2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

Software de logística: saiba o que são, como usar e os melhores?

Blog

/
Software de logística: saiba o que são, como usar e os melhores?
Software de logística: saiba o que são, como usar e os melhores?

As ferramentas tecnológicas, software de logística, são ótimas aliadas na gestão de qualquer empresa. Isso porque, organizações que utilizam poucas tecnologias — ou usam ferramentas obsoletas — perdem potencial competitivo no mercado.

Nesse contexto, o setor de logística precisa ter uma administração bem estruturada e eficiente, a fim de evitar desperdícios, atraso nas entregas, danos em produtos mal estocados e outros problemas.

Acompanhe o conteúdo a seguir para entender a importância dos softwares de gestão para esse segmento, e quais são os melhores!

O que é um software de logística?

Softwares de logística são ferramentas tecnológicas, que oferecem recursos para otimizar os processos de empresas desse setor. 

A partir disso, é possível direcionar melhor os recursos para compra de materiais, venda de produtos e serviços, aprimorar a estocagem, fazer a expedição de mercadorias, organizar comissões, faturamento e outras atividades.

Automatizar todos esses processos é uma estratégia para melhorar os resultados, monitorar operações com mais eficiência e controlar o orçamento do negócio com um planejamento bem executado.

Saiba mais sobre os softwares de logística da Fretefy!

Quais são os softwares de logística?

Os gestores de logística precisam enfrentar desafios diários em sua rotina. Felizmente, existem ferramentas que prometem descomplicar as tarefas do segmento. Confira alguns softwares de otimização para a logística de sua empresa:

  • CRM (Customer Relationship Management): auxilia na conquista e fidelização de consumidores, alinhando o planejamento da empresa com as expectativas dos clientes;
  • ERP (Enterprise Resource Planning): atua na integração dos departamentos de uma empresa, eliminando processos manuais nas atividade diárias da organização;
  • TMS(Transportation Management System): realiza o gerenciamento de transportes. Ajuda a controlar informações de frete, despacho, entregas, rastreio de cargas, faturas e outros detalhes;
  • WMS (Warehouse Management System): utilizado nas rotinas de gestão de estoque, controla desde o recebimento até o despacho de mercadorias;
  • software para rastreamento de produtos: permite que os clientes acompanhem o trajeto de seus pedidos em todas as etapas do processo de entrega. 

Quais são os tipos de software de gestão?

Acima, você viu exemplos de software logística gratuito. Entretanto, os exemplos citados não se resumem ao setor de logística. Existem sistemas de gestão voltados para ajudar no gerenciamento de cada setor da empresa. São eles:

  • software de gestão financeira: ferramenta que auxilia no controle de entrada e saída de recursos financeiros da companhia;
  • software de controle de estoque: ferramenta que ajuda a gerenciar os produtos e mercadorias adquiridos pela empresa;
  • software de gestão de projetos: sistemas que ajudam organizar, planejar e executar projetos em tempo hábil e com qualidade nas entregas;
  • software de gestão de marketing: sistemas que proporcionam uma visão mais ampla do negócio, auxiliando na prospecção, criação e automação de campanhas de marketing, além da gestão e qualificação de leads;
  • software de gestão de vendas: ferramentas que ajudam a administrar as vendas e a gerenciar o relacionamento entre a empresa e seus clientes;
  • software de gestão empresarial: ferramentas que auxiliam na gestão do negócio, automatizando processos e integrando diferentes áreas da instituição.

O que é um sistema de WMS?

Como você viu mais acima, o WMS é um tipo de software de logística. A sigla representa o termo em inglês Warehouse Management System, que significa Sistema de Gerenciamento de Armazém.

Normalmente, são ferramentas criadas para auxiliar na gestão, otimização e automatização das tarefas logísticas, especialmente nos depósitos, armazéns e estoque. É com ela que a organização consegue rastrear o produto desde o envio até a chegada ao destinatário.

Qual a diferença entre o SAP e WMS?

Não existe diferença entre esses sistemas. Na realidade, o SAP é um tipo de sistema de gestão com funcionalidades do WMS. 

Dessa maneira, ele apresenta recursos para a análise de dados em tempo real, gestão de custos e segurança no compartilhamento de informações.

Qual a importância do sistema para a logística?

Quando falamos em automatizar processos no setor de logística, nos referimos a simplificar tarefas, agilizar processos e aprimorar as operações e entregas do negócio. 

Para entender melhor sua importância, vamos a um exemplo prático: imagine que seu empreendimento gerencia pedidos o dia inteiro. Para isso, a equipe precisa utilizar diversas planilhas para organizar as demandas.

Em muitos casos, os profissionais terão que replicar as informações de uma planilha para outra, manualmente. 

Com um software de gestão, todo esse trabalho seria realizado de forma automática, liberando os colaboradores para se concentrarem nas tarefas essenciais para a empresa. Assim, evita-se retrabalhos e a companhia economiza tempo.

Quais as vantagens e desvantagens de programas de softwares na logística?

Antes de tudo, vamos direto ao ponto: não existem desvantagens em utilizar um software de logística para organizar os processos empresariais. Por outro lado, as vantagens são inúmeras para a saúde e crescimento do empreendimento. Entre elas, destacamos:

  • mais agilidade na troca de dados;
  • mais organização nos processos logísticos;
  • economia nos custos e otimização dos recursos;
  • maior acessibilidade para as informações do negócio.

Por que usar um software para melhorar a gestão e otimizar a logística?

Ainda precisa de mais motivos para implementar um sistema de gestão nos seus processos logísticos? Então, veja outras vantagens para sua companhia:

  • menor ocorrência de erros e redução dos retrabalhos;
  • melhora na qualidade dos serviços prestados;
  • criação de estratégias mais eficientes.

O que é software de roteirização?

Trata-se de uma ferramenta voltada para o controle de frotas. Isto é; uma tecnologia que simplifica algumas etapas da gestão de transportes em uma empresa de logística. 

Seu objetivo é aumentar a eficiência nas entregas de mercadorias e produtos para os clientes. Então, com esse sistema, é possível identificar as melhores rotas personalizadas para sua rotina de entregas.

Quais os softwares de roteirização na logística?

Sistemas de roteirização ajudam a personalizar e otimizar as rotas de entregas da sua empresa logística. Os melhores softwares, com recursos premium e funcionalidades exclusivas, são pagos. 

Mas, caso queira testar o quão benéfico eles podem ser para sua rotina empresarial, aqui vai algumas sugestões:

  • Deliforce;
  • Mapbox;
  • RoadWarrior.

Qual o melhor programa para traçar rotas?

Entre os sistemas de gestão logística, voltados para traçar rotas eficientes, o Google Maps é a opção mais eficiente e gratuita disponível para uso. Entre seus recursos, podemos destacar:

  • mapas: oferece visualização de mapas personalizados do mundo real;
  • rotas: permite traçar rotas de um ponto A para um ponto B com eficiência;
  • lugares: oferece informações sobre estabelecimentos comerciais e pontos de interesse espalhados pelo mundo.

Como escolher um software de roteirização?

Ao selecionar o melhor software de roteirização para seu negócio, considere os seguintes aspectos:

  • se há necessidade de redução de horas trabalhadas;
  • se o trabalho adequado às legislações atuais;
  • se já utiliza um sistema de integração logística;
  • se o software existem é de fácil utilização e aplicação;
  • se o sistema escolhido permite armazenamento em nuvem.

Confira as melhores soluções em gestão logística!

Conclusão

Viu como utilizar um software de logística faz a diferença na gestão do seu negócio? Com tantos benefícios, não perca tempo e comece a planejar sua estratégia de integração logística para melhorar seus processos.

Última atualização:

3

de

February

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo