2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

Gestão logística: aprenda o que é, como fazer e otimizar!

Blog

/
Gestão logística: aprenda o que é, como fazer e otimizar!
Gestão logística: aprenda o que é, como fazer e otimizar!

Fazer uma boa gestão logística traz diversos benefícios para a empresa. Contudo, para realizar um gerenciamento eficiente, é interessante que você entenda o conceito de logística e sua gestão.

Primeiramente, chamamos de logística todas as tarefas que envolvem o planejamento e o gerenciamento de transportes de mercadorias. No caso da gestão de logística, representa as etapas de organização, controle de produção e distribuição do produto final até o cliente.

Saber monitorar e guiar esse processo é crucial para a saúde de qualquer empreendimento. Então, se você não sabe como aplicá-lo em seu negócio da forma correta, ou pretende melhorá-lo, continue acompanhando o conteúdo a seguir!

O que é logística?

Detalhando o que foi citado inicialmente, a logística é todo o processo de armazenamento e transporte eficiente de mercadorias ou matéria-prima. Seu intuito é atender as exigências do consumidor com máxima qualidade de economia.

Existem empresas especializadas nesses serviços, direcionadas para fabricantes, lojistas e indústrias que precisam transportar seus produtos. 

Algumas oferecem uma infraestrutura completa — aviões, caminhões e armazéns —e outras cobrem apenas algumas partes do processo. Na prática, grande parte dos empreendimentos costumam terceirizar a logística do negócio.

Saiba mais sobre os softwares de logística da Fretefy!

O que é gestão de logística?

Já dissemos mais acima que a gestão de logística envolve o controle dos fluxos logísticos de uma organização. Essa atividade inclui a produção de mercadorias, a compra de matéria-prima, armazenamento e distribuição do item finalizado ao consumidor.

Para que essa operação funcione corretamente, é responsabilidade do gestor e seu time executar cada etapa com cautela, seguindo os princípios atuais. São eles:

  • realizar a gestão enxuta da cadeia logística;
  • evitar desperdícios;
  • elevar a produtividade;
  • acelera os resultados desejados.

Assim, é possível trazer economia para a empresa, sem deixar cair a qualidade nas entregas.

Como melhorar a gestão logística?

Não basta realizar uma logística para garantir a saúde nas operações do negócio; é necessário fazer isso de forma otimizada e organizada. Caso a empresa tenha altos custos de envio, por exemplo, pode ter prejuízos nas vendas.

Essa situação indica uma logística mal executada. Mas, como melhorar essa gestão? Com as evoluções do mercado, não é novidade que os consumidores estão cada vez mais exigentes, pedindo prazos menores de entregas e maior qualidade nos serviços prestados.

Nesse sentido, se você não faz ideia de como aprimorar sua estratégia de logística, existem algumas dicas para melhorar essa performance:

  • monitore o estoque corretamente;
  • use indicadores de desempenho;
  • aposte em tecnologias de otimização;
  • feche boas parcerias com fornecedores;
  • aproveite os dados gerados na rotina da empresa;
  • faça o planejamento de riscos.

Esses são alguns passos iniciais para você começar a organizar sua gestão de logística. Confira mais abaixo outras sugestões mais detalhadas.

Cadeia logística: como gerir

Uma boa gestão de logística envolve o controle eficaz das atividades relacionadas ao processo de produção e oferta de serviços da empresa. 

Esse processo é parte da cadeia de suprimentos, controlando, planejando e implementando um fluxo eficiente de armazenagem de mercadorias. Em suma, tudo isso acontece desde o ponto de origem e o destino final do item.

Dessa forma, é essencial alocar os recursos nos locais corretos, para que os serviços e produtos sejam enviados de forma rápida, precisa, com qualidade e garanta a satisfação do cliente.

Otimização da cadeia logística

Outro ponto de melhoria na gestão logística é o investimento em tecnologias de otimização. Enquanto a empresa cresce, suas tarefas também aumentam. Com isso, fica mais difícil para a capacidade humana dar conta de tantas novas atividades.

Por isso, é importante adquirir softwares de gestão, que fiquem encarregados de realizar atividades mecânicas e repetitivas, a fim de garantir a atenção dos colaboradores para as tarefas essenciais ao negócio. Os benefícios da otimização, incluem:

  • aumento da produtividade;
  • redução de custos.
  • menor incidência de erros;
  • melhora na qualidade dos serviços;
  • geração de dados mais precisos para as tomadas de decisão.

Mapeamento da cadeia logística

Alguns consideram essa etapa a mais importante para melhorar a logística da empresa. Antes de aplicar qualquer estratégia de aprimoramento, você deve conhecer a fundo os processos logísticos atuais do seu negócio.

Identifique quais são as especificidades, quais são os colaboradores responsáveis por cada tarefa, como eles se comunicam e ajudam na evolução da companhia.

Otimização da cadeia integrada

Outro passo para melhorar a gestão logística é priorizar a integração dos processos. É função da administração coordenar e interligar as atividades logísticas, bem como incorporá-las a outros departamentos:

  • Marketing;
  • Vendas;
  • Manufatura;
  • Finanças;
  • TI (Tecnologia da Informação).

Uma logística bem integrada possibilita uma visão holística do negócio e de todas as suas tarefas. Com isso, é possível aprimorar as rotinas de produção, identificando eventuais gastos desnecessários.

Exploração entre logística e produção

Para melhorar de vez sua gestão de logística empresarial, você deve entender que a logística e produção estão interligadas pelas estratégias:

  • MTO (Make-to-Order): a fabricação dos produtos acontece conforme os pedidos chegam;
  • MTS (Make-to-Stock): a fabricação de produtos é feita a partir de projeções de demandas. Ou seja, em maior quantidade para suprir uma possível alta nos pedidos.

As duas estratégias são essenciais para a cadeia de suprimentos, pois afetam diretamente o tempo de resposta dos clientes. Contudo, não existe a mais adequada a ser seguida. Utilize aquele que mais se adequar à realidade do seu negócio.

Questões ambientais

Quando falamos que a gestão logística deve englobar o todo, isso também inclui aplicar soluções que não agridam o meio ambiente. Afinal, os consumidores estão mais conscientes e fazem questão de consumir produtos de “empresas verdes".

Para isso, foque no processo e no tratamento. Sua organização deve encontrar meios para reduzir a exploração de matéria-prima, especialmente dos recursos finitos encontrados na natureza. 

Quando ao tratamento, é essencial implementar estratégias para diminuir os impactos dos resíduos gerados na produção, que podem prejudicar o meio ambiente — reciclagem, recuperação, reutilização etc. 

Foco no cliente

Todas as ações citadas até o momento devem se concentrar em fazer entregas mais rápidas e de qualidade ao consumidor. Será assim que sua empresa colherá resultados positivos nas vendas, e também conseguirá ter um bom posicionamento no mercado.

Confira as melhores soluções em gestão logística!

Conclusão

Viu como é importante investir na melhora da gestão logística? Todas as sugestões que apresentamos trarão bons resultados para seu negócio, bem como seus parceiros. Portanto, além de aumentar os lucros, a organização consegue acelerar seu crescimento.

Última atualização:

3

de

February

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo