de Recursos Empresariais).

Quais os benefícios da automação logística?

Investir em automação logística envolve inúmeros benefícios. Confira cada um deles a seguir!

Otimização de tempo

Consumidores preferem companhias que respondem em tempo hábil e oferecem prazos mais curtos. 

Nesse contexto, a automação surge como uma alternativa, já que um bom sistema auxilia na resolução de tarefas que levariam horas para serem concluídas. 

Com o tempo, nota-se que os processos empresariais acontecem de forma integrada e rápida, além de modo mais estruturado. 

Redução de custos

Esse é um dos maiores benefícios quando se aplica a automação logística. A redução nos custos ocorre de inúmeras formas:

  • aumento na produtividade;
  • eliminação de retrabalhos;
  • redução no tempo de paradas;
  • diminuição significativa dos erros operacionais;
  • controle facilitado;
  • redução de acidentes.

Integração de informações

Com a automação logística, os sistemas atuam de forma integrada, possibilitando que os gestores visualizem a operação de forma complexa, entendendo tudo o que ocorre em cada setor.

Isso contribui para uma troca de informações ágil, o que implica na tomada de decisões eficiente, além de simplificar o acompanhamento de métricas. 

Controle de estoque

Outro benefício dos softwares de automação é o controle mais preciso da entrada, saída e possíveis perdas no estoque. Também é possível visualizar mercadorias que apresentaram maior ou menor giro. 

Com essas informações, fica mais fácil otimizar o estoque, agilizando o trabalho da equipe que integrará o processo de separação e envio dos produtos ao cliente. 

A concorrência com automação logística

automação logística concorrência

Você sabe o que as outras indústrias e as distribuidoras estão fazendo para aumentar suas receitas?

Não adianta nada ter uma capacidade produtiva sensacional, um marketing que gera leads qualificados, um comercial que fecha negócio, se, lá no final, a distribuição do que foi vendido não é atendida e o produto não chega até o seu cliente.

Pode até ser que seus concorrentes não vendam mais, apenas vendam melhor e consigam entregar mais do que você.

Então, agora a bola da vez é investir em eficiência logística!

Como automatizar processos e superar a concorrência?

Ferramentas distintas podem te ajudar na automação dos processos logísticos em sua empresa. Conheça algumas soluções que ajudam na eficiência, produtividade e lucratividade da sua empresa!

Enterprise Resource Planning (ERP)

Um ERP, ou Planejamento de Recursos Empresariais em tradução livre, é um sistema de gestão que ajuda na integração dos processos internos, automatiza operações manuais e armazena informações em um banco de dados. 

Com essa solução, o setor financeiro pode monitorar como o dinheiro está sendo gasto, por exemplo, bem como o volume de receita que entra na empresa. A troca de informações com o ERP aumenta a produtividade e reduz erros gerenciais.

Warehouse Management System (WMS)

Um WMS, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém em tradução livre, é a ferramenta ideal para a otimização do espaço do armazém. Ele facilita a gestão do estoque, pois permite o controle de processos como o recebimento, separação de pedidos e outros. 

Ele é bastante semelhante ao ERP. A diferença é que esse tem o foco em auxiliar a empresa como um todo, o WMS se concentra em dar suporte à equipe que trabalha com o armazenamento de mercadorias. 

Transportation Management System (TMS)

Um TMS, ou Sistema de Gerenciamento de Transportes em tradução livre, é um sistema super completo de gerenciamento de entregas. Ele pode automatizar processos, conferir agilidade, segurança, mais produtividade em toda a cadeia de suprimentos. 

Centraliza as informações e facilita o controle e a tomada de decisões em todas as operações logísticas. Reduz erros, proporciona agilidade e controle, monitora o andamento das entregas e gerencia o custo de cada operação.

Pode ser integrado ao ERP para facilitar o controle de todo o processo logístico da empresa. O TMS é dividido em módulos, que podem ser adquiridos de acordo com as necessidades do negócio.

Quantas horas por dia você perde entrando em contato com transportadoras?

Mensagens, ligações, e-mails, planilhas. Sempre correndo contra o tempo e desafiando o relógio.

O dia a dia do departamento de logística é um monte de documentos, CT-e, MDF-e CIOT, comprovantes. Telefone tocando sem parar, 2 ou 3 celulares com mensagens, planilhas gigantescas e com dados desatualizados, preenchidas manualmente. 

Não se tem a localização da carga, não dá pra confiar na confirmação de entrega, é prazo estourado. É só abacaxi pra descascar!

Trabalho operacional sem resultado visível

É tanta coisa pra orquestrar que, dificilmente, dá pra tornar esse processo mais rápido e melhorar a vazão de cargas. 

Quantas vezes o comercial estoura de vender e falta caminhão para carregar?

Mas será que não tem outro jeito?

E se fosse possível transformar as atividades repetitivas e que demandam tempo e desgaste em um processo automático?

E se fosse possível tornar automático o oferecimento de cargas e eliminar a famosa planilha, a contratação, o status da carga e sua localização online?

E se ainda fosse possível integrar com os pedidos de carga, averbação de seguros e gerenciadora de risco em um só lugar?

A automação logística na programação de cargas

automação logística cargas

Direcione automaticamente várias cargas ao mesmo tempo para diferentes transportadoras

Automatize o oferecimento de cargas, elimine as famosas planilhas e acabe com toda a saga de contratação. Tudo isso sem intervenção humana, sem precisar fazer ligações, sem mandar mensagens e e-mails.

Com a nova funcionalidade de Oferecimento Automático de Cargas do Fretefy, acabou o caos na hora de contratar transportadores! Assim sobra mais tempo para fazer a atividades que vão trazer mais resultados.

Conheça cada uma das funções do oferecimento

Intuitivo, simples e ágil

Em uma tela fácil de visualizar o processo completo em um só lugar, você tem a visão geral e sabe exatamente em qual etapa suas cargas estão, desde sua publicação até quando foi aceita por uma de suas transportadoras.

Backlog

O Fretefy integra o seu ERP e TMS, transformando a nota ou o registro interno do seu sistema em carga na nossa plataforma automaticamente. No backlog, ficam essas cargas que irão entrar no oferecimento automático no momento certo.

Oferecimento Automático

Na coluna de oferecimento automático, suas cargas serão direcionadas automaticamente a transportadores pré-determinados. Essa é uma função excelente para as cargas com alta recorrência ou em grande quantidade.  Caso você necessite fazer manualmente, também há essa opção.

Pendentes

Aqui ficam as cargas que já foram direcionadas às transportadoras. Elas estão esperando uma contraoferta ou a confirmação de aceite.

Problemas

Se alguma carga é recusada por todos os transportadores pré-determinados no oferecimento, ela vem para essa coluna.

Confirmadas Hoje

Aquelas cargas que já tiveram o carregamento confirmado pelos transportadores vêm para cá.

Tudo isso foi pensado para deixar a plataforma ainda mais intuitiva, simples e ágil.

Automação logística de processos e ganhos

automação logística de processos e ganhos

Conquiste 40% a mais produtividade e eficiência, aumente em 2 horas o seu tempo livre e foque em novos negócios, que irão trazer resultados visíveis.

Você quer automação logística na sua empresa?

Conheça o módulo de Automação da Fretefy, uma plataforma que fornece automação logística em processos como tracking, comprovantes de entrega, auditoria de fretes, programação de carga e montagem de carga. Com essas automações o retorno de investimento é muito grande através de redução de custos logísticos e aumento de produtividade.

Conclusão

Você percebe que vale a pena investir na automação logística? Os benefícios são inúmeros, e maiores economias são garantidas devido à redução de custos e erros. 

Com isso, as empresas têm mais controle sobre seus produtos, bem como sobre a experiência do cliente. Então, garanta melhores resultados em suas operações com a Fretefy!

Última atualização:

3

de

April

de

2023

Você também vai gostar de ler

Line Haul: O Guia Definitivo para Simplificar a Logística de Transporte

Line Haul: O Guia Definitivo para Simplificar a Logística de Transporte

Line Haul: Eficiência logística em transporte de longa distância. Saiba mais sobre como simplificar a logística de transporte.
Ler Post
Automação de processos na logística: um guia completo para implementar essa solução

Automação de processos na logística: um guia completo para implementar essa solução

Descubra o que é automação de processos na logística, quais são as vantagens dessa solução e como você pode aplicá-la na sua empresa. Confira!
Ler Post
Logística Eficiente: O guia completo para o negócio no setor alimentício

Logística Eficiente: O guia completo para o negócio no setor alimentício

Neste artigo, você vai aprender como otimizar os processos logísticos do seu negócio e garantir mais eficiência, qualidade e competitividade. Confira!
Ler Post