Rastreamento de cargas: tudo o que você precisa saber

Rastreamento de cargas: tudo o que você precisa saber

O sistema rodoviário brasileiro concentra um grande número de veículos corporativos, incluindo o volume gerado por transportadoras. Nesse cenário, é importante investir em soluções logísticas para melhorar a gestão empresarial, como o rastreamento de cargas.

Inúmeras empresas encaram obstáculos para alinhar seus sistemas logísticos. Sendo assim, as ferramentas de rastreamento surgem para fortalecer o planejamento organizacional, agilizando a entrega do produto ao cliente. 

Falhas nos procedimentos logísticos podem errar erros graves, resultando em consumidores insatisfeitos e perdas no patrimônio. Veja como o rastreamento pode evitar que esses problemas apareçam a seguir!

O que é rastreamento de cargas?

O rastreamento de cargas é uma solução tecnológica que integra o sistema de armazenagem dos produtos com as estratégias de gestão da empresa. 

Entre as ferramentas mais eficientes, destacamos os softwares e os sistemas SaaS (Software as a Service).

Com o rastreamento, é possível acessar informações em tempo real sobre a frota, colhendo dados valiosos para a gestão. A partir disso, o controle administrativo e as remessas são geridas com mais eficiência. 

Na prática, esses sistemas registram informações sobre os produtos, trajetos, cargas, destinos, além de reunir referências sobre os motoristas em cada etapa da entrega. 

Quais as funcionalidades oferecidas pela tecnologia de rastreamento de cargas?

Você sabe como funciona o sistema de rastreamento de cargas na prática? Conheça a seguir os principais recursos oferecidos por um sistema de rastreamento.

Integração de setores

Um sistema de rastreamento funciona integrando vários departamentos. Começa pelo estoque, passa pela embalagem e monitora a entrega de forma completa. 

Essa ferramenta auxilia na estruturação da logística de embarque, o que pode melhorar a satisfação dos clientes e dos departamentos de vendas. 

As empresas conectadas são capazes de tomar decisões críticas com mais rapidez, eficiência e segurança. Essa maior agilidade é crítica em setores onde os prazos são inegociáveis.

Visão analítica da carga

A tecnologia de rastreamento de carga oferece uma visão analítica avançada de sua carga para ajudar a tornar sua cadeia de abastecimento mais inteligente e mais eficiente. 

Com seus insights detalhados e em tempo real, você pode facilmente identificar padrões e otimizar o fluxo de trabalho.

E tudo isso pode ser feito enquanto movimenta as mercadorias dentro do prazo e ajuda a garantir o sucesso da entrega. 

Através de suas várias características, ela pode fornecer visibilidade da localização precisa das remessas em trânsito, detectar rapidamente atrasos ou interrupções em sua cadeia de suprimentos e até mesmo prever atrasos futuros antes que eles ocorram. 

Esta poderosa ferramenta pode ser usada para agilizar as operações, economizar dinheiro e melhorar as relações com os clientes, entregando as mercadorias onde elas precisam ser entregues a tempo.

Indicadores de falhas

O software identifica eventuais erros ocorridos durante o trajeto e apresenta soluções para evitá-los. 

Ao rastrear todas as etapas da entrega, o aplicativo envia mensagens de alerta sempre que algo sair diferente do esperado.

As notificações são enviadas quando o veículo está parado por um longo período de tempo, apresenta um defeito, sai da rota planejada ou quando a porta for aberta sem autorização. 

Quanto mais rápido os incidentes são notados, mais fácil é resolvê-los, reduzindo seus impactos negativos.

Por exemplo: quando um carro quebra, pode-se acionar um veículo reserva ou o seguro acionado para reparos imediatos, sem perder tempo com telefonemas ou cláusulas para verificar o que aconteceu.

Histórico de todas as entregas e seus prazos

A tecnologia de rastreamento é uma ferramenta inestimável para as empresas que precisam manter um controle rigoroso das entregas. 

Ela não apenas fornece um histórico de todas as entregas e os prazos relacionados, mas também oferece recursos como rastreamento de taxas de embarque, análise de rotas e alertas de roubo. 

Ao adotar a tecnologia de rastreamento de frete, as empresas podem garantir que suas operações permaneçam eficientes e que sua preciosa carga permaneça segura. 

Além disso, o acesso a todas as informações de entrega necessárias pode ser obtido rápida e facilmente de qualquer lugar com uma conexão de internet, tornando fácil para as pessoas se manterem informadas sobre o que está acontecendo a qualquer momento.

Como é feita a comunicação em programas de rastreamento de cargas?

A comunicação entre gerentes, funcionários, funcionários e motoristas é outro componente dos programas de rastreamento e igualmente importante para sua eficácia. 

A comunicação entre os profissionais pode ser por rádio, satélite ou celular. O uso de celulares ganham destaque neste tipo de comunicação pela sua funcionalidade e durabilidade. 

Devido à cobertura quase total da rede viária, a comunicação por telefonia móvel torna a troca de informações mais eficiente e conveniente.

Nos celulares, é instalado um site que permite o uso de ramais, que podem ser acessados ​​por qualquer dispositivo conectado à internet. 

Como tablet, computador ou smartphone, esta estação centraliza dados de viagens, mensagens e ligações, armazenando todo o conteúdo gerado.

A comunicação por rádio ainda é usada, no entanto, ela não integra modelos de recursos em ferramentas de rastreamento de carga. 

Pode ser instalado como um sistema autônomo e ativado por voz da base por telefone.

Quais as vantagens dos sistemas de tracking?

Agora que você já conhece as principais funcionalidades, confira os benefícios de utilizar essa ferramenta em seu negócio! 

Rapidez e precisão na prevenção de erros

Embora os processos de uma empresa se esforcem para operar com a máxima eficiência, erros e falhas podem ocorrer em todos os programas. 

Um evento pode interromper o desenvolvimento de um processo, interromper a logística de distribuição e resultar em perda de recursos e pessoal.

Ao rastrear todas as etapas da entrega, é possível identificar rapidamente quando surgem imprevistos e adequar as soluções aos problemas à medida que eles ocorrem. Essa medida gera agilidade administrativa, deixando as decisões mais efetivas e precisas.

A geração de informações é precisa e detalhada. Assim, com a troca de dados, o número de erros pode ser quase zero, o que simplifica o desenvolvimento de operações logísticas complexas. 

Isso leva a resultados muito produtivos para todo o negócio, pois erros prejudicam dois dos ativos mais importantes para uma empresa: tempo e dinheiro.

Otimização dos trajetos da viagem

As ferramentas de rastreamento de carga ajudam no gerenciamento da frota e reduzem o desperdício, resultando em economia de combustível, manutenção inteligente do veículo e valorização dos funcionários. 

Esta ferramenta pode ser implementada em conjunto com outra solução, a roteirização.Com eles, a mercadoria será entregue no endereço correto no menor tempo possível. 

Assim, a otimização de rotas pode ser feita por meio de aplicativos e programas, resultando em alto consumo de combustível e carga de trabalho para a equipe.

Os resultados de economia incluem as previsões de controle do tráfego, desviando de locais de engarrafamento e datas ruins para o trânsito. Isso permite um transporte mais eficiente sem estourar os orçamentos.

Agilidade nas entregas

Ao fornecer rastreamento de carga excepcional, a capacidade de ajustar rotas é incorporada ao serviço. 

Isso permite tempo para se ajustar após o surgimento de circunstâncias imprevistas. O calendário definido para as entregas não sofre atrasos nem complicações. 

Depois que o cliente faz um pedido, ele tem acesso aos mesmos dados da empresa que antes rastreavam quando o produto seria entregue em sua porta. 

Isso permite rastrear quando as tentativas de entrega são feitas e quando a maioria dos produtos é entregue com sucesso.

Acompanhamento em tempo real das cargas

O controle de qualidade monitora os dados em tempo real e não permite manipulação de informações e interferências maliciosas. 

Preservar os dados mais importantes, garantidos para serem acessados ​​e armazenados em tempo real dentro dos prazos estabelecidos pela empresa. Estão disponíveis para posterior consulta e construção de análises e estatísticas.

O controle também permite o acompanhamento em tempo real de todas as etapas da logística, desde a retirada dos produtos do estoque até a entrega aos clientes. 

É possível entender o trajeto percorrido de forma exata, a velocidade do veículo em cada trecho, a velocidade média, os dados completos do motorista e outros fatores compilados na estrutura de dados da empresa.

Controle na entrega das cargas

Mecanismos de rastreamento ajudam a reduzir perdas e danos, tornando a responsabilidade mais clara para cada parte da equipe que entrega as mercadorias. 

O rastreamento pode não impedir que esses problemas aconteçam, mas garante que as mercadorias e os funcionários sejam localizados com precisão. 

Além disso, o rastreamento também pode fornecer informações precisas, o que é de grande ajuda para o processo de investigação de recuperação de bens e punição dos envolvidos.

A tecnologia utilizada para rastrear as remessas é muito precisa, e os dados fornecidos por satélite e GPS são certificados para garantir a precisão das informações. 

Com o planejamento de rota, o monitoramento ajuda a monitorar se toda a rota está sendo executada de acordo com as diretrizes.

Prevenção de extravios e roubos

O monitoramento de cargas é muito utilizado como forma de evitar ou minimizar problemas com furtos, furtos e sequestros. 

O rastreamento é um aliado em uma série de cuidados que dão às transportadoras e lojas uma garantia adicional de cuidado com os produtos embarcados. 

A ferramenta avisa automaticamente quando uma rota de entrega muda.

Importância de fazer o rastreamento de carga na empresa

Esse rastreamento é importante, pois permite que as transportadoras consigam oferecer dados em tempo real para seus clientes sobre as cargas. 

Dessa forma, a empresa fica sabendo de qualquer ocorrência que afete os prazos estabelecidos. Veja mais razões abaixo. 

Melhora a satisfação do cliente

Com o rastreamento, o cliente fica mais tranquilo em relação ao paradeiro de sua mercadoria. Afinal, ele consegue visualizar detalhes sobre o trajeto percorrido da carga até seu destino. 

E como o rastreio também visa a entrega dos produtos na data estipulada, com segurança, isso contribui para fidelização dos clientes.

Com um serviço de qualidade, os consumidores entendem que a empresa possui os recursos e estrutura necessários para cumprir com suas obrigações. 

Aumenta a sua competitividade no mercado

O uso de uma solução de rastreamento de remessa pode oferecer uma vantagem competitiva sobre outras empresas. Como recurso técnico para atrair clientes interessados ​​em inovação e otimização de serviços.

Melhora os sistemas de atendimento

O sistema SAC é fundamental para estabelecer linhas institucionais. Um portal de rastreamento on-line e relatórios — vinculados a ferramentas de rastreamento — podem reduzir significativamente as chamadas para o pessoal de serviço. 

O rastreamento de carga ajuda a reduzir o tempo de espera das chamadas e também minimiza os fatores de congestionamento nas linhas de serviço e ramais. A comunicação direta com os clientes otimiza a estrutura de atendimento.

Eleva a produtividade da sua equipe

Os funcionários tendem a adotar uma abordagem mais proativa e engajada quando as frotas são monitoradas. 

Os intervalos e descansos são monitorados pela equipe gestora e passam a ser mais constantes e programados. 

A produtividade da equipe será beneficiada ao permitir que os funcionários entendam e fiquem por dentro das diretrizes da empresa.

Contribui para as decisões importantes dentro da empresa

Essas informações podem ser de maior valor do que simplesmente transmitir dados em tempo real. 

Ao registrar informações, eles podem contribuir para decisões importantes dentro da empresa. 

As métricas geradas por esse banco de dados permitem a identificação de erros de política, auxiliando na formulação de ações mais precisas. 

Nas estatísticas exaustivas, é possível analisar a quantidade de carga perdida e deixar claro se o mecanismo é eficaz ou não.

Como escolher o melhor sistema de tracking para a sua empresa?

Ferramentas que oferecem alta tecnologia se destacam por conseguirem aliar serviços com boa relação custo-benefício. 

Nem sempre é a forma mais econômica de atender todas as necessidades de uma empresa. 

As soluções seguirão as tendências da logística, desde a compra de equipamentos até a instalação de softwares ou cadastramento em sistemas online.

  • Aplicativos em smartphones;
  • Instalação de câmeras;
  • Softwares de monitoramento;
  • Realização de baixa nas entregas;
  • Entender sobre o período que o veículo esteve inativo;
  • Revelar a distância percorrida;
  • Identificar velocidades acima da média.

Como fazer o rastreamento de cargas com a Fretefy

Com o sistema de tracking e monitoramento de carga da Fretefy, você obtém total visibilidade de todas as suas cargas. Nesse sistema, o rastreamento em tempo real é facilitado, permitindo o acompanhamento da frota desde o embarque até o destino final. 

Entre as principais funcionalidades e benefícios do software, destacamos:

  • Painel de cargas Kanban com personalização dos status de entrega;
  • E.T.A (Estimated Time Arrival);
  • Torre de controle logístico (dashboard);
  • Monitoramento operacional (via mapa/grid);
  • Leitura e comunicação nos arquivos EDI (padrão proceda);
  • Portal exclusivo para o cliente final (tracking de pedidos);
  • Comunicação online entre embarcador, transportador e motorista;
  • Histórico na nuvem de todas as entregas e seus respectivos prazos de entrega;
  • Filtros avançados;
  • Visão analítica da carga contendo visão de embarque, transportadores e SKU;
  • Tracking via app/via EDI (mobile) aplicativo exclusivo para o motorista.

Ganhe segurança e agilidade ao rastrear sua carga com a Fretefy. Confira todos os benefícios do nosso sistema de tracking e monitoramento de carga!

Conclusão

Viu como o rastreamento de cargas é importante para o sucesso de seu negócio? Essa tecnologia faz toda a diferença no setor logístico. Nesse aspecto, não deixe de conferir o sistema de rastreamento da Fretefy e mantenha o controle das suas entregas!

Última atualização:

13

de

January

de

2023

Você também vai gostar de ler

Rastreamento de transportadoras homologadas: principais benefícios

Rastreamento de transportadoras homologadas: principais benefícios

Rastreamento de transportadoras homologadas: o que é e como ajuda sua empresa. Veja a demanda das indústrias e embarcadores por esse serviço!
Ler Post
Gestão de transporte: Saiba qual a importância e como otimizar!

Gestão de transporte: Saiba qual a importância e como otimizar!

Saiba o que é gerenciamento de transporte, a importância do mesmo e como você pode tornar seu processo mais eficiente. Acompanhe este artigo!
Ler Post
Rastreamento de cargas: tudo o que você precisa saber

Rastreamento de cargas: tudo o que você precisa saber

O sistema rodoviário brasileiro concentra um grande número de veículos corporativos. Nesse sentido, o rastreamento de cargas se faz indispensável. Confira!
Ler Post