Monitoramento de entrega: saiba o que é e suas funcionalidades

Monitoramento de entrega: saiba o que é e suas funcionalidades

Fazer um monitoramento de entrega é indispensável para qualquer empresa do ramo logístico que deseja tornar seus processos mais afinados e eficientes. 

Garantir que a mercadoria chegue ao seu destino final sem qualquer avaria ou extravio é fundamental para evitar problemas com os clientes — maior afetado pela desorganização da entrega. 

Essa solução também é uma forma de reverter problemas internos na empresa. Afinal, o modal rodoviário é o principal usado entre os embarcadores no Brasil. Veja mais sobre a importância do monitoramento de entregas a seguir!

O que é monitoramento de entregas?

O processo de monitorar entregas é, geralmente, realizado em um software de gestão, como o TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) ou uma ferramenta específica, como a Torre de Controle Logístico.

Com essa tecnologia, o embarcador pode coletar dados em tempo real sobre a entrega — onde está, para onde vai, se houve alguma avaria, possibilidade de atrasos e outros. 

Esse controle é importante, pois dá ao gestor as ferramentas necessárias para prever ocorrências com as entregas, podendo tomar decisões melhores.

Além disso, o acompanhamento integral protege a mercadoria em situações de roubo ou furto, permitindo que a carga seja encontrada e socorrida. 

Qual a importância do monitoramento de entregas?

As inovações tecnológicas já não são lidas como um grande diferencial competitivo, mas como algo essencial para que as empresas se mantenham relevantes em seus nichos de atuação.

Com o segmento de transportes, o mesmo acontece. Então, as organizações vêm reconhecendo o papel dos sistemas de gestão, roteirização e acompanhamento da frota para aprimorar os resultados operacionais. 

Dessa forma, manter a segurança das mercadorias, desde a saída até o ponto de destino, é razão suficiente para investir nesse tipo de ferramenta. 

Quais as funcionalidades de um sistema de monitoramento de entregas?

embarcador fazendo o monitoramento de entregas pelo tablet

Agora que você já conhece a importância do monitoramento de entregas, confira a seguir as principais funcionalidades do sistema. 

Monitoramento e comunicação com o motorista

Um software de monitoramento permite contato direto com o motorista 24h por dia, durante todo o processo de entrega — acompanhamento de paradas, horários, trajeto e outros. 

Em caso de algum acidente, há a facilidade de rastrear e localizar o motorista para evitar danos irreversíveis, garantindo sua segurança.

KPI'S e Dashboards

Com o monitoramento de cargas, o gestor tem acesso a uma base de dados coletados a partir de todo o controle dos processos. 

Tais informações se convertem em índices de desempenho, exibidos em dashboards com gráficos e outros indicadores importantes para a tomada de decisão do embarcador.

Rastreamento em tempo real

Uma das principais funcionalidades é o rastreamento em tempo real. Conforme mencionamos, é possível rastrear todas as entregas em qualquer momento do dia, sendo uma das maiores vantagens desse sistema. 

Previsibilidade de data e hora de entrega dos pedidos

Com o acesso facilitado às informações completas do desempenho da frota, o sistema permite ao gestor ter mais clareza sobre o prazo de entrega das mercadorias. Inclusive, os prazos podem ser reduzidos, garantindo vantagem competitiva. 

Quais as vantagens de ter um sistema de monitoramento de entregas?

Como você pode observar, as funcionalidades apresentadas acima contribuem para entregas mais ágeis e eficientes. Seus benefícios se estendem a longo prazo também. Confira as principais vantagens abaixo! 

Redução de custos

Ao implementar um sistema de monitoramento de entregas, a empresa pode experimentar uma redução de custos — diminuição de gastos com combustível, cargas avariadas, roubos, pedágios, entre outros. 

Isso representa valores consideráveis, que antes eram gastos em processos desatualizados e complexos.

Maior produtividade e controle de custos

Um software de monitoramento de entregas se torna o braço direito dos profissionais de logística, já que auxiliam na solução de ocorrências com mais agilidade, de forma rápida e objetiva. 

Também possibilita a criação de um canal direto com o motorista, além da rapidez das informações permite que o trabalho humano seja feito com maior eficiência. 

Inovação e comunicação

Além de permitir um controle maior sobre os produtos enviados, devido à comunicação em tempo real, o monitoramento ainda proporciona um grande destaque para a sua empresa, com o fator inovação. Clientes gostam de empresas que investem em tecnologia.

Maior segurança

Outro enorme benefício do acompanhamento de entregas é a segurança para os clientes. Com o sistema, o consumidor pode consultar todo o processo de entrega, desde a saída do armazém até o destino final. 

Otimiza os processos logísticos

Por fim, mas não menos importante, esse tipo de monitoramento gera uma melhora nos processos logísticos. Como inúmeras operações dependem da entrega bem sucedida, toda a cadeia logística é otimizada.

Favorece a melhor gestão de riscos, esse monitoramento proporciona mais conhecimento sobre o estado de cada veículo, além de indicar quais oferecem os melhores resultados.

Por que escolher o sistema da Fretefy?

monitoramento de entregas fretefy

Com o sistema de monitoramento de entregas da Fretefy, você ganha total visibilidade de onde suas cargas estão em tempo real. Entre as funcionalidades e benefícios do software, destacamos:

  • acesso completo ao painel Kanban;
  • 100% de tracking para todas as suas cargas;
  • Atualização automática dos status de entrega;
  • Atendimento de cargas com perfil lotação, fracionada ou distribuição;
  • E.T.A (Estimated Time Arrival);
  • Torre de controle logístico (dashboard);
  • Visão em modo TV para toda sua equipe também acompanhar a operação;
  • Personalizar a visão em modo TV para todas as unidades de negócio (filiais);
  • Monitoramento de cargas e rastreamento de frota;
  • Velocidade na tomada de decisão e aumento de produtividade do time;
  • Monitoramento operacional (via mapa/grid);
  • Visão em mapa ou em grid de todos os veículos carregados/vazio;
  • Possui previsão de entrega com base nos status de posicionamento dos motoristas ou via EDI;
  • Integração com os melhores rastreadores do mercado;
  • Leitura e comunicação nos arquivos EDI (padrão proceda);
  • Portal exclusivo para o cliente final (tracking de pedidos);
  • Comunicação online entre embarcador, transportador e motorista;
  • Histórico na nuvem de todas as entregas e seus respectivos prazos de entrega;
  • Filtros avançados;
  • Visão analítica da carga contendo visão de embarque, transportadores e SKU;
  • Tracking via app / via EDI (mobile) aplicativo exclusivo para o motorista.  

Conheça o sistema de tracking e monitoramento da Fretefy! 100% de visibilidade em todas as suas entregas.

Conclusão

Entendeu como o monitoramento de entrega pode ser vantajoso para o seu negócio? Esse procedimento otimiza as operações logística, agiliza os processos e traz mais segurança para as remessas enviadas. Conheça o sistema de monitoramento Fretefy!

Última atualização:

11

de

November

de

2022

Você também vai gostar de ler

Gestão de Pátio: Otimizando a Eficiência Operacional

Gestão de Pátio: Otimizando a Eficiência Operacional

Descubra como fazer uma gestão de pátio eficiente e reduzir custos na logística com as melhores práticas e tecnologias do mercado. Leia o artigo completo.
Ler Post
Logística de Varejo: Guia Completo para o Melhor Desempenho

Logística de Varejo: Guia Completo para o Melhor Desempenho

Aprenda o que é logística de varejo, como opera, quais os desafios e as soluções para otimizar o seu negócio e se preparar para o mercado. Confira!
Ler Post
Comprovante de entrega: confira tudo o que você precisa saber!

Comprovante de entrega: confira tudo o que você precisa saber!

O comprovante de entrega é indispensável para o bom funcionamento de qualquer empresa com operações logísticas. Veja mais sobre o assunto neste artigo!
Ler Post