2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

Soluções logísticas: como melhorar o processo em sua empresa?

Blog

/
Soluções logísticas: como melhorar o processo em sua empresa?
Soluções logísticas: como melhorar o processo em sua empresa?

Ter um plano de logística eficiente é fundamental para que seus produtos cumpram todas as etapas dentro da organização, até chegar em segurança para o consumidor. 

Nesse sentido, é essencial conhecer as soluções logísticas fundamentais para um uma boa gestão de estoque, monitorar as entregas, prezar pelo armazenamento e outras tarefas que começam na compra da matéria-prima e terminam quando o cliente recebe a encomenda. 

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue lendo o conteúdo a seguir e confira as dicas que separamos para você! 

O que são soluções logísticas?

Antes de mais nada, vamos te explicar com mais detalhes o que é logística. Trata-se da operação central do negócio, que envolve a movimentação, armazenagem, transporte e entrega de produtos. 

Já uma solução de logística é o conjunto de estratégias aplicadas ao funcionamento do empreendimento, a fim de garantir que a mercadoria chegue ao seu destino final dentro do prazo. 

Isso inclui a seleção de fornecedores, a definição de rota, a segurança da carga, a comunicação entre os setores em cada etapa e o acompanhamento em tempo real para o cliente. Todos esses aspectos fazem parte de uma solução completa em logística.

Confira as melhores soluções em logística na Fretefy!

Quais os 4 tipos de logística?

Como você viu logo acima, as soluções em logística contam com inúmeras etapas para assegurar a chegada do produto ao destinatário. 

Então, para que tudo ocorra da melhor forma possível, é essencial planejar, monitorar, executar e controlar essa movimentação, seja dentro ou fora da organização. Confira abaixo os principais tipos de logística existentes. 

Logística de produção

Essa logística se refere à etapa de transformação da matéria-prima em produtos acabados. Sendo assim, é fundamental que os encarregados dessa área saibam controlar cada estágio de fabricação, montagem e transporte para o armazenamento. 

Portanto, estamos falando de uma estratégia indispensável, pois toda a produção da empresa depende do seu sucesso. 

Logística de distribuição

Outra categoria que faz parte das soluções logísticas é a de distribuição. Sua função primordial é gerir a distribuição do material, estabelecendo as melhores rotas e realizando um plano de entrega eficiente. 

Além disso, essa área fica responsável por controlar o estoque, acompanhando tudo constantemente, a fim de conferir a carga. 

Logística reversa

Esse setor é o encarregado de administrar a sustentabilidade da operação. Isso significa desenvolver processos não-prejudiciais ao meio ambiente e à saúde no geral, além de evitar o desperdícios e promover a economia de recursos. 

Um bom exemplo de logística reversa são as fábricas de bebidas, que oferecem vantagens para aqueles que devolvem as garrafas vazias para a reutilização. 

Logística de suprimentos

Trata-se do setor que controla a qualidade dos produtos, preços realistas, estoque e acessibilidade dos itens e outros materiais que serão usados pela marca. Por isso, deve sempre buscar processos que beneficiem a cadeia de suprimentos. 

Soluções para problemas de logística

Inovações em logística surgem o tempo todo. São elas que garantem a competitividade das empresas no mercado, gerando bons resultados a curto prazo. Quer conhecer algumas delas? Acompanhe a seguir. 

Logística reversa

Uma das inovações mais recentes e importantes para o mercado. Já falamos dela no tópico acima, mas vale a pena explorar mais o assunto.  

A reciclagem e reutilização de materiais contribui para a otimização dos processos produtivos, além de estreitar os laços entre a empresa e seus consumidores. Isso porque, essa estratégia possibilita a resolução rápida de situações, como a devolução de produtos. 

A partir disso, o gerenciamento do negócio é beneficiado pelo recebimento de informações que podem levar ao crescimento da organização. 

Gestão integrada

No mercado atual, as empresas se vêem obrigadas a se adaptar rapidamente às demandas, a fim de conquistar mais clientes e manter uma posição de destaque perante a concorrência. 

Para isso, todas as ações operacionais da empresa devem funcionar de modo coordenado, para simplificar tarefas e aumentar a produtividade. Esse processo é chamado de logística integrada.

Sua vantagem para o empreendimento envolve um maior controle sobre as operações e a maior satisfação dos clientes.

Automação dos processos

Mais uma entre as principais soluções logísticas é a automação dos processos. Hoje, todas as corporações são amparadas por inúmeras ferramentas digitais. Isso torna os processos internos mais ágeis e eficientes, economizando recursos e aumentando a produtividade. 

Sendo assim, os gestores têm acesso a softwares desenvolvidos especialmente para o setor logístico. São programas de rastreamento e cargas, controle de estoque e outros. 

Isso traz vantagens tanto para a empresa quanto para os clientes e a sociedade, porque passam a ter acesso a produtos e serviços de maior qualidade. 

Inventário inteligente

Esse conceito se baseia na noção de que o controle de estoque eficiente depende do armazenamento organizado. Aqui, a tecnologia também exerce um papel importante; softwares e aparelhos capazes de reunir informações sobre os produtos e sua rotatividade. 

O uso de backup em nuvem e embalagens com chips para monitoramento de carga são alguns exemplos dessa inovação. Consequentemente, ocorre a redução de gastos, a aceleração dos processos organizacionais, bem como a terceirização da frota. 

Terceirização da frota

Essa estratégia é uma excelente maneira de privatizar a logística. Trata-se de uma solução para garantir que os clientes recebam seus pedidos dentro do prazo, sem danos à mercadoria. 

Entretanto, é importante analisar certos detalhes para certificar sobre a qualidade da empresa contratada. São eles:

  • inexistência de irregularidades fiscais;
  • habilidade real de atender às demandas;
  • qualidade operacional da equipe. 

Metodologia Lean

Traduzido do inglês com “exuto”, essa metodologia visa simplificar os processos organizacionais, a fim de minimizar a perda de tempo e recursos

O intuito é fazer com que todos os setores do negócio funcionem de forma exata, preparados para atender as demandas do plano estratégico com eficiência e rapidez. 

A partir disso, os clientes ficam mais satisfeitos, pois a taxa de atrasos e outros problemas de entrega são reduzidos ao máximo. 

Pick to Light

Surgida nos EUA, essa solução envolve indicadores luminosos para cada produto armazenado em estoque. 

Na prática, as luzes indicam a mercadoria a ser separada, bem como sua localização. Todo o processo é baseado em três importantes fatores:giro, faturamento e lucratividade. 

Como melhorar o processo de expedição?

De modo geral, podemos afirmar que a integração é a chave para um processo de expedição eficiente. Otimizar a comunicação e automatizar os processos aperfeiçoarão o desempenho do negócio, acelerando todo o fluxo operacional. 

Software em logística é com a Fretefy, confira!

Conclusão

Como você pode notar, são diversas soluções logísticas que podem ser utilizadas para melhorar os processos organizacionais e colher bons resultados. Todas elas são capazes de efetivar a realidade da sua empresa.

Última atualização:

3

de

February

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo