2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

Tracking de carga: Quais os principais conceitos e como funciona?

Blog

/
Tracking de carga: Quais os principais conceitos e como funciona?
Tracking de carga: Quais os principais conceitos e como funciona?

Para que os processos logísticos funcionem corretamente nos dias atuais, é essencial investir em soluções tecnológicas, como o tracking de carga. 

Ele serve para que as empresas e consumidores consigam acompanhar a trajetória dos pedidos com mais eficiência e transparência. Além disso, oferece informações relevantes sobre o processo de entrega.

Com a evolução dos sistemas em SaaS (Software as a Service), foi-se o tempo no qual era preciso entrar em contato com o motorista para descobrir a localização exata de uma carga. Atualmente, é possível rastrear todos os estágios de uma entrega.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo o conteúdo a seguir!

O que significa a palavra tracking?

Oriunda da língua inglesa, o termo tracking significa monitoramento. Entretanto, os profissionais da logística o conhecem como “rastreio”. 

O rastreio é uma das diversas inovações tecnológicas disponíveis no mercado. Com ele, empresas de logística são capazes de acompanhar a carga rastreada, aprimorando seus processos e otimizando a rotina dos profissionais. 

Saiba mais sobre os softwares de logística da Fretefy!

O que é tracking na logística?

Antes de explicarmos como funciona o rastreamento de cargas logística, você precisa entender como o tracking se aplica ao setor. Em suma, a palavra consiste no rastreamento de compras e pedidos realizados pela Internet.

Nesse contexto, um cliente consegue acompanhar seu pedido virtualmente, por exemplo, com acesso às informações de separação da mercadoria até a chegada do item ao seu endereço.

Assim, o tracking na logística engloba não só as empresas, como aprimoram o dia a dia dos consumidores, que são beneficiados com segurança e comodidade. 

O que é tracking de cargas?

Chamamos de tracking de cargas o processo que envolve o rastreamento do ponto de embarque até o destino final de determinada carga. Essa operação visa melhorar a segurança e a logística do transporte de mercadorias. 

Outra vantagem é que a solução automatiza as informações sobre o status da entrega para o destinatário. Assim, reduz as chances de reentregas e devoluções, diminuindo gastos com fretes e SAC.

Como rastrear uma carga?

Fazer o rastreamento de carga em tempo real é uma funcionalidade que já está presente nas principais transportadoras do Brasil. 

É por meio desse sistema que os clientes conseguem ter uma noção exata de onde seu pedido se encontra. 

Para fazer isso, o consumidor precisa acessar o site da transportadora encarregada de entregar sua encomenda e digitar o código de rastreio fornecido pela empresa, no campo indicado. 

Feito isso, ele terá acesso a todas as informações de trajeto da sua encomenda. 

No caso das empresas, isso pode ser feito por meio de um sistema de gestão de transporte. Trata-se de um software robusto, que agrupa todos os dados das operações logísticas da organização, além de permitir o monitoramento de carga.

Como funciona o rastreio de produtos?

Agora que você já sabe como funciona o tracking de carga, vamos te explicar sobre o rastreio de produtos. 

Você já entendeu que a rastreabilidade visa identificar onde determinado produto se encontra na cadeia logística. 

A diferença é que esse serviço é utilizado por empresas logísticas, e não pelo consumidor que acabou de comprar um item online. 

Toda vez que determinada mercadoria ou produto é rastreado, o sistema colhe dados sobre sua origem, destino e localização atual. 

Algumas companhias usam a técnica de rastreamento por radiofrequência, composta por ondas eletromagnéticas.

Outras formas de rastrear um produto é por M2M/GSM e satélite. O rastreio por M2M/GSM ocorre via antenas de telefonia. Já o rastreamento por satélite acontece por meio de uma rede de satélites que envia e recebe informações sobre a mercadoria. 

Entretanto, sua maior desvantagem é que não oferece dados em tempo real. Nesse sentido, quanto mais eficaz for a técnica de rastreamento, mais otimizada será a cadeia produtiva da empresa. 

Consequentemente, as entregas ocorrerão com máxima qualidade, satisfazendo os clientes e fidelizando novos consumidores.

O que é tracking de pedido?

Ferramentas de rastreio de pedido, ou tracking de pedido, são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio que atua na comercialização de produtos. 

Já não é novidade que os consumidores ficaram mais exigentes e mudaram seus hábitos de compra. Uma grande parcela da população com acesso à internet, prefere fazer compras online, no conforto do seu lar. 

Então, para atender a essa demanda com eficiência, é essencial que seu empreendimento utilize um software de gestão de pedidos para otimizar o controle operacional

Com isso, poderá visualizar antecipadamente cada etapa, além de prever eventuais problemas de entrega. 

Para seus clientes, as vantagens também são atrativas. Eles poderão acompanhar se a nota fiscal já foi emitida, se o item já foi despachado e monitorar o trajeto até o destino final. 

O que é tracking de entregas?

Outro termo para o tracking de carga é tracking de entregas. Como você já viu no decorrer deste conteúdo, seu objetivo é otimizar e melhorar a logística de qualquer negócio, bem como aumentar a segurança da mercadoria.

Com o tracking de entregas, pode-se automatizar o envio de informações sobre o status do pedido para o cliente. Assim, evita-se gastos desnecessários com reentregas. 

Quando o cliente sabe onde seu pedido se encontra, poderá se programar para ficar em casa, ou indicar alguém para receber a encomenda no dia previsto. Entres os principais benefícios desse sistema, podemos destacar:

  • mais segurança nos processos logísticos;
  • operações mais transparentes e eficientes;
  • redução de custos e gastos desnecessários;
  • aumento da eficiência nos prazos de entrega;
  • evita problemas de trajeto;
  • otimiza as operações e agrega valor aos serviços;
  • oferece diferencial competitivo no mercado;
  • melhora na experiência do consumidor;
  • aumenta a credibilidade da empresa;

Confira as melhores soluções em gestão logística!

Conclusão

Como você viu neste artigo, o tracking de carga oferece inúmeras vantagens, tanto para as empresas de rastreamento de cargas, quanto para os consumidores. O uso da tecnologia é indispensável para gerar melhores resultados nas operações logísticas. 

Portanto, a Fretefy trabalha com soluções que priorizam a máxima eficiência de toda a parte logística da organização, a fim de promover segurança e rastreabilidade, facilitando a gestão de processos. 

Última atualização:

3

de

February

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo