Internet das Coisas e Inteligência Artificial: Aplicação em Supply Chain

Internet das Coisas e Inteligência Artificial: Aplicação em Supply Chain

O gerenciamento de supply chain - cadeia de abastecimento - é um campo complexo e com muitas variáveis. Ao longo da cadeia, dezenas de operações se desdobram e acontecem simultaneamente. E é crucial que os gestores as agilizem. E hoje temos falado muito sobre a Internet das Coisas e mesmo a Inteligência Artificial. Mas como se relacionam com supply chain? Inicialmente, tratemos de algumas definições e conceitos.

A IoT (Internet of Things – Internet das Coisas em português) é uma plataforma tecnológica revolucionária que combina diferentes dispositivos e pode ter seu uso aplicado em todos os segmentos de mercado, incluindo varejo, transporte, manufatura, finanças, saúde e energia, em diferentes partes e funções da cadeia.

O Potencial da Internet das Coisas

A Internet das Coisas apresenta um potencial fantástico principalmente em Supply Chain. Aplicativos de gestão, previsão e supervisão ajudam os gestores a melhorar a eficiência operacional e adicionar muito mais transparência à tomada de decisões. De alguma forma, todas as áreas da cadeia de suprimentos podem ser melhoradas com a Internet das Coisas. Embora a Inteligência Artificial não seja recente, a evolução tecnológica criou maiores possibilidades para que ela pudesse estar mais presente e atender as necessidades de negócios mais eficientemente.

Aplicações em Supply Chain

As aplicações em supply chain passaram a ter uma amplitude maior e consistente baseada em algoritmos que demandam tecnologias e conexões mais avançadas. E em tempo real. A automação de linhas de produção ou em áreas específicas da logística passou a ser uma realidade. Robótica nos centros de distribuição para movimentar produtos evidencia a aplicação tecnológica principalmente nos grandes varejos ou bens de consumo.

A automação industrial, antes mais comum na indústria automotiva e de alta tecnologia, já é bastante visível em bens de consumo e produção em larga escala. Logicamente, devemos separar o que é exagero e marketing daquilo que representa soluções reais e de valor agregado. Claramente, as organizações têm que ter objetivos claros de quais dores elas estão buscando resolver. Os aplicativos e as soluções são muitas no mercado. Mas atendem os requisitos de negócio? Por quê? E como atendem? Onde e por que é viável investir para suportar funções da cadeia de abastecimento. Qual a prioridade? O que determina o bom uso da tecnologia é a necessidade de negócio.

Benefícios

Visibilidade, transparência, rastreabilidade, agilidade e colaboração são alguns dos ganhos trazidos pela integração das ferramentas. Muitas empresas investem em tecnologia e não possuem o correto retorno. Acabam embarcando no uso tecnológico sem uma validação crítica de como utilizá-las. Selecionar fornecedores com reputação e com casos de sucesso deve ser um princípio a ser adotado pela organização. Na verdade, temos uma pletora de soluções disponíveis e identificar aquelas que agregam valor é crucial para o negócio. E ademais as competências e habilidades das pessoas, tornam-se fatores essenciais neste cenário. Uma reflexão extremamente interessante com o ALEX LIMA, executivo e especialista em supply chain.

Veja o vídeo completo dessa prosa super interessante com o Alex Lima.

Link do vídeo no Youtube:

Última atualização:

26

de

April

de

2022

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post