Cotação de frete: qual a importância e o que influencia no preço?

Cotação de frete: qual a importância e o que influencia no preço?

Fazer a cotação de frete é essencial para empresas de setores distintos do mercado. Isso envolve acompanhar cada etapa dos processos logísticos para garantir a gestão eficiente do negócio como um todo. 

Dessa forma, é preciso compreender de forma clara os valores a pagar ou receber pelo transporte, a fim de evitar erros que possam prejudicar a lucratividade do empreendimento. 

Uma forma eficiente de fazer isso é usando ferramentas para automatizar essa atividade. Mas, antes de falarmos sobre esse ponto, você deve entender melhor todas as questões que envolve a cobrança de fretes. Confira a seguir!

Qual a origem dos valores da cotação de fretes?

Os preços dos fretes são definidos pelas próprias companhias de transporte. Essas taxas são estabelecidas conforme elementos distintos, que seguem as necessidades das empresas. 

Vale destacar que alguns fatores pesam mais que outros na definição do valor do frete. Porém, todos são fundamentais na hora de fixar a quantia a ser cobrada. 

Entre eles, podemos ressaltar o peso e volume da carga, o valor da nota fiscal, distância para entrega e outros que você aprenderá com mais detalhes nos tópicos seguintes. 

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Qual a importância da cotação de frete?

A cobrança de frete é algo que deve ser encarado como um fator estratégico em qualquer negócio. Afinal, uma negociação eficiente pode gerar impactos positivos na rentabilidade dos produtos e nos custos operacionais. 

Para isso, é importante analisar o perfil de cada empreendimento, procurar por parcerias benéficas que proporcionem ganhos e evitar erros que possam gerar penalidades contratuais, avarias, danos a mercadorias e atrasos nas entregas

Quais são os tipos de frete?

Os principais tipos de frete são classificados em 3 categorias diferentes. São elas:

  1. Responsabilidade pelo frete:
  1. CIF: a responsabilidade pelo pagamento do frete e pela gestão de riscos é do remetente da carga. O pagamento é feito na origem do transporte e o cliente só realiza a compra;
  2. FOB: a responsabilidade pelo pagamento do frete é do cliente, que é feito assim que ele recebe a mercadoria;
  1. Tipo de contratação:
  1. Normal: a transportadora é contratada para fazer o transporte e coleta da carga no ponto de origem, além de enviá-la até o destino final. Opção comumente usada em relações comerciais;
  2. Subcontratação: a transportadora contratada decide que outra empresa realizará o transporte da carga. Opção usada para aumentar a abrangência dos locais atendidos, oferecer melhores prazos e gerar mais eficiência;
  3. Redespacho: duas transportadoras realizam o serviço, na qual a empresa contratada pelo cliente efetua uma parte do percurso e sua parceira finaliza o restante do trajeto;
  1. Característica da carga:
  1. Lotação: consiste em uma carga fechada, de grande volume, que ocupa o espaço total disponível do veículo. Esse tipo de carga é enviado diretamente para o destinatário;
  2. Fracionada: composta por inúmeros pedidos menores, atendendo clientes diversos. Nesse modelo, mais de um ponto é atendido ao longo do transporte.

Que fatores incidem na cotação de fretes?

Conforme citamos mais acima, existem diversos fatores que incidem sobre o valor do frete. Confira os principais a seguir!

Peso e volume

Normalmente, o preço de uma mercadoria que ocupa mais espaço no veículo e mais pesada é sempre alto, independentemente do trajeto a ser percorrido. 

Isso acontece pelo fato de a carga gerar mais desgastes no caminhão, além de exigir mais tempo de carregamento.

Valor da nota fiscal

Também chamado de valor aduaneiro, consiste no preço da mercadoria importada, o custo do seguro e o frete internacional — Instrução Normativa SRF nº 327. 

Distância percorrida para a entrega

A distância percorrida para que a carga seja entregue é outro fator considerado na precificação do frete. Algumas companhias usam valores tabelados, de acordo com o trajeto. 

Essa distância também afeta a quantidade de mercadorias que serão entregues em um dia, bem como a quantidade de veículos utilizados. 

GRIS (Gerenciamento de riscos)

Consiste em uma taxa que é cobrada em cima do valor da mercadoria, para cobrir eventuais imprevistos. 

Em determinados casos, a transportadora considera a dificuldade em realizar a entrega ou a periculosidade envolvendo o trajeto. Quando há a possibilidade de furto ou extravio, a taxa também é aplicada. 

Pedágio

Inúmeras rodovias brasileiras são administradas por companhias privadas. Nesse contexto, o pedágio cobrado durante o percurso é aplicado no valor final do frete. 

Cobranças extras

Além dos fatores apontados anteriormente, outras taxas podem ser aplicadas no valor do frete, que dependerá de cada transportadora:

  • tarifas de coleta, despacho, reentrega ou atrasos;
  • número de remessas a serem realizadas;
  • trajetos com tráfego intenso ou sem possibilidade de carga no retorno;
  • agendamento de entrega, a fim de evitar riscos ou atrasos.

Quais os benefícios em otimizar a cotação de frete?

Realizar a cotação e fretes não é uma tarefa simples, pois envolve a análise de inúmeros fatores, conforme explicamos logo acima. Porém, a automatização desse processo agiliza sua execução. 

No mercado, existem diversas ferramentas que facilitam o fluxo desse trabalho. Consequentemente, os benefícios gerados são:

  • aumento na produtividade: com a tecnologia, as rotinas logísticas são finalizadas automaticamente, reduzindo tarefas repetitivas. Assim, pode-se delegar tarefas estratégicas para os profissionais, gerando melhorias para o negócio;
  • padronização dos processos: reunir dados importantes para a cotação do frete se torna mais fácil. Desse modo, contribui-se para a redução de custos e erros;
  • agilidade na cotação: com a cotação mais ágil, as cargas são liberadas em menor tempo, afetando positivamente os prazos de entrega, aumentando a satisfação dos clientes.

Como economizar na cotação de frete?

Veja abaixo, algumas dicas que reunimos para tornar o processo de cotação menos oneroso para seu empreendimento. São elas:

  • faça um planejamento: defina a quantia que será usada para custear as despesas com transporte. Cuide para que as metas sejam cumpridas e que elas estejam de acordo com a realidade do negócio;
  • escolha preços acessíveis: analise diversas opções na cotação, a fim de elevar o poder de negociação e possibilitar a contratação com boas condições para o serviço;
  • feche parcerias sólidas: avalie critérios como a reputação da empresa, condições de pagamento, prazos, solução de problemas e outros antes de contratar a transportadora;
  • monitore os KPIs: acompanhe indicadores de desempenho para analisar os resultados dos processos, averiguar se as decisões tomadas foram bem sucedidas e o que falta para atingir os objetivos.

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Conclusão

Como você pode notar, a cotação de frete é fundamental para manter o desempenho do negócio logístico. Essa tarefa envolve inúmeros fatores, que podem confundir qualquer gestor que resolva analisá-los manualmente. 

Desse modo, sempre vale a pena investir em um sistema de automatização e aproveitar os benefícios que te mostramos neste conteúdo.

Última atualização:

18

de

October

de

2022

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