É difícil dar a atenção devida para a logística quando você já tem tanta coisa para fazer na empresa. Geralmente, essa área crucial acaba ficando de lado e você só lembra dela quando não dá certo: avarias nas cargas e atrasos frequentes.
Aprenda como tornar sua logística empresarial de fato. Em vez de ser uma atividade secundária, integre a logística no cerne da sua organização e analise a performance das suas entregas com uma ótica corporativa.
Isso vai reduzir erros operacionais e melhorar a satisfação dos seus clientes. Continue lendo para aprender o que é logística empresarial, a história da atividade, os principais conceitos e como adotá-las na sua organização!
O que é logística empresarial?
A “logística empresarial” enxerga o transporte das suas mercadorias sob uma ótica corporativa. Isso significa tornar a atividade uma das prioridades da sua empresa e não só uma atividade secundária.
Já em 1844 o engenheiro francês Julie Dupuit analisava como reduzir custos ao trocar o transporte rodoviário pelo aquaviário. A economia então seria utilizada para investir em armazéns, já que esse modal de transporte demorava mais para realizar entregas.
Essa visão trata-se de logística empresarial - analisar a atividade não só como “fazer entregas”, mas sim como uma peça crucial na lucratividade do seu negócio.
Confira umas citações sobre logística empresarial abaixo:
“Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.”- Council of Logistics Management, EUA
“A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa.”- Ronald H. Ballou, autor do livro “Gerenciamento da Cadeia de Suprimento: planejamento, organização e logística empresarial”
A logística empresarial nasceu da necessidade corporativa de eliminar gargalos no fornecimento de produtos. E para isso, uma visão de administrador facilita a visão de novos caminhos para organizar o fornecimento, estocagem e distribuição dos seus produtos.
História da logística
Para entender o que a logística é hoje, você precisa retornar milênios na história.
Antes do estabelecimento da agricultura, a humanidade vivia da caça e coleta. Assim, as pessoas precisavam se deslocar até as matérias-primas e alimentos. A logística era inexistente nesse período, pois não existia transporte de bens - as pessoas se deslocavam até os bens.
Com o desenvolvimento de civilizações, como os sumérios e acádios da antiga mesopotâmia, a logística começou a construir-se como uma rede para relações de troca entre povos.
Alimentos, especiarias e equipamentos eram transportados por navios. O império romano tinha uma rede sofisticada de navios para transportar bens entre suas províncias pelo mar mediterrâneo.

Ao contrário dos grupos antigos de caça e coleta, a logística era crucial para o funcionamento das civilizações. Afinal, cada província do império romano produzia bens diferentes e era necessário distribuir esses bens para locais distantes com eficiência.
“Quando o sistema logístico melhorou, o consumo e a produção começaram a separar-se geograficamente. As regiões se especializaram nas mercadorias que poderiam ser produzidas com mais eficiência. O excesso de produção poderia ser transportado de forma econômica para outras áreas produtivas ou consumidoras, enquanto que os produtos necessários que não fossem produzidos no local seriam importados.”- Ronald H. Ballou, autor do livro “Gerenciamento da Cadeia de Suprimento: planejamento, organização e logística empresarial”
A logística também sempre foi crucial em guerras. Inclusive, no antigo império romano, os militares responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra eram chamados de logistikas.
Avance para a idade média e a logística era concentrada dentro do espaço do feudo, mas crucial para o transporte dos alimentos para os armazéns.
Com a revolução industrial surge a máquina a vapor em 1804, que permite o transporte ferroviário e acelera o transporte de pessoas e mercadorias em uma velocidade jamais vista na humanidade.
As guerras mundiais também avançaram a tecnologia na logística aérea e marítima com a criação de frotas enormes e criação de novas rotas de transporte.
Hoje no mundo globalizado, o transporte acontece por diversos modais e configura-se como fator-chave para uma economia intercontinental.
O surgimento dos e-commerces acelerou ainda mais a dependência na logística e aumentou também a cobrança por fretes rápidos e de qualidade.
Qual a diferença entre a logística empresarial e a logística convencional?
A logística empresarial é uma logística que é integrada na organização e assim passa a ser tratada como atividade lucrativa e ter análise de métricas.
Na logística empresarial ferramentas de gestão logística como plataformas online aumentam a qualidade das entregas e permitem um profissionalismo da atividade.
Já a logística convencional é aquela adotada pela maioria das transportadoras familiares e em algumas empresas tradicionais. Nesses locais, a logística é vista somente como “entregar cargas” e assim não são usados critérios para otimizar o serviço.
Na logística convencional métodos como o uso de planilhas e o monitoramento dos motoristas por telefonemas ou whatsapp são comuns.
Você pode aprender mais sobre isso no artigo Controle de Frota: 4 métodos para monitorar suas operações logísticas.
Principais conceitos da logística empresarial
Supply Chain
O Supply Chain (cadeia de suprimentos) são as etapas necessárias desde a obtenção da matéria-prima até a sua criação e distribuição como produto final.
Todo produto que você utiliza tem sua própria cadeia de suprimentos. Algumas são simples, como a logística de um vendedor local de legumes. Outras são extremamente complexas, como a cadeia de suprimentos de uma montadora de veículos, que obtém suas peças em locais diferentes do planeta.
Veja, por exemplo, a cadeia de suprimentos do café abaixo:
- colheita dos grãos
- transporte para local de processamento
- lavagem, separação e despolpamento dos grãos de café
- transporte para a fábrica de café
- secagem, torra e moagem dos grãos
- classificação dos grãos
- acondicionamento do café em embalagem
- transporte das cargas de café por caminhão
- distribuição do café no setor do varejo
Só nesse exemplo foram nove etapas! Será que atrasos em qualquer uma dessas etapas não comprometeria a velocidade de entrega do café no supermercado?
Cross Docking
O Cross Docking (“cruzamento de docas”) é um sistema que visa eliminar a etapa de estocagem. O objetivo é o produto permanecer em movimento, desde a sua saída da fábrica até o cliente final.
Imagine este exemplo:
- José compra um notebook na internet
- o notebook sai da fábrica em um caminhão truck
- o caminhão truck encontra um VUC na fronteira com São Paulo
- o VUC circula pela cidade e faz a entrega direto para o José e outros clientes
Nesse caso não teve armazenamento da mercadoria - foi um cross docking com movimentação contínua! Vale lembrar, porém, que existem algumas modais que permitem um tempo mínimo de armazenamento:
- Movimentação contínua: cross docking tradicional. A mercadoria sai do fornecedor e não é armazenado em nenhuma etapa até chegar ao cliente
- Movimentação híbrida: os itens recebidos são separados. Parte é enviado para os clientes e outra é enviada para um armazém e estocado. Nesse modelo o objetivo é estocar só quando necessário as mercadorias até formar pedidos completos
- Movimentação de distribuição: nesse modelo as cargas recebidas são separadas e aguardam até ter volume suficiente para lotar um caminhão (FTL: Full Truck Load)
Logística Reversa
A logística reversa é um processo que visa o reaproveitamento dos produtos a fim de preservar o meio ambiente.
O objetivo é evitar a degradação ambiental com a coleta de mercadorias descartadas e a sua posterior reciclagem ou reaproveitamento. A logística reversa é obrigação das empresas conforme a lei 12.305.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos define a logística reversa como:
“instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”- Ministério do Meio Ambiente
A logística reversa pode ser feita de várias formas pelas corporações:
- Pontos de coleta de pilhas
- Coleta de materiais nas suas distribuidoras e posterior reciclagem
- Doação de lixo eletrônico para universidades politécnicas
- Transformação de pneus em balanços para crianças
Para a logística reversa acontecer é importante que sua empresa faça campanhas com seus clientes para que saibam onde direcionar seus produtos na hora de fazer o descarte.
Logística Integrada
A logística integrada visa enxergar todos as etapas de transporte como unificados.
Enquanto o supply chain enxerga a logística como “passo a passo”, a logística integrada enxerga todo o processo como uma rede simultânea, na qual a comunicação é crucial.
Sendo assim, o gestor logístico e sua equipe precisam ter uma visão macro de tudo que acontece na empresa: desde a obtenção de matérias-primas até a entrega ao cliente.
É uma mudança de perspectiva para enxergar as conexões que ocorrem na hora de criar um produto.
Existem algumas maneiras de realizar uma logística integrada:
- Conheça em detalhes todas as etapas do supply chain e passe a monitorar todas elas simultaneamente
- Saiba como seus fornecedores obtêm as matérias-primas e de que forma elas chegam até sua empresa
- Converse com profissionais envolvidos em cada etapa da supply chain para saber o que acontece no dia a dia
- Acompanhe em tempo real o trajeto do frete por plataforma online de logística
- Saiba o fluxo de distribuição dos seus produtos
Por que fazer logística empresarial?
A maior vantagem da logística empresarial é o aumento da eficiência. Mais eficiência significa entregas de maior qualidade e no prazo. Entregas boas significam clientes satisfeitos. Você já entendeu, certo?
Como funciona a logística empresarial?
A logística empresarial funciona quando você enxerga a entrega das suas mercadorias como cerne do seu negócio e não como atividade secundária.
Para isso acontecer você precisa investir recursos humanos, financeiros e tempo na logística da sua empresa e tratá-la sob a ótica da administração.
Isso inclui:
- Criação de fluxogramas
- Gerenciamento da cadeia de suprimentos
- Análise de KPIs
- Monitoramento em tempo real da frota e cargas
- Contratação de motoristas autônomos
Passo a passo para fazer logística empresarial
Para realizar a logística empresarial você precisa:
- Ter profissionais na sua empresa especializados em logística e responsáveis por gerenciar a logística empresarial
- Construir um fluxograma da cadeia de suprimentos
- Criar canais de comunicação para integrar todas as etapas da cadeia de suprimentos. Assim você tem uma logística integrada
- Monitorar em tempo real toda sua logística com ferramentas inteligentes
- Aperfeiçoar sempre sua logística por meio da análise de KPIs
- Estudar alternativas como o cross docking para agilizar suas entregas ou a contratação de motoristas autônomos
Logística empresarial como estratégia competitiva
De acordo com o professor de logística Ronald H. Ballou, a estratégia logística tem 3 objetivos:
- Redução de custo
- Redução de capital
- Melhorias no serviço
Redução de custo: o objetivo é reduzir os custos de movimentação e estocagem dos produtos. Isso pode ser feito com uma avaliação do sistema atual e traçar alternativas mais baratas como mudar a localização do armazém ou trocar o modal de transporte.
Redução do capital: o objetivo é maximizar o investimento sobre o sistema logístico. Isso pode ser feito por meio da terceirização, métodos que reduzem dependência dos armazéns (cross docking) ou adotar uma abordagem just-in-time na sua logística (produzir bens só na hora da venda).
Melhorias no serviço: embora seja um custo no curto-prazo aperfeiçoar a sua logística com ferramentas de gestão e redução do tempo de entrega, no longo prazo a satisfação dos clientes compensa. Empresas como a Amazon apostam no frete grátis e rápido para angariar clientes.
Outro fator-chave para uma estratégia de logística empresarial é adotar uma logística integrada. Ronald H. Ballou aponta que a equipe de logística deve alinhar metas constantemente com os departamentos de marketing e produção da empresa.
Assim, evita-se erros como superprodução, tempo de espera do cliente prolongado e custos altos com estocagem.
Ronald H. Ballou também aponta que uma logística empresarial deve pensar nos 8 fatores a seguir:
- Localização das instalações
- Estratégia das operações
- Gerenciamento de estoques
- Sistemas de informações
- Manuseio de materiais
- Tráfego e transportes
- Métodos de planejamento e controle
- Organização
Cada fator deve ser constantemente monitorado com KPIs. Assim, você pode medir a qualidade da sua logística de forma minuciosa e aplicar melhorias onde são necessárias.