Rastreio inteligente na logística 4.0: o que é e principais tecnologias

Rastreio inteligente na logística 4.0: o que é e principais tecnologias

O rastreio inteligente é uma expressão cada vez mais comum e popular entre as logísticas. Na prática, este novo tipo de rateio não se limita apenas à localização do objetivo, mas traz informações mais pertinentes de acordo com o tipo de pacote.

A exemplo, podemos considerar a distribuição das vacinas. Nos primeiros meses de vacinação, houve uma preocupação em relação à temperatura das doses visto que cada tipo de ampola requer uma temperatura em específico. Assim, a logística se mostrou mais uma vez indispensável e trouxe soluções para acompanhar os graus de cada remessa em tempo real.

Felizmente, hoje esse exemplo não se limita apenas às doses de vacina. Pelo contrário, todo negócio que dependa de informações mais precisas e em tempo real de pacotes pode contar com essa solução logística sem ter que criar algo do zero.

Hoje, nós da Fretefy explicamos o que é o rastreio inteligente, como ele funciona e os passos necessários para implementá-lo na sua logística!

O que é rastreio inteligente?

O rastreio inteligente é uma tecnologia que busca o rastreamento e o monitoramento de pacotes em tempo real, acompanhando informações de localização, de temperatura e do nível de umidade. Tudo isso através de etiquetas, rótulos e dispositivos de rastreamento sem fio.

Hoje há diferentes tecnologias de comunicação sem fio que focam no acompanhamento de pacotes em pequenas e grandes distâncias. Muitas vezes, essas soluções podem ser utilizadas nos pacotes tanto internamente quanto externamente. Na prática, tudo depende da ocasião.

O rastreamento inteligente é uma tendência logística e deve se manter assim até a sua viabilidade ficar de acordo com a digitalização de processos da cadeia logística. No entanto, entre as empresas que já utilizam esse serviço, a principal vantagem é a localização praticamente onipresente do pacote.

O monitoramento definitivo auxilia no acompanhamento de mercadorias mais valiosas e ao mesmo tempo aumenta a celeridade dos processos logísticos, que respondem aos erros com mais agilidade.

Segundo o levantamento Asset Tracking, da Mordor Intelligence, empresa americana referência em pesquisa e consultoria empresarial, o mercado de rastreamento inteligente está avaliado em 17,14 bilhões de dólares em 2020 e até 2026 pode alcançar 34,82 bilhões de dólares.

Como implantar o rastreio inteligente na minha logística?

Caminhões rastreados

Utilizar o rastreamento inteligente na empresa logística é uma tarefa complexa, que conta com desafios a serem superados.

Atualmente, há diferentes tecnologias e sistemas voltados ao acompanhamento em tempo real de diferentes pacotes. Como explicamos mais acima, as tecnologias não se limitam apenas à localização, mas consideram informações de umidade, temperatura e demais fatores que possam ser úteis à logística e ao cliente.

Deste modo, um dos desafios é compor o uso correto da tecnologia de rastreamento inteligente com a sua necessidade.

Anteriormente, citamos o exemplo do transporte de vacinas, que requerem uma temperatura bastante controlada. Por outro lado, o rastreamento de estoque em armazéns não depende do controle de temperatura, mas sim do alcance das rotas a serem realizadas, afinal as empresas logísticas podem realizar viagens a nível municipal, estadual, nacional e até mesmo intercontinental.

Para entender melhor, veja o que você precisa considerar para implantar o rastreio inteligente na sua logística!

1. Considere o alcance

O alcance diz respeito ao limite até a informação pode ser enviada e hoje há diferentes tecnologias de curto e longo alcance para envio de informações. Assim como o alcance varia, o custo por determinado canal também depende.

2. Avalie o consumo de energia

O envio da informação gera um pequeno custo de energia. Isso significa que o pacote não pode ser tão simples e deve oferecer o valor energético necessário para envio dos dados sobre o pacote. Inclusive, quanto mais informações forem enviadas, maior é o custo energético.

3. Faça análises de custos

Assim como qualquer nova implementação, há custos que envolvem a implementação do rastreio inteligente. As novas despesas incluem sistemas que recebem as informações dos pacotes, o uso de embalagens personalizadas e a taxa de envio dos dados, sendo este último o valor da comunicação por enviar os dados à empresa logística.

4. Busque um nível de precisão

As tecnologias de rastreamento inteligente possuem características próprias e isso se reflete em diferentes níveis de precisão. Portanto, você precisa considerar a própria necessidade e entender qual o nível de precisão é o ideal para o seu processo.

5. Considere a frequência de rastreamento

A frequência de rastreamento é um fator indispensável antes de implantar rastreamento inteligente na sua logística. Isso porque a quantidade de uso diz respeito ao consumo de energia e também à disposição de cada tecnologia.

Para entregas de longas distância, por exemplo, a frequência pode ser mais baixa a fim de evitar o consumo desnecessário, já entregas mais curtas entre destinatários B2C a atualização em tempo real pode ser um diferencial competitivo interessante.

O rastreio inteligente é uma necessidade atualmente?

O rastreamento inteligente não é uma necessidade, ao menos neste primeiro momento. O que acontece hoje é que os clientes, sejam B2B ou B2C, estão mais empoderados visto os últimos avanços da tecnologia aplicada à logística.

Com prazos mais curtos, as próximas melhorias não serão tão expressivas quanto comparada aos últimos anos. Neste sentido, os outros recursos podem ser melhorados como forma de diferenciar a logística e isso inclui o rastreamento.

Fora isso, o rastreio inteligente também se destaca por gerar benefícios úteis às empresas, como o controle ainda mais eficiente do estoque.

O monitoramento de ponta a ponta da cadeia logística aumenta o tempo de resposta ante gargalos logísticos e, consequentemente, evita novos custos. Independente do processo, a etiqueta de rastreio segue e monitora as condições dos pacotes de modo contínuo, garantindo a segurança e o controle dos fretes em percurso.

No entanto, o grande avanço do rastreamento inteligente deve acontecer nos próximos anos. Com o uso padronizado de novas etiquetas de rastreio, a produção de dados sobre rotas deve crescer e gerar previsões mais assertivas. Aliado ao uso de inteligência artificial, a base de dados aponta correções, melhorias e problemas que sequer aconteceram.

Aprenda mais sobre gargalos logísticos no vídeo abaixo:

Entre outras vantagens do rastreamento inteligente estão:

  • Monitoramento preciso da condição de pacotes: pacotes sensíveis e itens mais sensíveis à temperatura e umidade, como remédios e alimentos, devem ser os grandes beneficiários das novas etiquetas de rastreios, que hoje já checam condições de umidade, temperatura e até mesmo choque durante o frete;
  • Integração facilidade à computação em nuvem: a computação em nuvem está presente nas empresas logísticas e as suas funções podem ser expandidas nos próximos anos, permitindo status em tempo real dos pacotes e rotas baseadas nos dados armazenados internamente;
  • Gestão facilitada do estoque: o controle do estoque será total e todas as cadeias logísticas terão acompanhamentos precisos e fiéis à realidade.

A tecnologia é aliada do rastreio inteligente?

A tecnologia não é só uma aliada, mas sim a responsável pelo avanço que torna o rastreio inteligente tão útil na hora de acompanhar pacotes com informações em tempo real durante fretes em percurso.

Hoje, há diferentes tecnologias que podem ser utilizadas nas empresas logísticas, sendo a grande diferença o alcance oferecido para cada frete. Em comum, todos incluem informações mais precisas e fáceis em comparação ao rateio tradicional.

As tecnologias de rastreamento inteligente para curto são BLE, RFID, Wi-Fi e UWB.

A BLE (Bluetooth Low Energy) apresenta baixo consumo de energia e um alto poder de processamento e leitura de TAGs. O grande destaque desta tecnologia nos dias atuais é fácil implementação, tendo baixo custo, baixa manutenção e baixo consumo de energia.

Já a tecnologia RFID (Radio-Frequency Identification) é uma tecnologia mais limitada, mas igualmente útil. Na prática, um pequeno dispositivo de rádio fica conectado à embalagem, sendo responsável por receber e transmitir informações em raios pequenos de alcance.

A tecnologia Wi-Fi é bastante semelhante ao BLE, porém o alcance e a capacidade de processamento são maiores. No entanto, há dificuldades, como o consumo mais acentuado de energia e a implementação mais complexa.

Rastreabilidade

Encerrando as tecnologias de rastreio inteligente, a UWB (Ultra-Wide Band) traz o cenário ideal de monitoramento, contudo há custos extras de implementação e o alto consumo de energia, que limita o monitoramento a poucos dias.

Já para as tecnologias de rastreamento para longo alcance têm o LPWAN e o 5G como as principais alternativas.

As conexões LPWAN  requerem uma infraestrutura própria, mas têm como destaques o baixo consumo de energia e o alcance expressivo de 15km. Por outro lado, os padrões 4G e o recente 5G trazem taxas de atualizações de alto nível ao mesmo tempo que requerem investimentos mais altos.

Entre todas as opções, você deve se perguntar qual é a melhor solução para implementar o rastreio inteligente na sua logística. Até então, a solução com melhor relação entre custo e benefício é o BLE.

Atualmente, o BLE traz uma bateria mais flexível e chips com 1mm de altura, que funciona como uma etiqueta de baixo custo e facilmente rastreável.

Não à toa, essa solução segue entre as mais populares e deve ficar cada vez mais comum entre as empresas logísticas visto o nível de satisfação mais rigoroso de clientes B2B e B2C.

Última atualização:

11

de

June

de

2023

Você também vai gostar de ler

Rastreamento de transportadoras homologadas: principais benefícios

Rastreamento de transportadoras homologadas: principais benefícios

Rastreamento de transportadoras homologadas: o que é e como ajuda sua empresa. Veja a demanda das indústrias e embarcadores por esse serviço!
Ler Post
Gestão de transporte: Saiba qual a importância e como otimizar!

Gestão de transporte: Saiba qual a importância e como otimizar!

Saiba o que é gerenciamento de transporte, a importância do mesmo e como você pode tornar seu processo mais eficiente. Acompanhe este artigo!
Ler Post
Rastreamento de cargas: tudo o que você precisa saber

Rastreamento de cargas: tudo o que você precisa saber

O sistema rodoviário brasileiro concentra um grande número de veículos corporativos. Nesse sentido, o rastreamento de cargas se faz indispensável. Confira!
Ler Post