Agendamento de entrega e coleta: prós e contras

Agendamento de entrega e coleta: prós e contras

Tempo de leitura: 13 minutos

O mercado de logística está cada vez mais competitivo. Nesse sentido, o agendamento de entrega e coleta é um dos serviços essenciais para aumentar a qualidade e valorizar os clientes.

Aliás, essa é uma consequência natural das novas tendências disponíveis no comércio, especialmente nas lojas virtuais, ao oferecer uma experiência integrada com o carrinho de compras. Assim, logo após finalizarem a compra, os clientes já podem escolher qual o melhor dia e horário para receberem a carga.

Enquanto isso, o agendamento de coletas previne atrasos, motoristas ociosos e pagamentos de multas nas docas.

Quer entender mais sobre agendamento de entrega e coleta? Então, continue lendo e saiba mais!

O que é agendamento de entrega e coleta?

Operador verificando caminhão

O agendamento de entrega e coleta oferece maior segurança para o cliente, que pode escolher o melhor dia e horário para receber sua mercadoria ou ter sua carga coletada.

Para operadores, o agendamento permite maior previsibilidade e possível melhorgestão de docas.

Como funciona o agendamento de entrega

No agendamento de entrega, o cliente pode escolher o melhor dia e horário para recebimento da mercadoria. Assim, o cliente tem maior segurança e a transportadora maior previsibilidade.

Nesse sentido, é possível realizar todo um planejamento, roteirização e alinhamento de toda a demanda logística. Com isso, torna-se mais eficiente a organização da produção, estoque e roteirização da frota.

O que é o agendamento de coleta

O agendamento de coleta é o fim dos “caminhoneiros surpresas” nas docas de carga e descarga. Afinal, sua empresa ou o cliente saberá exatamente o dia e horário que a mercadoria será coletada para transporte.

Nesse sentido, o agendamento de entrega e coleta é uma grande vantagem especialmente para as transportadoras. Isso porque reduz o tempo de espera dos motoristas nos pátios, garantindo maior eficiência da frota.

Quais os principais benefícios do agendamento de entrega e coleta?

Logístico mostrando algo

1. Determinante competitivo

Em muitos casos, oferecer o agendamento de entrega e coleta pode fazer sua empresa ganhar o contrato de transporte. Afinal, o processo oferece muitas vantagens para o embarcador, que possui previsibilidade e maior segurança.

2. Otimiza a roteirização

Com a previsibilidade das entregas, torna-se mais fácil a roteirização da frota. Apesar de estabelecer algumas restrições, elas acabam ajudando a desenvolver o melhor plano de roteiro em menos tempo.

Além disso, o agendamento de entrega e coleta permite que softwares de gestão de logísticas ofereçam roteiros ainda mais eficientes. Assim, a frota é utilizada de forma eficiente e as entregas e coletas são realizadas dentro do prazo.

3. Reduz o número de retorno de mercadoria

Outro grande benefício do agendamento da entrega e coleta é a redução no número de entregas que retornam ou viagens perdidas.

Afinal, como o cliente que escolhe o melhor horário para receber o motorista, há menos chance de não encontrá-lo na residência. Para embarcadores, isso previne os famosos “motoristas surpresa” nas docas.

4. Facilita o monitoramento da entrega

O agendamento de entrega e coleta possibilita uma grande melhoria no controle de entradas e saídas. Ao passo que se tem a informação exata do dia e horário, fica mais fácil organizar e monitorar as cargas.

Aliás, o próprio nome do processo (agendamento de entrega e coleta) já traz inerentemente a noção de agenda — ou seja, uma maneira eficiente de controlar todos os compromissos.

5. Promove a divisão de responsabilidades

No agendamento de entrega e coleta, é praticamente natural a divisão de responsabilidades. Aliás, essa divisão ocorre tanto internamente quanto entre a transportadora e o cliente.

Internamente, há um maior controle sobre os processos. Assim, é possível definir responsáveis claros para cada etapa.

Enquanto isso, a responsabilidade também é dividida entre o cliente e a empresa. Ambas se comprometem com o horário combinado. Assim, caso o cliente não esteja no endereço indicado, precisará refazer o agendamento de entrega e coleta.

Dessa maneira, fazemos com que o cliente assuma um compromisso. Nesse sentido, reduzimos as chances de viagens perdidas e custos.

6. Otimização do uso dos recursos

Enfim, como pode-se observar, os recursos de transporte são bem aproveitados no agendamento de entrega e coleta. Isso porque há maior previsibilidade, segurança e controle.

Dessa maneira, utilizamos de forma mais inteligente nossa frota, otimizando nossos roteiros e reduzindo o número de viagens perdidas ou entregas retornadas.

Quais os desafios do agendamento de entrega e coleta?

Os desafios logísticos são vários. Assim, não é diferente que encontremos diversas barreiras a serem superadas no agendamento de entrega e coleta. Dentre eles, podemos destacar:

  • Sobrecarga da frota;
  • Janelas de ociosidade;
  • Conciliar flexibilidade para o cliente com uso eficiente da frota;
  • Planejamento eficaz e prático;
  • Possuir processos ágeis para lidar com imprevistos;
  • Oferecer uma experiência do cliente integrada.

Sobrecarga da frota

Um dos grandes desafios da logística é lidar com a sobrecarga da frota. É muito comum ter que fazer mais com menos nesse setor.

No agendamento de entrega e coleta, quando feito sem o devido planejamento e tecnologia, pode gerar um grande estresse sobre a frota. Isso pode acontecer por diversos fatores:

  • Roteirização inadequada;
  • Agendamentos de entrega ou coletas dentro de uma janela acima da capacidade operacional;
  • Atrasos na carga e descarga, gerando pressão sobre os demais fretes da agenda;
  • Cancelamentos;
  • Formação de filas extensas de coleta ou entrega

Janelas de ociosidade

Em contrapartida, é possível ter o problema inverso: ter os veículos ociosos. Aliás, às vezes é comum haver o desafio da sobrecarga e ociosidade concomitante.

Isto é, possuir janelas de entregas com alta demanda, que coloca pressão na frota, enquanto outros momentos não há demanda suficiente.

A ociosidade, entretanto, exige um grande esforço de integração entre os departamentos comerciais e logísticos. Assim, garantindo que seja oferecido ao cliente janelas estratégicas para que a frota esteja usando toda sua capacidade.

Conciliar flexibilidade para o cliente enquanto garante a eficiência da frota

O agendamento de entrega e coleta é uma dança entre oferecer prazos competitivos e flexíveis aos clientes, ao mesmo tempo que se garante que a frota esteja sendo otimizada.

Isso significa conciliar os prazos para que não haja, como já comentado, janelas de sobrecarga ou de ociosidade.

Afinal, a sobrecarga é um grande risco para as operações, uma vez que representa um grande desafio para cumprir com os prazos e termos. Por outro lado, a ociosidade caracteriza a subutilização dos veículos.

Planejamento eficaz e prático

Um bom planejamento, assim como para qualquer área da empresa, é essencial para o agendamento de entrega e coleta. Além disso, o plano precisa ser prático, para não ser mais um documento que ninguém utiliza no dia a dia.

Possuir processos ágeis para corrigir curso

Poder criar e revisar a roteirização com agilidade é essencial para ter sucesso com o agendamento de entrega e coleta.  

Apesar do serviço oferecer maior previsibilidade, os contratempos e cancelamentos são uma constante. Assim, exige-se dos operadores um alto nível de dinamismo e agilidade para responder aos eventos, mantendo a eficiência dos recursos.

Isso significa em:

  • Alta integração entre os departamentos de atendimento ao cliente, logística e comercial;
  • Informações em tempo real para tomada de decisões ágeis e assertivas;
  • Sistema informatizado para facilitar o processo de roteirização.

Oferecer uma experiência do consumidor integrada

O suporte ao cliente é essencial para o sucesso do agendamento de entrega e coleta. Assim, sistemas que permitem a fácil integração entre a logística e um painel do cliente pode ser o diferencial entre uma operação tranquila ou inúmeras reclamações.

Por exemplo, na coleta agendada, um serviço de avisos de quando o veículo está saindo para coleta pode reduzir o número de atrasos.  

Enquanto isso, o agendamento de entrega pode ser otimizado com uso de aplicativos, onde o cliente pode ficar atento para o horário ou enviar um aviso com antecedência quando o recebimento não for possível, permitindo a revisão do roteiro em vez de uma viagem perdida.

Portanto, o investimento em tecnologia no setor é primordial. Sistemas e aplicativos integrados podem ser a grande chave para destravar o sucesso da operação logística.

As principais soluções digitais para o agendamento de entrega e coleta

Soluções digitais

Em termos de tecnologia, podemos destacar:

Canal do cliente para acessar grade de agendamento

No serviço de agendamento de entrega e coleta é muito importante contar com um bom sistema para os clientes fazerem a escolha do dia e horário.

Além disso, os aplicativos podem ser um grande diferencial competitivo. Neles, é possível informar o cliente durante o processo, por exemplo, emitindo um alerta quando o motorista estiver a caminho ou próximo do local.

Sistema de agendamento de fretes  

Um sistema informatizado para agendamento de entrega e coleta é uma necessidade para prestar um serviço de alta qualidade.

Através da plataforma Fretefy, é possível fazer a gestão completa do agendamento de entrega e coleta:

  • Sistema Kanban para acompanhamento;
  • Portal do cliente para agendamento fácil e prático, com regras customizadas;
  • Auditoria e Conciliação de frete;
  • Monitoramento de carga;
  • Agendamento de entrega e coleta;
  • E muito mais.

Gestor de docas

Um gestor de docas, ou módulo dock scheduling, de um sistema de gestão de transporte é uma das soluções digitais que transforma o agendamento de entrega e coleta nas docas.

Essa é a tecnologia ideal quando se busca eficiência na organização das docas, aumentando a previsibilidade de carga e descarga de caminhões, evitando filas, atrasos e pagamentos de multas.

Monitoramento de carga (tracking)

Soluções digitais em monitoramento de carga, também chamado de tracking, é uma ferramenta primordial para o sucesso no agendamento de entrega e coleta.

Ele se torna ainda mais poderoso quando combinado com o portal do cliente. Assim, dando visibilidade tanto para a empresa quanto para o cliente de onde está a mercadoria, oferecendo mais previsibilidade, segurança e aumentando as chances de sucesso.

Automatize sua logística com a Fretefy

Conheça a Fretefy

Implemente o agendamento de entrega e coleta de forma inteligente na sua empresa com a Fretefy!

Somos o software de gestão logística mais completo para embarcadores e transportadores, com um aplicativo exclusivo para motoristas.

  • Torne visível toda a sua operação de forma digital;
  • Veja o status da sua carga em tempo real;
  • Tenha o controle dos prazos;
  • Evite penalidades e multas;
  • Tome decisões mais assertivas e ágeis;
  • Comunique com tempestividade e transparência com seus clientes;
  • Cumpra com sucesso seus SLAs.

Saiba mais sobre como o Fretefy pode transformar sua gestão hoje mesmo!

Leia também

Última atualização:

5

de

June

de

2023

Você também vai gostar de ler

Gestão de Pátio: Otimizando a Eficiência Operacional

Gestão de Pátio: Otimizando a Eficiência Operacional

Descubra como fazer uma gestão de pátio eficiente e reduzir custos na logística com as melhores práticas e tecnologias do mercado. Leia o artigo completo.
Ler Post
Logística de Varejo: Guia Completo para o Melhor Desempenho

Logística de Varejo: Guia Completo para o Melhor Desempenho

Aprenda o que é logística de varejo, como opera, quais os desafios e as soluções para otimizar o seu negócio e se preparar para o mercado. Confira!
Ler Post
Comprovante de entrega: confira tudo o que você precisa saber!

Comprovante de entrega: confira tudo o que você precisa saber!

O comprovante de entrega é indispensável para o bom funcionamento de qualquer empresa com operações logísticas. Veja mais sobre o assunto neste artigo!
Ler Post