2850 profissionais de logística usam o software de logística da Fretefy

Saiba mais

End-to-end: entenda o que é, benefícios e como aplicar na sua empresa

Blog

/
End-to-end: entenda o que é, benefícios e como aplicar na sua empresa
End-to-end: entenda o que é, benefícios e como aplicar na sua empresa

Leitura: 9 minutos

Implementar a cadeia end-to-end na empresa é um tema de extrema importância atualmente, pois está ligada à sustentabilidade — assunto bastante discutido em inúmeros setores do mercado, especialmente no campo logístico.

Há muito tempo que as organizações desse segmento vem buscando meios de baratear os custos, agilizar as entregas e aplicar estratégias que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente e aos consumidores.

Nesse aspecto, essa cadeia surge como uma forma eficiente de oferecer as soluções desejadas e, por isso, vem ganhando mais espaço no que chamamos de logística sustentável. Confira mais sobre o assunto a seguir!

O que é cadeia end-to-end?

Em tradução livre para o portugês, end-to-end representa “ponta-a-ponta”. Trata-se de uma estratégia de gestão da cadeia produtiva que visa aplicar conceitos eficientes em todas as suas etapas.

Na prática, significa aproximar o contato entre os setores de extração da matéria-prima, produção, distribuição, estoque, transporte, atendimento ao cliente, fornecedores e até mesmo o pós-relacionamento com o consumidor.

Apesar de parecer simples na teoria, implementar essa solução envolve elaborar estratégias que ultrapassam a simples análise dos processos internos. Esse trabalho engloba as atividades operacionais, fornecedores, colaboradores, clientes e outros. 

É necessário fazer com que as boas práticas estejam incorporadas em toda a cadeia logística, para obter uma visão global dos processos. Quando bem aplicada, ela traz vantagem competitiva para todos os envolvidos nas operações.

Confira as melhores soluções em tracking de monitoramento de carga!

Porque ela se faz necessária?

Sua importância beneficia tanto os gestores quanto os clientes, já que possibilita monitorar todos os processos de modo integral, além de compreender como cada etapa se relaciona com a anterior.

Como a cadeia pode ser integrada facilmente, os gestores conseguem acompanhar as operações com facilidade e analisar se tudo está correndo conforme o esperado. Assim, fica bem mais tranquilo identificar falhas e corrigi-las com rapidez.

Quanto aos clientes, eles conseguem verificar as etapas de produção, a fim de se certificar que o produto adquirido está sendo fabricado com excelência e profissionalismo. 

Além disso, a cadeia end-to-end possibilita interromper tarefas para correções, sem prejudicar tanto o fluxo logístico. Afinal, basta contatar o ponto que une a cadeia, em vez de procurar pelo responsável por cada etapa.  

Benefícios da cadeia end-to-end

Citamos logo acima que a cadeia ponta-a-ponta gera inúmeros benefícios para a empresa e todos os envolvidos em seu processo logístico. Veja quais são eles abaixo.

Profundo conhecimento sobre o negócio

As informações obtidas a partir dessa estratégia proporcionam novas ideias sobre as operações. 

Ao compreender as etapas de extração de matéria-prima, passando pelo consumidor até o pós-atendimento, representa uma ótima oportunidade para identificar gargalos e novos negócios.

Dessa forma, os gestores podem detectar falhas e corrigi-las mais rapidamente, além de conseguir tomar decisões melhores para o empreendimento.

Otimizar relações entre parceiros e fornecedores

Com a estratégia ponta-a-ponta, o negócio deixa de operar com base em melhorias voltadas somente para a distribuição e produção e passa a otimizar a relação com parceiros e fornecedores.

Consequentemente, o poder competitivo da organização aumenta conforme a evolução do processo, bem como vão surgindo novas oportunidades de negócios.

Melhor eficiência operacional

Compreender a cadeia produtiva como um todo melhora a eficiência operacional. Imagine uma rede de lojas com unidades próximas. Caso determinados produtos sobrem em uma, podem faltar em outra. 

Com a integração dessas informações, operações e profissionais, fica mais fácil criar uma troca entre as unidades. 

Dessa forma, evita-se a ociosidade ou falta de produtos em todas elas. O mesmo poderia acontecer em empresas de transporte, na gestão do estoque e outros.

Reduzir custos operacionais

Aplicar estratégias de ponta-a-ponta contribui para a economia de custos. Quando a organização passa a usar um software de gerenciamento, por exemplo, a integração das etapas acontece com mais agilidade e eficiência.

Com a unificação dos processos, o compartilhamento de informações é facilitado por toda a cadeia. Assim, as decisões são mais acertadas, o que gera menos desperdício. Além disso, a medida ainda ajuda a identificar setores que podem ter despesas reduzidas.

Melhor adaptação da equipe

Já que todas as rotinas estão integradas, as atividades de cada profissional acontecem de forma independente, o que facilita a gestão dinâmica e possibilita a criatividade — o contato mais próximo entre colegas pode inspirar ideias inovadoras. 

Porém, as equipes devem ser treinadas corretamente para conseguirem se movimentar nessa nova cadeia. A vantagem é que mesmo o treinamento acontece com mais fluidez após a integração dos setores.

Maior visibilidade de toda a empresa

Táticas end-to-end facilitam visualizar o que acontece na empresa de forma global. Quando as rotinas não são integradas, isso é bem difícil de conseguir. 

Ao poder monitorar o desempenho de cada área da organização de uma só vez, possibilita encontrar soluções unificadas, manter desempenho alto e identificar e resolver problemas.

Como o conceito de cadeia end-to-end está relacionado à eficácia da logística?

Sempre que falamos na eficácia da cadeia logística, o conceito de ponta-a-ponta vem se destacando a cada dia. 

Como você viu logo acima, sua aplicação proporciona uma série de benefícios para os gestores, colaboradores e clientes. Sua relação com a logística sustentável envolve:

  • monitoramento facilitado das entregas, que reduz desperdícios e falhas;
  • melhor aproveitamento do transporte, impedindo que caminhões voltem vazios, economizando combustível;
  • transportadoras que passam a investir na qualificação e concessão de benefícios aos seus colaboradores, bem como práticas sustentáveis;
  • realização da logística reversa, levando em conta os impactos da devolução para além dos prejuízos no orçamento da empresa;
  • gestão orientada por dados, permitindo que os administradores tomem decisões com base em informações reais, aumentando a capacidade analítica.

Saiba mais sobre o monitoramento de carga da Fretefy!

Conclusão

Com uma abordagem end-to-end, o empreendimento ganha maior expertise estratégica. Não é à toa que organizações estruturadas com base nesse conceito não param de surgir no mercado. Afinal, muitos benefícios e oportunidades são gerados.

Ao optar pela implementação da cadeia ponta-a-ponta, sua empresa aproveitará das diversas vantagens que citamos por aqui, além de viabilizar as práticas sustentáveis. 

Isso porque, há um maior controle das etapas de produção, garantindo que a melhor abordagem será aplicada. 

Última atualização:

6

de

July

de

2022

Deixe seu comentário sobre esse artigo