Logística inteligente: o segredo para o seu negócio em 2023

Logística inteligente: o segredo para o seu negócio em 2023

Você conhece como funciona a logística inteligente e como implementá-la na sua empresa?

A “inteligência” tem um significado muito abrangente quando nos referimos a logística. 

Ela não diz respeito a uma característica única, mas a uma série de características que, combinadas, dão origem a um processo rápido, econômico, produtivo e que beneficia consumidor e empresa.

Parece complexo, não é mesmo? Mas a tecnologia está aqui para nos ajudar na missão de tornar o controle de entregas cada vez mais automatizado e inteligente.

Continue a leitura e confira mais sobre o assunto!

O que é logística inteligente?

A logística inteligente é um processo de utilização das mais recentes tecnologias para revolucionar a forma como bens e serviços são gerenciados, rastreados e entregues. 

Isso envolve fazer uso de elementos da inteligência artificial para desenvolver modelos de previsão, melhorar a eficiência através de processos automatizados e melhorar a comunicação com os clientes. 

Ela também tira vantagem dos grandes dados para criar um processo de tomada de decisão mais eficiente. 

As empresas podem, por exemplo, alavancar a análise orientada por dados para reduzir custos, assim como aumentar a produtividade. 

Ao fornecer prazos de entrega mais confiáveis e métodos de entrega seguros, a gestão logística também ajuda a garantir que os clientes recebam o que precisam dentro do prazo.

Quais os pilares da logística inteligente?

Se buscarmos os pilares da logística inteligente, vamos encontrar dois principais.

O primeiro deles é o monitoramento de dados. A partir deles é possível fazer muita coisa. O primeiro passo é entender a sua logística. 

Como reduzir custos, desviar de rotas perigosas, visualizar a operação em tempo real e entender onde há possíveis melhorias, atrasos, etc. Tudo isso se dá a partir dos dados.

O outro é a visibilidade desses dados. Não basta ter os dados em mãos, é preciso interpretá-los e transformar essas informações em aplicações práticas.

Quais os benefícios da logística inteligente?

Redução de perdas e desperdício 

Redução de perdas e desperdícios, além de melhor aproveitamento de recursos. Esse é um dos resultados da logística inteligente.

Ter o controle logístico das diferentes fases das entregas reduz o impacto dos possíveis problemas que podem surgir durante o processo.

Além disso, quando o assunto são as redes de distribuição complexas, não se pode contar com a sorte. 

A inteligência remove muito do trabalho de adivinhação do gerenciamento dos processos, o que reduz os custos para as empresas que utilizam esta tecnologia para executar seus processos sem problemas. 

Agilidade na entrega

Ao usar a tecnologia para monitorar como uma entrega está indo, os sistemas podem não apenas melhorar a precisão no prazo, mas também detectar quaisquer anormalidades durante o trânsito que podem ajudar na detecção precoce e na resolução de problemas. 

A combinação de tecnologias avançadas ajuda a logística de inteligência a se tornar cada vez mais rápida, eficiente e mais precisa, criando tempos de entrega mais rápidos para os clientes.

Integração de informações

Um dos grandes benefícios da inteligência logística é a integração de informações. Dessa forma, todas as etapas e colaboradores envolvidos estão cientes de cada entrega em tempo real.

Desde o armazenamento, passando por toda a movimentação e transporte final, os processos podem ser gerenciados de forma automatizada e integrada.

Você vai ver uma melhora da produtividade e uma otimização que beneficia todas as etapas da entrega.

Compliance e visibilidade

Como os gestores e gerentes conseguem visualizar todas as fases – dentre vários outros detalhes – também é possível ter maior garantia da conformidade com a lei e com as normas vigentes.

Se algo sair fora do previsto, vai ser muito mais fácil de saber, mas além disso, os colaboradores têm acesso fácil às normas, o que facilita na hora delas serem seguidas.

Satisfação do consumidor e melhor atendimento ao cliente

Os sistemas de logística inteligente não apenas economizam tempo e dinheiro, mas também aumentam a satisfação do cliente. 

Usando números de rastreamento, os clientes podem rastrear onde seus pedidos estão em tempo real dentro da cadeia de suprimentos. 

Além disso, quando há problemas com uma entrega ou embarque, a comunicação automatizada pode rapidamente esclarecer o que está acontecendo e o que precisa ser feito para resolvê-lo.

A logística torna a experiência de compra mais eficiente para os consumidores e suaviza quaisquer colisões que possam surgir ao longo do caminho para que todos recebam sua encomenda a tempo e em boas condições.

Qual a importância da logística inteligente?

O sistema ajuda tanto as empresas quanto os consumidores, racionalizando a cadeia de fornecimento, desde o pedido até a entrega. 

A coordenação de vários fornecedores, clientes e transportadoras é facilitada com o acesso a melhores tecnologias de informação e comunicação. 

Isto permite maior agilidade e é possível garantir que cada vez mais entregas sejam concluídas mais cedo do que o planejado originalmente. 

A Fretefy como logística inteligente!

A Fretefy é um software de gestão de logística inteligente desenvolvido para indústrias, distribuidoras, atacadistas e varejistas.

Ele substitui planilhas, ligações, e-mails e mensagens de WhatsApp, sendo capaz de tornar o seu time muito mais eficiente.

O sistema de monitoramento de entrega inteligente da Fretefy rastreia suas mercadorias que estão sendo transportadas seja pela frota própria ou terceirizada.

Nós temos o sistema de monitoramento de entrega mais completo do mercado. Fale conosco e veja como funciona!

Conclusão

A logística inteligente pode ser adotada por empresas de quaisquer segmentos e os benefícios, como a agilidade, a economia e a produtividade serão vistos na prática do processo.

Dar atenção a esse processo é tão importante ou até mais do que outras áreas da sua empresa.

Lembre-se que a entrega é o momento mais esperado pelo cliente e um dos principais pontos de contato entre a sua empresa e o cliente.

Última atualização:

21

de

February

de

2024

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post