Logística de distribuição: quais as etapas? Como fazer bem feita

Logística de distribuição: quais as etapas? Como fazer bem feita

Alcançar a eficiência, alta produtividade e economia são os principais objetivos da logística. Para isso, a principal estratégia adotada por quase todas as empresas do setor é a logística de distribuição. 

Por se referir à etapa final, trata-se da atividade logística que fica mais próxima do cliente. Esse contato com o consumidor é essencial, pois isso ajuda a consolidar uma imagem positiva sobre a sua empresa e seus serviços. 

A partir disso, o cliente decide se continuará consumindo de sua empresa ou não. Continue acompanhando a seguir para entender melhor esse tipo de logística!

O que é logística de distribuição?

Chamamos de logística de distribuição todas as atividades que se referem à gestão de mercadorias; desde o momento que elas saem do armazém para a linha de montagem, até o envio ao consumidor final. 

Nesse trajeto da fábrica até o cliente, existem diversas tarefas ligadas à estocagem, vendas, transporte de produtos e prestação de contas. 

Qual o papel da logística da distribuição?

A logística de distribuição da cadeia de produção tem o papel de otimizar o envio de mercadorias, tornando esse processo mais rápido, seguro e, idealmente, mais barato. 

Para atingir esse objetivo, é crucial seguir um fluxo específico; um leque de estratégias que englobam diversas áreas da empresa, como o comercial e o marketing. 

Esses setores farão um planejamento para conseguir se comunicar melhor com o cliente, por exemplo,ouvindo suas demandas, além de entender como armazenar mercadorias com mais eficiência e quais os melhores canais de venda.

Importância da logística de distribuição

A importância da logística de distribuição se dá na economia de tempo, recursos e dinheiro. Quando bem aplicada, permite o controle mais acirrado do trajeto da mercadoria, desde a fábrica até o cliente. 

No caso da fábrica, ficará mais claro quanto foi produzido, quais os excedentes, se há mercadoria suficiente para atender a demanda etc. Já do lado do cliente, fica mais fácil saber quanto de mercadoria precisa e para quando. 

Essas informações dão agilidade no fluxo logístico e menos problemas, como depósitos vazios e clientes irritados porque a entrega atrasou.

Quais são as etapas da logística de distribuição

etapas da logistica de distribuição

Quer entender como a logística de distribuição de produtos funciona? Confira as principais etapas desse planejamento. 

Gestão de transporte

Deve-se decidir como a carga será transportada — qual modal utilizado? Aéreo, aquaviário, ferroviário etc. —, qual rota a ser seguida pelo veículo e se a entrega será feita pela própria empresa ou por uma terceirizada. 

Essas informações são essenciais, pois permitem dar ao cliente um prazo realista de entrega e calcular o valor de frete com mais exatidão. 

Track de mercadorias

Essa fase envolve a checagem de mercadorias. Quais produtos serão enviados, quantidades, destino e outros dados. 

Isso garante que o cliente receberá exatamente o que foi pedido, evitando reclamações e devoluções. Equipamentos como leitores de código de barras agilizam essa conferência. 

Controle do frete

Saber quanto cobrar de frete é fundamental para a empresa e para a fidelização de clientes. Para evitar prejuízos é essencial reunir informações confiáveis para negociar valores. 

Nessa fase, consiste a gestão do frete — conferência de preços praticados no mercado, identificação dos valores que compõem a taxa cobrada. 

Também é indicado oferecer ao cliente formas de acompanhar a entrega, para que ele entenda que o valor pago foi justo. 

Análise de indicadores

É essencial avaliar o que está dando bons resultados e o que precisa ser melhorado. Os KPIs (Indicadores de Desempenho  ajudam os gestores a acompanhar se tudo está evoluindo conforme o planejado. 

Nesse sentido, vale descobrir, por exemplo, se o número de entregas e a quantidade de devoluções estão equilibradas. Isso permite detectar eventuais gargalos nos processos. 

Roteirização

Planejar a rota do caminhão para garantir que a entrega seja feita dentro do prazo estipulado. 

Para isso, pode-se contar com dispositivos de rastreamento, como GPS que ajudam a localizar veículos, desviar de estradas congestionadas e fazer a previsão da entrega.

Como fazer uma logística de distribuição bem feita

Depois de conhecer as etapas da distribuição, confira a seguir como aplicá-la com eficiência em sua empresa. 

Faça o planejamento do estoque

Planejar os estoques é fundamental para garantir que não falte produtos na hora de abastecer o caminhão. Mercadorias que têm boa saída jamais devem faltar. 

Nesse sentido, deve-se prestar atenção nas demandas dos clientes, além de verificar se o local de armazenamento está adequado para proteger os itens contra danos. 

Com uma gestão de estoque bem sucedida, a distribuição de mercadoria será ainda melhor.

Crie processos para sua empresa

Para sistematizar os processos e garantir que tudo ocorra sempre igual, dentro dos padrões de qualidade. Invista em tecnologia para acompanhar esses processos, reunir informações importantes e promover a otimização das operações.

Contrate um sistema de gestão logística

Muitos gestores costumam pensar que ferramentas tecnológicas são um gasto a mais na empresa. Na realidade, softwares de gestão são um investimento importante para o negócio. 

Com um sistema otimizado, é possível aumentar a produtividade, reduzir custos, integrar atividades, aproximar o relacionamento da empresa com o cliente e detectar possíveis falhas nas operações.

Também possibilita rastrear cargas, calcular fretes e gerir estoque. O sistema de rastreamento de cargas da Fretefy, por exemplo, executa todas essas funções.

Como a Fretefy pode te ajudar na logística de distribuição da sua empresa

logistica de distribuição fretefy

Conheça o sistema de tracking e monitoramento de carga da Fretefy! Com ele, você obtém 100% de visibilidade em todas as suas cargas,além de ganhar um sistema de monitoramento em tempo real, desde o embarque até o destino. 

Confira as funcionalidades e benefícios do software:

  • Painel de cargas Kanban e personalização dos status de entrega;
  • E.T.A (Estimated Time Arrival);
  • Torre de controle logístico (dashboard);
  • Monitoramento operacional (via mapa/grid);
  • Leitura e comunicação nos arquivos EDI (padrão proceda);
  • Portal exclusivo para o cliente final (tracking de pedidos);
  • Comunicação online entre embarcador, transportador e motorista;
  • Histórico na nuvem de todas as entregas e seus respectivos prazos de entrega;
  • Filtros avançados;
  • Visão analítica da carga contendo visão de embarque, transportadores e SKU;
  • Tracking via app / via EDI (mobile) aplicativo exclusivo para o motorista;

Confira todos os benefícios do software de gestão de cargas da Fretefy e surpreenda-se!

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu sobre a logística de distribuição, suas vantagens e importância para o negócio. Também viu que é fundamental contar com um sistema de gestão eficiente, como o da Fretefy, para tornar os processos mais otimizados.

Última atualização:

18

de

October

de

2022

Você também vai gostar de ler

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP): Alinhando Estratégia e Execução

Otimize seus resultados com S&OP: alinhe estratégia e operações para um melhor desempenho na sua gestão logística e processos.
Ler Post
Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua Logística: por que a terceirização de armazéns é o primeiro passo?

Transforme sua logística com a terceirização de armazéns e a tecnologia adequada. Descubra os benefícios estratégicos e alcance resultados extraordinários.
Ler Post
Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

Logística In House: o segredo para uma gestão logística de sucesso

A Logística in house é o segredo para uma gestão de sucesso, as oportunidades que ela proporciona dentro da operação otimiza e agiliza os processos.
Ler Post