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O mercado de logística está cada vez mais competitivo. Nesse sentido, o agendamento de entrega e coleta é um dos serviços essenciais para aumentar a qualidade e valorizar os clientes.
Aliás, essa é uma consequência natural das novas tendências disponíveis no comércio, especialmente nas lojas virtuais, ao oferecer uma experiência integrada com o carrinho de compras. Assim, logo após finalizarem a compra, os clientes já podem escolher qual o melhor dia e horário para receberem a carga.
Enquanto isso, o agendamento de coletas previne atrasos, motoristas ociosos e pagamentos de multas nas docas.
Quer entender mais sobre agendamento de entrega e coleta? Então, continue lendo e saiba mais!
O que é agendamento de entrega e coleta?

O agendamento de entrega e coleta oferece maior segurança para o cliente, que pode escolher o melhor dia e horário para receber sua mercadoria ou ter sua carga coletada.
Para operadores, o agendamento permite maior previsibilidade e possível melhorgestão de docas.
Como funciona o agendamento de entrega
No agendamento de entrega, o cliente pode escolher o melhor dia e horário para recebimento da mercadoria. Assim, o cliente tem maior segurança e a transportadora maior previsibilidade.
Nesse sentido, é possível realizar todo um planejamento, roteirização e alinhamento de toda a demanda logística. Com isso, torna-se mais eficiente a organização da produção, estoque e roteirização da frota.
O que é o agendamento de coleta
O agendamento de coleta é o fim dos “caminhoneiros surpresas” nas docas de carga e descarga. Afinal, sua empresa ou o cliente saberá exatamente o dia e horário que a mercadoria será coletada para transporte.
Nesse sentido, o agendamento de entrega e coleta é uma grande vantagem especialmente para as transportadoras. Isso porque reduz o tempo de espera dos motoristas nos pátios, garantindo maior eficiência da frota.
Quais os principais benefícios do agendamento de entrega e coleta?

1. Determinante competitivo
Em muitos casos, oferecer o agendamento de entrega e coleta pode fazer sua empresa ganhar o contrato de transporte. Afinal, o processo oferece muitas vantagens para o embarcador, que possui previsibilidade e maior segurança.
2. Otimiza a roteirização
Com a previsibilidade das entregas, torna-se mais fácil a roteirização da frota. Apesar de estabelecer algumas restrições, elas acabam ajudando a desenvolver o melhor plano de roteiro em menos tempo.
Além disso, o agendamento de entrega e coleta permite que softwares de gestão de logísticas ofereçam roteiros ainda mais eficientes. Assim, a frota é utilizada de forma eficiente e as entregas e coletas são realizadas dentro do prazo.
3. Reduz o número de retorno de mercadoria
Outro grande benefício do agendamento da entrega e coleta é a redução no número de entregas que retornam ou viagens perdidas.
Afinal, como o cliente que escolhe o melhor horário para receber o motorista, há menos chance de não encontrá-lo na residência. Para embarcadores, isso previne os famosos “motoristas surpresa” nas docas.
4. Facilita o monitoramento da entrega
O agendamento de entrega e coleta possibilita uma grande melhoria no controle de entradas e saídas. Ao passo que se tem a informação exata do dia e horário, fica mais fácil organizar e monitorar as cargas.
Aliás, o próprio nome do processo (agendamento de entrega e coleta) já traz inerentemente a noção de agenda — ou seja, uma maneira eficiente de controlar todos os compromissos.
5. Promove a divisão de responsabilidades
No agendamento de entrega e coleta, é praticamente natural a divisão de responsabilidades. Aliás, essa divisão ocorre tanto internamente quanto entre a transportadora e o cliente.
Internamente, há um maior controle sobre os processos. Assim, é possível definir responsáveis claros para cada etapa.
Enquanto isso, a responsabilidade também é dividida entre o cliente e a empresa. Ambas se comprometem com o horário combinado. Assim, caso o cliente não esteja no endereço indicado, precisará refazer o agendamento de entrega e coleta.
Dessa maneira, fazemos com que o cliente assuma um compromisso. Nesse sentido, reduzimos as chances de viagens perdidas e custos.
6. Otimização do uso dos recursos
Enfim, como pode-se observar, os recursos de transporte são bem aproveitados no agendamento de entrega e coleta. Isso porque há maior previsibilidade, segurança e controle.
Dessa maneira, utilizamos de forma mais inteligente nossa frota, otimizando nossos roteiros e reduzindo o número de viagens perdidas ou entregas retornadas.
Quais os desafios do agendamento de entrega e coleta?
Os desafios logísticos são vários. Assim, não é diferente que encontremos diversas barreiras a serem superadas no agendamento de entrega e coleta. Dentre eles, podemos destacar:
- Sobrecarga da frota;
- Janelas de ociosidade;
- Conciliar flexibilidade para o cliente com uso eficiente da frota;
- Planejamento eficaz e prático;
- Possuir processos ágeis para lidar com imprevistos;
- Oferecer uma experiência do cliente integrada.
Sobrecarga da frota
Um dos grandes desafios da logística é lidar com a sobrecarga da frota. É muito comum ter que fazer mais com menos nesse setor.
No agendamento de entrega e coleta, quando feito sem o devido planejamento e tecnologia, pode gerar um grande estresse sobre a frota. Isso pode acontecer por diversos fatores:
- Roteirização inadequada;
- Agendamentos de entrega ou coletas dentro de uma janela acima da capacidade operacional;
- Atrasos na carga e descarga, gerando pressão sobre os demais fretes da agenda;
- Cancelamentos;
- Formação de filas extensas de coleta ou entrega
Janelas de ociosidade
Em contrapartida, é possível ter o problema inverso: ter os veículos ociosos. Aliás, às vezes é comum haver o desafio da sobrecarga e ociosidade concomitante.
Isto é, possuir janelas de entregas com alta demanda, que coloca pressão na frota, enquanto outros momentos não há demanda suficiente.
A ociosidade, entretanto, exige um grande esforço de integração entre os departamentos comerciais e logísticos. Assim, garantindo que seja oferecido ao cliente janelas estratégicas para que a frota esteja usando toda sua capacidade.
Conciliar flexibilidade para o cliente enquanto garante a eficiência da frota
O agendamento de entrega e coleta é uma dança entre oferecer prazos competitivos e flexíveis aos clientes, ao mesmo tempo que se garante que a frota esteja sendo otimizada.
Isso significa conciliar os prazos para que não haja, como já comentado, janelas de sobrecarga ou de ociosidade.
Afinal, a sobrecarga é um grande risco para as operações, uma vez que representa um grande desafio para cumprir com os prazos e termos. Por outro lado, a ociosidade caracteriza a subutilização dos veículos.
Planejamento eficaz e prático
Um bom planejamento, assim como para qualquer área da empresa, é essencial para o agendamento de entrega e coleta. Além disso, o plano precisa ser prático, para não ser mais um documento que ninguém utiliza no dia a dia.
Possuir processos ágeis para corrigir curso
Poder criar e revisar a roteirização com agilidade é essencial para ter sucesso com o agendamento de entrega e coleta.
Apesar do serviço oferecer maior previsibilidade, os contratempos e cancelamentos são uma constante. Assim, exige-se dos operadores um alto nível de dinamismo e agilidade para responder aos eventos, mantendo a eficiência dos recursos.
Isso significa em:
- Alta integração entre os departamentos de atendimento ao cliente, logística e comercial;
- Informações em tempo real para tomada de decisões ágeis e assertivas;
- Sistema informatizado para facilitar o processo de roteirização.
Oferecer uma experiência do consumidor integrada
O suporte ao cliente é essencial para o sucesso do agendamento de entrega e coleta. Assim, sistemas que permitem a fácil integração entre a logística e um painel do cliente pode ser o diferencial entre uma operação tranquila ou inúmeras reclamações.
Por exemplo, na coleta agendada, um serviço de avisos de quando o veículo está saindo para coleta pode reduzir o número de atrasos.
Enquanto isso, o agendamento de entrega pode ser otimizado com uso de aplicativos, onde o cliente pode ficar atento para o horário ou enviar um aviso com antecedência quando o recebimento não for possível, permitindo a revisão do roteiro em vez de uma viagem perdida.
Portanto, o investimento em tecnologia no setor é primordial. Sistemas e aplicativos integrados podem ser a grande chave para destravar o sucesso da operação logística.
As principais soluções digitais para o agendamento de entrega e coleta

Em termos de tecnologia, podemos destacar:
- Portal ou aplicativo para clientes;
- Sistema de agendamento de fretes;
- Gestor de docas;
- Monitoramento de carga.
Canal do cliente para acessar grade de agendamento
No serviço de agendamento de entrega e coleta é muito importante contar com um bom sistema para os clientes fazerem a escolha do dia e horário.
Além disso, os aplicativos podem ser um grande diferencial competitivo. Neles, é possível informar o cliente durante o processo, por exemplo, emitindo um alerta quando o motorista estiver a caminho ou próximo do local.
Sistema de agendamento de fretes
Um sistema informatizado para agendamento de entrega e coleta é uma necessidade para prestar um serviço de alta qualidade.
Através da plataforma Fretefy, é possível fazer a gestão completa do agendamento de entrega e coleta:
- Sistema Kanban para acompanhamento;
- Portal do cliente para agendamento fácil e prático, com regras customizadas;
- Auditoria e Conciliação de frete;
- Monitoramento de carga;
- Agendamento de entrega e coleta;
- E muito mais.
Gestor de docas
Um gestor de docas, ou módulo dock scheduling, de um sistema de gestão de transporte é uma das soluções digitais que transforma o agendamento de entrega e coleta nas docas.
Essa é a tecnologia ideal quando se busca eficiência na organização das docas, aumentando a previsibilidade de carga e descarga de caminhões, evitando filas, atrasos e pagamentos de multas.
Monitoramento de carga (tracking)
Soluções digitais em monitoramento de carga, também chamado de tracking, é uma ferramenta primordial para o sucesso no agendamento de entrega e coleta.
Ele se torna ainda mais poderoso quando combinado com o portal do cliente. Assim, dando visibilidade tanto para a empresa quanto para o cliente de onde está a mercadoria, oferecendo mais previsibilidade, segurança e aumentando as chances de sucesso.
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