Gestão de Pátio e Portaria: saiba como resolver os desafios

Gestão de Pátio e Portaria: saiba como resolver os desafios

tempo de leitura: 14 minutos

A falta de gestão de pátio e portarias afeta diretamente a produtividade, desperdiçando mais tempo do que o necessário e afetando a cadeia logística como um todo.

Infelizmente é muito normal ver caminhões aguardando a liberação de docas em estacionamentos e tendo gastos não previstos e sabemos também que as transportadoras recebem por tempo em trânsito, KM rodado ou por entrega efetuada, atrasos na carga e descarga são ineficiências que aumentam os custos logísticos e automaticamente o preço do serviço.

Aqui na Fretefy somos especialistas em sistemas de agendamento de carga e descarga e temos conhecimento que essa prática de filas de caminhões afeta diretamente a qualidade de vida do motorista que muitas vezes não tem o seu bem-estar e a e um ambiente confortável para garantir a eficiência na entrega.

Vale destacarmos a Lei 13.103 que vigora desde 2015, ela é clara em discriminar que o veículo deve carregar ou descarga em até 5 horas contando a partida da chegada ao seu destino. Se caso o período estiver acima do estipulado, deve ser pago R$ 1,38 por ton/hora ou a fração, a Transportadora ou ao caminhoneiro Autônomo.

Quais os principais desafios que impactam na gestão de pátios e portarias?

Gerenciar pátios e portões no setor de logística está se tornando uma tarefa cada vez mais complicada. 

O aumento dos estoques do pátio e o aumento das taxas de utilização do pátio podem tornar mais difícil manter o controle sobre as operações do pátio. 

Ter a estratégia certa em vigor ajudará a mitigar esses problemas e garantir o bom fluxo das operações no espaço. Veja mais abaixo!

A falta de previsibilidade

Gerir pátios é uma parte essencial do negócio logístico, mas muitas vezes difícil, da logística. 

Não saber exatamente quando os ativos e a equipe serão necessários, torna a operação estressante e mais demorada. 

Um sistema robusto de gerenciamento de pátio e portão que englobe a visibilidade das informações do estaleiro pode ser extremamente útil para maximizar o desempenho do estaleiro.

Não planejamento das docas

Um dos maiores desafios de gerenciamento de pátios e portões em logística está relacionado ao planejamento da doca. 

Quando as docas não são planejadas corretamente, as operações do pátio podem ser severamente impactadas, pois limitam a capacidade de mover o frete eficientemente dentro ou fora de uma doca de embarque. 

Se os gestores não forem capazes de criar um planejamento eficaz, podem ocorrer atrasos dispendiosos, causando interrupção para os clientes em sua cadeia de fornecimento. 

É importante considerar os objetivos operacionais antes de introduzir um plano de atracação. 

Ao fazer isso, isso criará um gerenciamento mais eficaz de pátios e portões, levando a embarques mais eficientes.

Morosidade de check-in e portaria

Sem um gerenciamento adequado do pátio, o local pode ficar congestionado, levando a problemas com o check-in, lentidão no controle de acesso, o que tem um efeito negativo na velocidade das operações. 

Ao implementar tecnologias eficazes de gerenciamento — scanners, controle de acesso automatizado —, é possível agilizar os processos de pátio e portão a fim de aumentar a eficiência na indústria de transporte. 

Com a natureza cada vez mais problemática do mercado logístico atual, é essencial que as empresas incorporem estratégias para otimizar os processos de pátio e portão.

Falha de comunicação com motorista

Um dos problemas mais comuns no gerenciamento de pátios ocorre quando há uma falha na comunicação efetiva com os motoristas. 

Essa falha de comunicação pode levar a discrepâncias nos tempos de check-in e na capacidade do estaleiro, tornando as operações do estaleiro menos eficientes. 

Além disso, se o contato entre o pessoal do estaleiro e os motoristas não for rápido e preciso, é provável que ocorram atrasos na entrega. 

As quebras de comunicação são especialmente prejudiciais em instalações complexas, onde o tamanho do estaleiro é limitado e a capacidade de rastrear veículos com precisão torna-se mais sensível ao tempo do que nunca. 

A utilização de softwares eficientes pode ajudar a minimizar esses desafios, por meio da troca proativa de informações essenciais entre o pessoal do pátio, os motoristas e os clientes em tempo real.

Ineficiência do carregamento e descarregamento

O carregamento e descarregamento ineficiente pode levar à espera prolongada dos caminhões, causando sérios atrasos para os clientes. 

Além disso, a precisão do inventário pode sofrer devido à má gestão — o estoque é entregue no armazém, mas não é devidamente carregado ou descarregado do caminhão. 

Isto leva ao envio de pedidos incorretos, resultando em clientes insatisfeitos e processos dispendiosos de devolução. 

Demora na emissão dos documentos fiscais

Uma das tarefas mais incômodas pode ser a emissão de documentos fiscais e muitas vezes isso é uma grande fonte de atraso. 

É essencial que os gerentes de pátio tenham um sistema simplificado para garantir que todos os documentos estejam atualizados e para manter os ciclos do pátio consistentes. 

Isto, por sua vez, ajudará os planejadores de estaleiro a maximizar o espaço e os recursos de seu estaleiro, dando-lhes mais controle sobre os movimentos do estaleiro para aumentar a satisfação do cliente. 

Em última análise, o gerenciamento adequado do pátio e dos portões garantirá uma operação eficiente e produtiva dentro de suas instalações logísticas.

Como otimizar e organizar a gestão de pátios e portarias? 

Confira algumas soluções para resolver os desafios mencionados acima:

  • Previsibilidade: Planejamento dos carregamentos e descarregamento, se possível utilizando um sistema de agendamento. Com sistema as transportadoras e clientes podem agendar data e o horário de entrega conforme a disponibilidade;
  • Planejar as docas: Análise dos tempos internos, planejamento e acompanhamento da programação das docas;
  • Velocidade no Check-in e portaria: Comum a automação via sistema check-in, pode ser feito em minutos, informando a placa do veículo e nome a portaria, e a liberação pode ser feita caso todos os dados estejam corretos;
  • Eficiência na comunicação como motorista: É muito importante que a comunicação com o motorista seja eficiente, nesse caso a utilização de tecnologia é primordial e podemos utilizar SMS, WhatsApp etc;
  • Carregamento ou descarregamento eficiente: Disponibilidade de equipamento (empilhadeira ou transpaleteira). Utilizar telemetria nas empilhadeiras para monitoramento de eficiência e colisões aumentam a disponibilidade dos equipamentos. Buscar medir eficiência dos operadores. Gestão à vista dos tempos de processos, filas entrada saída ajuda a visibilidade aumentando a eficiência;
  • Velocidade na emissão e entrega dos documentos fiscais: Buscar automação para geração de documento em apenas 1 clique após o carregamento.

Quais os benefícios de uma boa gestão de pátio?

Os beneficios de uma gestão de pátio

As empresas entendem a necessidade de empregar práticas eficazes para garantir que seus armazéns sejam produtivos e seguros. Eles também entendem que este é um dos maiores desafios da gestão do pátio. 

Assegurar a competência e o profissionalismo da equipe na busca dos objetivos possibilita o financiamento de recursos e melhorias tecnológicas. 

Isso ocorre porque os profissionais que entendem o campo específico ajudam seus empregadores a alcançar maior produtividade, segurança e qualidade. Confira mais abaixo!

Otimização de processos

Um sistema de gerenciamento de pátio é essencial para qualquer cadeia de suprimentos e pode fornecer inúmeros benefícios. 

Ele aumenta a otimização do processo, o que significa que as mercadorias se movem com mais eficiência em todo o sistema. 

Os custos operacionais são reduzidos devido a visitas mais curtas, e menos tempo gasto na busca de reboques ou ativos. 

Esse gerenciamento reduz a burocracia associada às operações e simplifica a programação do armazém.

Visibilidade

A gestão do pátio é um componente chave da logística que ajuda a manter a visibilidade alta. 

As empresas podem rastrear com precisão seu estoque, identificar facilmente a localização do produto e responder rapidamente a atrasos imprevistos. 

O gerenciamento do pátio pode otimizar o roteamento da remessa, reduzir os custos de mão de obra e acelerar as operações desde a chegada até a entrega. 

Com essa maior eficiência, o gerenciamento do pátio também ajuda a reduzir danos aos produtos e itens perdidos.

Redução de custos

O gerenciamento de pátio é o processo estratégico de estoque e recursos para operações de transporte, armazenamento e entrega.

Implementar o gerenciamento de estaleiro estruturalmente em um programa de logística existente aumenta a eficiência e limita os custos de mão de obra. 

Investir na gestão do pátio pode exigir um pouco mais de esforço inicial, mas os retornos valem o investimento para qualquer negócio.

Fidelização de clientes

Um sistema de gerenciamento de pátio pode fornecer vários benefícios. Ele permite que as empresas reduzam o congestionamento no pátio e nas docas, planejem atividades diárias, aumentem os níveis de segurança e promovam a conformidade com a segurança. 

Os principais benefícios do gerenciamento de pátio incluem maior precisão de estoque, rendimento mais rápido que reduz os custos de transporte. Todas essas vantagens vão para relacionamentos mais fortes com os clientes.

Decisões baseadas em KPIs

Ter um bom gerenciamento de pátio para um negócio de pátio ou logística é essencial para o sucesso final. 

Ao implementar decisões com base em indicadores-chave de desempenho (KPIs), as empresas judiciais podem se beneficiar de uma melhor visibilidade do fluxo de entrada e saída de estoque. 

Em última análise, isso significa uma melhor experiência de atendimento ao cliente com menos erros.

Como fazer uma boa análise dos KPIs?

Criamos um roteiro de análise com 7 passos que guiarão o monitoramento dos indicadores. Veja como cada um funciona a seguir:

  1. relatório do indicador do mês analisado com o mês seguinte (o resultado é positivo e serve para atingir a meta?);
  2. ações executadas no mês para obter o resultado (o que gerou o número encontrado? Houve intervenções? Se houve, quais foram?);
  3. ações necessárias para aprimorar o resultado alcançado;
  4. evidenciar por escrito o que indica o resultado, analisar propostas antigas que impactaram nesse resultado e relacionar com os objetivos da organização;
  5. fazer um levantamento das causas que impulsionaram o resultado, quantificá-las e identificar outros indicadores relacionados;
  6. detalhar as oportunidades e ameaças que o resultado do indicador poderá trazer para a empresa;
  7. traçar ações de seguimento correlacionadas com a raiz do problema identificado.

Conclusão

Uma gestão de pátio ineficiente pode levar a uma série de problemas, incluindo uma diminuição no valor da propriedade. 

A manutenção regular e a otimização de seu pátio e áreas de entrada podem ajudar a garantir que eles permaneçam seguros e convidativos por muitos anos. 

Mas, ao reservar um tempo para entender os principais desafios, você pode desenvolver estratégias para superá-los.

Felizmente, a Fretefy pode te ajudar com a sua gestão de pátio e ainda automatizar processos, agilizando fluxos logísticos e ainda proporcionando mais tempo para sua equipe logística se dedicar a estratégias e planejamento. Conheça suas soluções!

Leia também

Última atualização:

5

de

June

de

2023

Você também vai gostar de ler

Gestão de Pátio: Otimizando a Eficiência Operacional

Gestão de Pátio: Otimizando a Eficiência Operacional

Descubra como fazer uma gestão de pátio eficiente e reduzir custos na logística com as melhores práticas e tecnologias do mercado. Leia o artigo completo.
Ler Post
Logística de Varejo: Guia Completo para o Melhor Desempenho

Logística de Varejo: Guia Completo para o Melhor Desempenho

Aprenda o que é logística de varejo, como opera, quais os desafios e as soluções para otimizar o seu negócio e se preparar para o mercado. Confira!
Ler Post
Sistema para transportadora: como se manter competitivo no mercado!

Sistema para transportadora: como se manter competitivo no mercado!

Não adotar um sistema para transportadora, não é uma opção para empresas logísticas que querem continuar crescendo. Confira como a tecnologia pode te ajudar
Ler Post