+1600 profissionais da logística usam o Fretefy.

Entenda aqui.
Gestão de Entrega

Por que planejar rotas a partir de agora?

Por que eu devo planejar rotas? Em muitas transportadoras, este questionamento nunca foi feito. Mas chegou o momento de saber a importância da roteirização dos seus fretes para que esta etapa do transporte se torne parte da sua rotina logística. Confira a seguir os principais benefícios de planejar rotas em uma transportadora ou embarcadora que possui frota própria.

Melhora no atendimento e maior competitividade

Estudar as rotas possíveis faz com que você possa escolher trajetos onde há menor incidência de roubo de cargas e rodovias com melhor infraestrutura. Desta forma, a chance de imprevistos diminui e o transporte é feito de forma mais tranquila e rápida, garantindo um serviço mais agilizado e produtos entregues sem avarias. Além dos consumidores finais ficarem satisfeitos, seus clientes também confiarão na sua transportadora para efetuar as próximas entregas, aumentando a sua competitividade no segmento.

Menor consumo de combustível

Trajetos mais curtos ou com estradas em melhor qualidade são situações que diminuem o consumo de combustível, considerado um dos maiores gastos das empresas que possuem frota.

Planejar rotas e caminhões em melhor estado

Conforme citado no item anterior, escolher rodovias mais estruturadas faz com que seus caminhões não sofram em estradas esburacadas. Com isso, os pneus e outros componentes mecânicos duram mais - desde que a roteirização seja aliada a uma manutenção preventiva regular.

Melhores condições para seus motoristas

É essencial se preocupar com o local de parada dos seus caminhoneiros, seja para descanso ou para alimentação. Através de um planejamento de rotas, seus operadores podem fazer um cronograma com data, horário e estabelecimento de parada. Desta forma, evita-se colocar o motorista e as cargas em risco, por exemplo, ao dormir em uma área isolada e com incidência de roubos.

Planejar rotas e frete retorno

Saber em qual momento do dia seu caminhão chegará no destino final possibilita a busca por frete retorno. Com isso, seus veículos não transitam vazios e você lucra mais com a mesma frota. O Fretefy é uma plataforma de gestão de cargas e frotas, que vai te auxiliar nesta tarefa. Em relação ao planejamento de rotas, possui duas grandes funcionalidades:

Monitoramento Operacional

Acompanhar o status das suas cargas e posições dos veículos em um painel de gestão em tempo real

Frete retorno

Antes mesmo dos caminhões chegarem no destino final, o sistema mostra cargas disponíveis para a coleta. O funcionamento da plataforma é bastante simples. O operador cadastra a carga no sistema online, insere as características da entrega e do veículo desejado, e escolhe qual será a forma de gestão:

Restrita – a carga é distribuída entre os veículos próprios da frota.

Direcionada para parceiros – quando você não tiver caminhões disponíveis, pode direcionar as cargas para transportadores parceiros.

Pública – aqui, o Fretefy oferta suas cargas para terceiros que se encaixem nas características exigidas.

Atualmente, são mais de 150 mil caminhoneiros integrados à plataforma. Após escolher a forma de gestão, o Fretefy mostra os veículos disponíveis conforme as suas necessidades. Basta escolher o que melhor se encaixa ou negociar, quando se tratar de um caminhoneiro autônomo.

1.6 mil profissionais de logística substituíram suas planilhas manuais pela automatização do Fretefy

SAIBA COMO AQUI
Gostou do artigo? Me ajude a compartilhar:

Junte-se a 11 mil inscritos para receber conteúdos sobre logística

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Não enviaremos SPAM. Somente dicas de gestão, notícias e aprendizados