Tecnologia de rastreamento de cargas: quais são e qual a importância!

Tecnologia de rastreamento de cargas: quais são e qual a importância!

Um dos principais desafios e responsabilidades de uma empresa de transporte de cargas é manter as mercadorias em segurança durante o percurso. Com os altos riscos do transporte rodoviário, é essencial investir em ferramentas que deixem os fretes mais protegidos. 

Uma das soluções é utilizar alguma tecnologia de rastreamento de cargas. Existem diversos rastreadores capazes de tornar sua operação mais segura. Conheça mais sobre o assunto a seguir!

O que é tecnologia de rastreamento?

O rastreamento de cargas é uma solução tecnológica que integra o sistema de armazenagem dos produtos com as estratégias de gestão da empresa.

Uma tecnologia de rastreamento, ou sistema de rastreamento, é a solução utilizada para indicar com exatidão a posição do veículo, independentemente de sua localização. 

Para isso, é necessário instalar um equipamento no automóvel, que faz uso de geolocalização. Os rastreadores veiculares podem funcionar a partir de tecnologias diferentes: radiofrequência, GPS, RFID, telemetria e softwares de gestão. 

Na prática, esses sistemas registram informações sobre os produtos, trajetos, cargas, destinos, além de reunir referências sobre os motoristas em cada etapa da entrega.

Importância do rastreamento de cargas e veículos

Um dos principais motivos de usar um rastreador de cargas na frota é oferecer mais segurança para o veículo, para a mercadoria e para o condutor. 

Além disso, os rastreadores também funcionam como uma ferramenta logística, permitindo o monitoramento em tempo real do trajeto da carga, garantindo que ela chegue ao seu destino no prazo estipulado. 

Portanto, investir nessa tecnologia é uma forma de proteger o motorista durante o percurso, especialmente contra roubos; uma infeliz realidade das estradas brasileiras. Para contornar essa situação, também é importante ter um seguro de cargas. 

logístico com empilhadeira

Importância de fazer o rastreamento de carga na empresa

Esse rastreamento é importante, pois permite que as transportadoras consigam oferecer dados em tempo real para seus clientes sobre as cargas.

Dessa forma, a empresa fica sabendo de qualquer ocorrência que afete os prazos estabelecidos. Veja mais razões abaixo.

Prevenção de perdas

Ao possuir um sistema de rastreamento, o veículo fica menos propenso a ser roubado ou furtado, além de ter seus produtos extraviados.

No Brasil, as prisões por roubo de cargas chegaram a 25% em 2021. Além disso, o extravio de mercadorias gera um prejuízo de R$1,2 bilhão.  

Nesse aspecto, caso a situação aconteça, a seguradora pode utilizar o rastreamento para facilitar as investigações e localizar o veículo e a carga.

Operação mais rápida

Um monitoramento de cargas apresenta indicadores de falhas, que avisam sobre problemas de percurso e apresentam soluções para a situação.

Esse recurso possibilita que a transportadora aja com mais rapidez no caso da necessidade de troca de veículos, fazendo com que o prazo de entrega não seja afetado.

Redução de custos

Ao utilizar um sistema de rastreamento de cargas, o gestor consegue ter mais controle sobre a rota, garantindo que o condutor faça um trajeto com menos pedágios, menos trânsito e menor percurso.

Com o tempo, essas mudanças representam uma grande economia para o negócio. No caso do menor caminho, por exemplo, há o ganho com o combustível e a disponibilidade do veículo nas próximas entregas.

Melhoria da satisfação do cliente

Com o rastreamento, o cliente fica mais tranquilo em relação ao paradeiro de sua mercadoria. Afinal, ele consegue visualizar detalhes sobre o trajeto percorrido da carga até seu destino.

E como o rastreio também visa a entrega dos produtos na data estipulada, com segurança, isso contribui para fidelização dos clientes.

Com um serviço de qualidade, os consumidores entendem que a empresa possui os recursos e estrutura necessários para cumprir com suas obrigações.

Dá mais oportunidades de negócios

Todas as seguradoras exigem em contrato que as transportadoras tenham um sistema de rastreio de entregas na hora de vender uma apólice de seguro.

Sendo assim, caso a sua empresa tenha o interesse em firmar parcerias com esse tipo de negócio, é essencial instalar o rastreador nos veículos usados nos fretes.

Quais tecnologias de rastreamento?

Depois de entender a importância da tecnologia para o monitoramento no transporte seguro de cargas, vamos te apresentar as novas tecnologias de rastreamento no mercado. Acompanhe as principais alternativas abaixo. 

Radiofrequência

Na radiofrequência, ou RF, o rastreamento das cargas acontece por meio de sinais de rádio. Isso significa que as informações colhidas são recebidas por antenas, a partir da triangulação, facilitando a localização do veículo. 

Vale ressaltar que é fundamental acompanhar a frota mesmo em locais fechados, como túneis, além de fazer o rastreamento em espaços urbanos, como galpões e subsolos. 

Nesse aspecto a radiofrequência se mostra bastante vantajosa, pois não é interrompida por inibidores de sinais. 

GPS — Global Position System

Outra tecnologia de rastreamento de veículos bastante utilizada atualmente é o GPS (Global Position System). Aqui, o rastreamento é feito via satélite, 24 horas por dia e todos os dias da semana. 

Para fazer o monitoramento, é preciso instalar um receptor no veículo, que recebe os sinais do satélite e decodifica as informações de localização — coordenadas de latitude e longitude. 

Esses dados são enviados para a empresa responsável pelo acompanhamento e, em seguida, encaminhadas para a transportadora, a fim de obter um rastreamento preciso das cargas. 

Com o GPS, é possível mandar alertas ao veículo ou até mesmo bloqueá-lo em caso de roubo. 

RFID — Radio-Frequency Identification

Outra tecnologia de RF, só que mais específica, é a RFID: a radiofrequência com identificação. Consiste em inserir uma etiqueta com um chip nas mercadorias, facilitando seu rastreio mesmo após sua retirada do veículo. 

Essa etiqueta envia informações por meio de ondas de rádio para uma antena e para um receptor. Dessa forma, permite que a transportadora identifique sua localização em tempo real, ajudando a coibir crimes. 

Telemetria

Com a telemetria, a transportadora consegue realizar um rastreamento com mais informações, diferentemente do GPS e da radiofrequência. Seu objetivo é divulgar não apenas a localização, mas proporcionar toda a gestão da frota. 

Na prática, essa tecnologia funciona como uma rede sem fio (satélite ou rádio), na qual permite que a empresa saiba onde os veículos estão. Ela também fornece outros dados, como:

  • velocidade do veículo;
  • distância percorrida;
  • consumo de combustível;
  • ocorrência de frenagens bruscas;
  • situação de trânsito em regiões mais perigosas.

Assim, trata-se de uma tecnologia que possibilita o monitoramento da performance dos condutores; algo que também ajuda a prevenir assaltos e outros acidentes em áreas de risco. A telemetria ainda permite fixar limites de velocidade para o motorista. 

Existem transportadoras, inclusive, que usam dessa solução para bonificar ou premiar condutores mais responsáveis, bem como identificar aqueles que não seguem as diretrizes definidas. Nesse sentido, a empresa estimula a direção segura, que beneficia a todos. 

Softwares de gestão

Por fim, mas não menos importante, há os software de rastreamento, ou sistemas de gestão logística

Eles consistem em uma plataforma completa e integrada com as operações da empresa, além de reunir as soluções de GPS e RF e colher outros dados para facilitar a gestão e aprimorar o rastreamento. 

Os sistemas de gestão são frequentemente utilizados por companhias de transporte e menos por transportadores autônomos. 

Qual a diferença entre rastreamento e monitoramento de cargas?

De modo direto, o monitoramento envolve acompanhar tudo o que acontece com os veículos e cargas transportadas. Essa atividade exige a observação e o registro das informações correspondentes.

No caso do rastreamento, essa tarefa refere-se à análise de ocorrências registradas em um único deslocamento. O intuito é obter dados, por meio do acompanhamento dos eventos que acontecem nas entregas.

Quando esses dois procedimentos são aplicados simultaneamente, as empresas conseguem controlar e proteger seus bens e equipe, bem como o patrimônio de terceiros, os ativos da companhia, além de coletar dados importantes para a companhia.

Como usar tecnologia de rastreamento na minha empresa?

Você viu mais acima que existem diferentes tipos de tecnologias de rastreamento de cargas. Cada uma oferece vantagens e desvantagens, sendo que a escolha dependerá das necessidades do seu negócio e outros fatores — tamanho da carga, porte da frota etc.

Portanto, é importante que você analise cada opção cuidadosamente. Caso o seu empreendimento seja de maior porte, por exemplo, e lide com diversas operações ao mesmo tempo, talvez seja benéfico contar com um software de gestão. 

Nesse aspecto, recomendamos o sistema de tracking e monitoramento de cargas Fretefy, que oferece 100% de visibilidade de todas as suas mercadorias, além de oferecer ferramentas cruciais para a gestão logística da empresa. 

As principais funcionalidades desse sistema incluem:

  • Painel de cargas Kanban; 
  • Personalização dos status de entrega;
  • E.T.A (Estimated Time Arrival);
  • Torre de controle logístico (dashboard);
  • Monitoramento operacional (via mapa/grid).

Os principais benefícios desse software são:

  • Leitura e comunicação nos arquivos EDI (padrão proceda);
  • Portal exclusivo para o cliente final (tracking de pedidos);
  • Comunicação online entre embarcador, transportador e motorista;
  • Histórico na nuvem de todas as entregas e seus respectivos prazos de entrega;
  • Filtros avançados;
  • Visão analítica da carga contendo visão de embarque, transportadores e SKU;
  • Tracking via app / via EDI (mobile) aplicativo exclusivo para o motorista.

Clique aqui para conhecer todos os benefícios do sistema de monitoramento de cargas da Fretefy!

Conclusão

Viu como o rastreamento de cargas é importante para o sucesso de seu negócio? Essa tecnologia faz toda a diferença no setor logístico. Nesse aspecto, não deixe de conferir o sistema de rastreamento da Fretefy e mantenha o controle das suas entregas!

Última atualização:

18

de

October

de

2022

Você também vai gostar de ler

Oportunidades de inovação e networking: Principais eventos de logística em 2024.

Oportunidades de inovação e networking: Principais eventos de logística em 2024.

Explore as últimas novidades e conecte-se com profissionais influentes durante os eventos de logística de destaque em 2024 no Brasil.
Ler Post
Tecnologia de rastreamento de cargas: quais são e qual a importância!

Tecnologia de rastreamento de cargas: quais são e qual a importância!

Investir em tecnologia de rastreamento de carga é fundamental para deixar suas operações de transporte mais seguras. Confira mais detalhes neste artigo!
Ler Post
PACCAR Parts comemora primeiro ano do Centro de Distribuição com resultados recordes

PACCAR Parts comemora primeiro ano do Centro de Distribuição com resultados recordes

Conheça um pouco mais sobre um dos patrocinadores da LogConference 6ª Edição e informações sobre seu crescimento, PACCAR Parts.
Ler Post