Logística interna: Saiba o que é e como funciona!

Logística interna: Saiba o que é e como funciona!

A logística interna é parte importante da logística geral de uma empresa. Mas nem sempre foi assim.

Foi a partir de 1990 que ela passou a ser mais valorizada e entendida como um fator importante e decisivo dentro das empresas. 

Hoje, sabe-se que para aumentar a competitividade e melhorar a organização da empresa é preciso garantir que os processos de recebimento de matérias-primas, controle de materiais e movimentação dentro da empresa sejam ágeis e eficientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

O que é logística interna?

A logística interna, ou intralogística, é o gerenciamento do fluxo de mercadorias, informações e recursos dentro de uma organização. 

Ela envolve o planejamento das atividades que envolvem o fluxo de matérias-primas desde o momento que elas chegam na empresa até o momento de preparação para saída do produto.

Ocorre, então, a implementação e o controle da utilização eficaz de peças e componentes que entram em um sistema ou produto. 

A logística interna é parte integrante de muitas empresas, pois ajuda a garantir operações tranquilas e assegurar que seus produtos atendam aos padrões de satisfação do cliente. 

Ter uma estratégia de intralogística eficaz pode ser uma ótima maneira para as organizações racionalizarem seus processos e, ao mesmo tempo, melhorarem o atendimento ao cliente, além de muitos outros benefícios.

- Como funciona?

O planejamento da logística interna funciona como uma estratégia para que as empresas consigam adquirir vantagem competitiva frente às concorrentes.

Um gerenciamento de logística mal feito pode comprometer as estratégias da empresa e até o seu crescimento no mercado. No entanto, o sentido oposto, isto é, um bom planejamento, otimiza o tempo, a produtividade e garante processos mais inteligentes.

De início, pode-se dizer que a intralogística atua no recebimento, armazenamento e distribuição interna de materiais para alimentar as linhas de produção. 

Em meio a isso, também existe a organização de pedidos, o controle logístico do estoque, dentre outras atividades.

Logística interna: Descubra os benefícios

Investir em organização garante os melhores resultados às empresas. Por isso, confira os benefícios da logística interna.

- Otimização dos processos da empresa

Uma organização bem feita dos produtos, informações e fluxos logísticos de uma empresa é uma questão de estratégia.

A organização logística permite que as rotas internas sejam padronizadas, gerando um impacto positivo, ciclos mais rápidos e inteligentes e uma visão mais ampla dos processos.

- Melhora na gestão de recursos

A gestão de recursos depende da integração dos processos internos e externos de uma empresa. 

Com fluxos mais inteligentes, também é possível gerar uma redução nos estoques, evitando acúmulos e fazendo o giro do estoque de forma eficiente.

A Fretefy monitora sua frota com agilidade e de forma estratégica. Clique e saiba mais!

Quais atividades são realizadas pela logística interna?

- Gestão de estoque 

Manter o controle dos seus produtos é um ativo essencial para o sucesso e envolve o recebimento das mercadorias, ordenação nos armazéns, conservação de matérias-primas e de produtos, além do equilíbrio e da flutuação do estoque conforme a demanda.

O gerenciamento adequado do estoque ajuda a garantir que o produto certo seja fornecido no momento certo e na quantidade e qualidade corretas. 

Também permite que as empresas mantenham um controle rígido sobre seus custos, garantindo a rentabilidade e permitindo que elas identifiquem melhor as áreas que necessitam de melhoria ou expansão.

- Transporte interno de materiais

O transporte interno tem um papel essencial na empresa, pois inúmeras vezes é preciso movimentar o produto de uma área à outra.

O manuseio pode acontecer de uma área para a outra por inúmeros motivos, seja para agrupar ou separar determinados produtos, seja para organizar um pedido de um cliente, etc.

Também pode haver necessidade de transportar o produto de um estoque para o outro, de uma sede para outra. Desde que seja uma movimentação interna da empresa, isso cabe à intralogística.

Vale lembrar que esse transporte deve garantir a segurança do processo e a conservação do produto, seguindo sempre as normas já estabelecidas.

- Gestão de fluxos de informação 

Os fluxos de informação garantem que todos esses processos e movimentações sejam feitas sob uma supervisão e de forma organizada e integrada.

Um sistema de gestão auxilia nesse processo, permitindo que a tecnologia seja uma ferramenta auxiliar.

Com uma gestão de fluxo da informação é possível otimizar o tempo de realização das atividades da logística interna, evitar o surgimento de inconsistências durante o processo, garantir que as pessoas envolvidas estejam cientes de suas responsabilidades, dentre outros benefícios.

Como a tecnologia pode ajudar na logística interna?

A tecnologia contribui para simplificar diversos processos para os gestores. No entanto, os softwares atuam de forma muito mais completa e complexa, gerando análises mais ricas, insights de melhorias e automatização de processos.

A partir de equipamentos tecnológicos e sistemas de gestão eficientes, é possível tomar decisões mais acertadas, gerando mais agilidade ao fluxo interno e, consequentemente, aos clientes e aos fornecedores.

E o contrário também pode ser visto. Sistemas externos de monitoramento de carga oferecem maior controle à equipe interna e segurança no momento de tomada de decisão.

Os sistemas interno e externo podem fluir de maneira integrada quando se tem o monitoramento logístico nas palmas das mãos.

Por isso, apresentamos a Fretefy, o sistema que permite fazer uma estratégica baseado no mapa de todos os veículos, rotas de entrega dos produtos e a integração com os melhores rastreadores do mercado.

Conheça a Fretefy e obtenha o melhor controle logístico para a sua empresa!

Conclusão

A intralogística é uma área das empresas que passou a ser cada vez mais valorizada a partir dos anos 90.

Hoje ela é entendida como um fator competitivo, que interfere também na organização externa e em entregas mais ágeis aos clientes.

Ela também interfere na produtividade dos colaboradores, otimiza o tempo e promove a movimentação das mercadorias por meio de fluxos mais inteligentes. 

Com a ajuda da tecnologia, é possível integrar a logística interna à externa, beneficiando todos os envolvidos nos processos.

Precisa de ajuda com essa área da sua empresa? Conte com a Fretefy!

Última atualização:

21

de

February

de

2024

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post