2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

Inovações logísticas: as tendências de 2022

Blog

/
Inovações logísticas: as tendências de 2022
Inovações logísticas: as tendências de 2022
“Mas não é em 2022 que teremos caminhões robôs?”

Brincadeiras à parte, muitos setores estão se destacando no quesito inovação e um deles é o setor logístico sendo um dos segmentos que mais cresceu em 2020 e 2021 em virtude da pandemia e no próximo ano não será diferente, o aquecimento desse setor é uma grande consequência da pandemia pela qual estamos passando.

Um artigo feito pela revista “Mundo Logística " comenta que: com as mudanças impulsionadas pela covid-19, os pequenos negócios também tiveram de se adaptar e passar a vender pela internet. O cenário, tornou-se, então, um terreno fértil para o setor logístico se reinventar e se adaptar, ou seja, aumentando também a proporção das inovações logísticas.

Iremos citar as inovações logísticas mais promissoras para 2022 que prometem desenvolver e alavancar a área logística sendo um incentivo para grandes projetos, principalmente quando falamos em Startup que estão sempre em constante mudança/desenvolvimento acompanhando a tecnologia.

Inovações Logísticas: Startup e Logtech

A Fretefy é um exemplo de Logtech que chegou para revolucionar a maneira de gestão de operações logísticas das empresas, um de seus pilares é proporcionar otimização do tempo com automatização, ou seja, mais planejamento estratégico e foco nos melhores resultados.

Tendências logísticas 2022 que vieram para ficar

Inovações logísticas que foram tendência neste ano também são apostas para 2022. Algumas dessas tendências que foram muitos comentadas permanecem em ascensão no mundo logístico trazendo muitas inovações, ferramentas, soluções, tecnologias e mecanismos que serão extremamente importantes na busca por crescimento para o setor logístico, em especial algumas que iremos citar a seguir:

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial veio para somar ao processo de aprimoramentos das demandas de operações logísticas, traz constantemente inovações tecnológicas para a Logística e para várias áreas sendo uma forte tendência.

Apesar de ainda não ser tão explorada no país, em 2022 promete estar mais presente principalmente se tratando de tecnologias avançadas com investimentos em várias áreas, por exemplo: robótica, automatização, inteligência artificial, desenvolvimento de softwares e outros, a fim de potencializar operações logísticas entre elas: gestão de estoque, operações de fretes, fluxos de demandas e etc. A inteligência artificial promete ser o diferencial de muitas empresas.

Automatização de processos

Essa é uma das tendências que mais está se consolidando na área logística, esteve muito forte neste ano e promete continuar com muita força em 2022.  

A automatização de processos logísticos é uma inovação que está diretamente relacionada a produtividade, redução de custos, organização de processos, redução de falhas e vários outros benefícios que foram desenvolvidos para agilizar as operações que são essenciais para gestão de cargas e fretes.

Sendo assim, proporciona maior competitividade no mercado gerando novas oportunidades de negócio. Outra vantagem que está ligada a automatização de processos é o armazenamento em nuvem com total segurança, libertando inúmeras possibilidades de trabalho.

Alta considerável de comércio online e entregas express

Principalmente em virtude da pandemia o aumento do comércio online cresceu consideravelmente e está cada dia mais presente na vida das pessoas, especialmente aqueles comércios, lojas, mercados e também algumas empresas que anteriormente não estavam presentes no meio digital, porém após a pandemia se viu “obrigado” a render-se a esse recurso para não ver o seu negócio “despencar”.  

Com o comércio online super aquecido o setor logístico também está cada dia mais focado em inovações, softwares e soluções principalmente com relação a entrega, o que é o caso das entregas express realizadas em algumas horas, o que já é uma realidade em algumas empresas, como: a Magalu e a Amazon, porém somente em alguns estados do Brasil.

Entretanto não se pode negar que o comercio online cada dia mais forte e ainda vai crescer muito com o passar dos anos.

Entrega por drones

É um assunto bastante discutido há alguns anos, porém nos últimos 2 anos ganhou uma visibilidade ainda maior principalmente depois que a gigante Amazon em uma conferência realizada em 2019 apresentou um modelo que poderia fazer entregas em um raio até 24 km e que seria colocado em teste assim que possível, as especulações aumentaram envolvendo esse tipo de inovação logística.

Mesmo sendo ainda uma realidade um pouco distante no Brasil, em virtude de muitos fatores que envolvem o trânsito desses equipamentos, não se pode negar que essa é uma inovação ousada pode impulsionar muito o setor logístico brasileiro, quebrando barreiras e trazendo inúmeros benefícios  

Sustentabilidade

Um fator que tem influenciado as inovações logísticas e muitas vezes até modificado a maneira que criar novas ferramentas e soluções é a sustentabilidade, que ao longo de muitos anos já está sendo o lema de várias empresas, e têm se tornado algo fundamental principalmente para o setor logístico dando espaço a inovações sustentáveis, ações pensadas no meio ambiente, diminuição de gases poluentes, ações para evitar desperdícios e inúmeras outras soluções sustentáveis que já são prioridade no dia a dia das empresas.

Não somente uma tendência para os próximos anos, a logística sustentável é algo necessário que envolve comprometimento e investimento em operações inteligentes de entrega.

Inovações logísticas: Como usá-las a seu favor?

A principal função de cada inovação logística é principalmente proporcionar agilidade trazendo soluções e crescimento para a gestão e ainda auxiliar sua empresa a obter uma visão geral dos recursos favoráveis para o desenvolvimento do seu negócio.

Não é difícil determinar quais inovações dentre essas citadas no texto serão mais viáveis para o seu negócio, basta conhecer quais são as suas necessidades e gargalos logísticos para usar as inovações com inteligência visando o seu objetivo.

Para isso, a Fretefy uma startup especialista em identificar gargalos logísticos e como solucioná-los pode lhe ajudar, com um software logístico ágil, inteligente que irá automatizar seus processos e aumentar o seu desempenho para conquistar a logística 4.0 com sucesso.

Para mais informações sobre a Fretefy acesse o site:

www.fretefy.com.br

Leia também:

Última atualização:

26

de

April

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo