2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

Entenda a importância do Dashboard Logística

Blog

/
Entenda a importância do Dashboard Logística
Entenda a importância do Dashboard Logística

Tempo de leitura: 8 minutos

Não é difícil encontrar quem diga que o acompanhamento de dados e informações reais é uma das principais ferramentas de uma gestão de sucesso e o Dashboard Logística é exatamente isso, um recurso que visa reunir dados importantes de diversos processos em um painel para uma visão estratégica e ampliada.

Na sequência do texto vamos abordar a importância dessa ferramenta tão valiosa na gestão logística e como aproveitar todos os benefícios que o Dashboard logístico pode proporcionar facilitando sua gestão logística e até reduzindo seus custos logísticos.  

O que é Dashboard Logística?

Dashboard logística é um recurso muito utilizado atualmente na gestão logística que pode proporcionar uma ampla visão de todos os processos e otimizar muito a tomada de decisões, pois ele consiste em reunir as principais informações em um painel com indicadores de desempenho e métricas que consolidam os dados de maior relevância para a sua gestão.  

A possibilidade de ter Dashboard Logística a sua disposição também é algo motivador que traz uma confiança muito maior para decidir sobre fatores importantes o que faz com que a gestão aposte em soluções inovadoras na medida certa e no momento certo.  

Como Dashboard pode ajudar na gestão logística?

As funcionalidades do Dashboard permitem à empresa ter uma visão analítica e assertiva de todas as operações que estão sendo monitoradas, podemos dizer que o Dashboard é um “norte” em meio a todo o fluxo de processos logísticos, e principalmente tem a função de facilitar o trabalho dos profissionais da área.

O dashboard logística agrega valor ao plano estratégico da empresa e ainda orienta as decisões dos gestores, além de ajudar no desemprenho da área logística ele ainda ajuda alcançar as metas e objetivos alinhados ao plano de negócios da empresa.

É importante acompanhar tudo o que se passa nos painéis de Dashboard, afinal eles estão lá para ajudá-lo na sua gestão logística e identificar as melhores oportunidades de mudanças ou aprimoramentos.

As aplicações do Dashboard logística

Que o Dashboard Logística é algo essencial para a gestão logística você já sabe, mas quais são os indicadores que podem ser aplicados para metrificar de maneira assertiva sua operação?

Com Dashboard Logística você pode acompanhar desde dados mais amplos até dados mais específicos ligados a faturamento, custos, desempenho, histórico e vários outros. Veremos a seguir os indicadores predominantes da área da logística.

Na área logística os indicadores mais comuns são:

  • Visualização de problemas e queda de resultados de forma mais ágil
  • As transportadoras mais indicadas
  • Custo de fretes por regiões  
  • As transportadoras menos indicadas  
  • Nível de desempenho
  • Índice de ocorrências e avarias
  • Nível de satisfação

É muito importante ter essas informações de indicadores em tempo real para identificar gargalos que poderiam comprometer sua gestão, e a rapidez dessas informações também é um fator fundamental para a solução de falhas nos processos.

Dashboard logística: entenda seus benefícios

Este acompanhamento em painel tem inúmeros benefícios, mas alguns deles são extremamente importantes na sua logística e vão auxiliar muito a maneira de ajustar seus processos;

Otimização do tempo: é um dos benefícios mais valiosos do Dashboard Logística pois essa otimização possibilita o gestor e os outros profissionais logísticos a dar atenção a outras demandas agilizando processos.

Redução de custos: o Dashboard Logística permite maior controle do seu fluxo de processos o que torna a redução de custos parte da operação, evitando também desperdícios e custos desnecessários.

Transparências de informações: é algo indispensável para qualquer empresa e com o Dashboard Logística isso é perfeitamente possível de maneira segura.

Aumento da produtividade: com o Dashboard Logística é possível alinhar todos os processos de maneira que todos funcionem com eficiência o que impacta diretamente na produtividade.

Maximização de resultados: o aumento dos resultados também é uma consequência Dashboard Logística o que podemos considerar que é o principal benefício proporcionado por essa ferramenta, pois a reunião desses fatores vai impulsionar os negócios e maximizar os resultados.

Exemplos de painel logístico

dashboard logístico de indicadores de cubagem
Dashboard logística: Indicadores de taxa de ocupação da frota
Dashboard de entregas através do Kanban
Dashboard de acompanhamento de entregas via Kanban

Como fazer um dashboard para logística no excel?

Sistema de painel de indicadores logísticos

O Dashboard Logística pode fazer parte da cultura da sua empresa. Além de utilizar a planilha de Excel para montar os dashboards, existem sistemas prontos que atualizam automaticamente os indicadores.

O software da Fretefy oferece um dashboard logística com os principais indicadores:

  • Faturamento de frete mensal
  • Quantidade de entregas
  • Número de alocações entre frota própria, terceirizada ou transportadoras homoloagdas
  • Avaliação de transportadoras homologadas
  • Entregues no prazo X entregas atrasadas
  • E muito mais

Se você se interessou pela ferramenta e considera implantá-la para obter todos esses benefícios citados anteriormente, entre em contato com a Fretefy.

O software logístico Fretefy auxilia na sua gestão com um Dashboard Logístico de qualidade e dinâmico que vai impulsionar seus objetivos e alcançar suas metas, além de muitas outras funcionalidades que o software possui.

Acesse nosso site e conheça o módulo painel de indicadores logísticos

Última atualização:

29

de

April

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo